ARQUITETURA SOCIAL

“Mais importante que construir moradia é levar cidade”, afirma Ermínia Maricato

“Athis é a saída. Não temos alternativa”, afirmou a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato na conferência de abertura do Seminário Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis), no dia 25 de novembro. A ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de São Paulo, ex-ministra adjunta do Ministério das Cidades e coordenadora nacional do BrCidades chegou a essa conclusão ao observar que o desenvolvimento das cidades se deu, nos últimos 60 anos, de forma desordenada, e os planos diretores e outros instrumentos urbanísticos não levam em consideração a cidade real.

 

Apresentação da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato no Seminário Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social

 

“Entre os anos 40 e 80, 71 milhões de pessoas vieram para as cidades, mas a cidade não existia. Essas pessoas produziram seus assentamentos”, explicou Maricato. “É uma produção que é desconhecida, invisível. Temos uma narrativa que não mostra que a ‘regra’ é a exceção. A produção informal, ilegal, sem conhecimento técnico da moradia é uma regra, que não é vista como regra na representação das cidades”, criticou.

 

A arquiteta fez um histórico de iniciativas de Athis em todo o país e questionou por que, mesmo com essas experiências, um projeto como o Minha Casa Minha Vida pôde ser implantado. “Precisamos fazer uma promessa de nunca mais construir moradia sem cidade”, sugeriu. “Muito mais importante que construir casa nova, é dar condições saneadas, salubres, dignas para quem está morando. É levar cidade para esses lugares. Olha o tamanho da tarefa de Athis”, resumiu.

 

Exercício de esperança

 

O Seminário Nacional de Athis começou a ser pensado, segundo o gerente geral do CAU/RJ, Ricardo Gouvea, há um ano, em conjunto com Ermínia Maricato. O evento é realização conjunto do Fórum BrCidades, da FNA e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de nove estados (RJ, MG, SC, RS, SE, BA, PE, PA e GO), além do CAU/BR. Gouvea propôs à plateia um exercício de esperança e apresentou o seminário como o ponto de largada para o futuro. Ao final do evento, será gerado documento que mapeia obstáculos, avanços e estratégias de ação na área de Athis, com vistas às eleições municipais de 2020 e ao 27º Congresso Mundial da UIA (UIA2020RIO), que acontecerá no Rio de Janeiro.

Mesa de abertura do Seminário Nacional de Athis: Jeferson Salazer, Maíra Rocha, Cícero Alvarez e Danilo Batista

O seminário homenageou também o arquiteto e urbanista Clóvis Ilgenfritz, um dos pioneiros da defesa da assistência técnica pública e gratuita, que faleceu no sábado, dia 23 de novembro. A coordenadora da Comissão de Athis do CAU/RJ, Maíra Rocha, mediou a mesa de abertura e lembrou o arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis, que dedicou a vida à arquitetura de interesse social, e a vereadora Marielle Franco, autora do projeto de implementação da assistência técnica na cidade do Rio, transformada na Lei 6.614/2019. Ela afirmou ainda que a atuação do CAU nesta área vai além da aplicação de 2% de seus recursos, com a promoção do debate sobre Athis.

 

Ao citar o legado de Clóvis e Demetre, o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, ressaltou o papel social do arquiteto e urbanista. “Temos o compromisso de fazer com que essa semente germine, temos que dar esperança e transformá-la em uma possibilidade real para a população”, disse. “A função social é intrínseca da nossa profissão”, complementou Danilo Batista, presidente do CAU/MG e coordenador do Fórum de Presidente do CAU.

 

“É muito gratificante ver como o CAU avançou na questão da Athis, muito mais que a questão financeira, está ajudando a criar uma consciência desse papel entre os profissionais”, observou Danilo. O presidente da FNA, Cícero Alvarez, destacou a importância das entidades no estímulo à Athis. Enquanto Josemeé de Lima, conselheira federal por Alagoas e representante do CAU/BR, disse que a Athis é um direito fundamental do cidadão, como a saúde e a educação.

 

Resultados da Pesquisa Nacional de Athis

 

Os pesquisadores do Observatório das Metrópoles (Ippur/UFRJ) Adauto Cardoso e Thais Velasco apresentaram os resultados da Pesquisa Nacional de Assistência Técnica, realizada em parceria com CAU/RJ. Eles explicaram a metodologia usada e alertaram sobre o cuidado ao citar os dados apurados, já que o campo nacional de Athis não é conhecido. Eles explicaram que se trata de uma pesquisa exploratória, com objetivo de fazer um mapeamento do que está acontecendo na área e que os dados coletados levantam hipóteses sobre a atuação dos agentes.

 

O questionário disponibilizado na internet foi dividido em perguntas que buscavam a caracterização do agente e o relato de até três experiências em Athis. A pesquisa foi respondida por 186 pessoas, sendo que mais de 50% dos respondentes (97) estavam na região Sudeste, seguidos pelo Nordeste, o que reflete a origem da pesquisa.

 

“A falta de recursos aparece como grande desafio para as ações de Athis”, explicou Thais Velasco. Outras dificuldades estão ligadas a entraves burocráticos e com as prefeituras e a mobilização popular. A pesquisa identificou também uma divisão entre os conceitos de “assessoria” e “assistência” técnicas e levantou vários questionamentos que serão debatidos nos grupos de trabalho do Seminário, ligadas à atuação dos profissionais da construção civil, formação universitária, interdisciplinaridade, relação com as políticas de habitação, entre outros.

 

Confira, abaixo, a íntegra da transmissão do primeiro dia do Seminário Nacional de Athis

 

Fonte: CAU/RJ

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

Uma resposta

  1. .
    ” O sucesso de um governo com seus planos assistencialistas não é proporcional
    ao aumento de assistido, mas pelo contrário, quanto menos cidadãos necessitarem
    deste tipo de assistência social, maiores os méritos do governo “.

    Carlos Alberto Hang

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo