ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Manual do Arquiteto e Urbanista: tudo o que você precisa saber sobre a profissão

 

Em meio às comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista, o CAU/BR lançou no dia 15 de dezembro o Manual do Arquiteto e Urbanista, um guia para a vida profissional com informações claras sobre as normas e leis que orientam o exercício da Arquitetura e do Urbanismo. Tudo com ilustrações do cartunista Paulo Caruso, que é arquiteto e urbanista por formação.

 

A publicação traz, em 112 páginas, as principais informações que dizem respeito à prática legal da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil desde o ensino, passando pela legislação trabalhista e até as normas que regem o bom execício profissional, como o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), o Código de Ética e Disciplina dos arquitetos e Urbanistas e as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo. Há ainda informações sobre Salário Mínimo Profissional, Normas da ABNT e legislações urbanas e ambientais. A primeira tiragem impressa é de 2.000 exemplares, com distribuição gratuita a ser realizada pelos CAu/UF a partir de 2016. A versão online já está disponível.

 

Baixe aqui  a versão em PDF do Manual

 

O conteúdo do Manual é uma revisão e ampliação do Almanarq, publicação produzida pela Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) pela última vez em 1998. A produção desta nova edição foi sugerida pela FNA e aprovada por unanimidade pelo Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), composto pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), com a colaboração da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). O CEAU é um colegiado do CAU/BR, criado por determinação da Lei 12.378/2010, e que tem por objetivo tratar das questões do ensino e do exercício profissional.

 

 

Publicado em 07/12/2015,atualizado em 15/12/2015

60 respostas

  1. Olá, onde consigo retirar ou comprar um exemplar em Porto Alegre??

    Obrigada!!

  2. Ainda está sendo distribuído os exemplares e onde poderia está pegando na região de São Paulo zona leste?

    1. Lucilene, o CAU fiscaliza a profissão. Sugerimos que contate um arquiteto e urbanista em sua cidade.

  3. Parabenizo o CAU por mais este serviço/presente oferecido aos arquitetos.
    Aos colegas indecisos e com dúvidas, desejo que se iluminem e abasteçam de informações na fonte do CAU/BR, uma instituição nova/contemporânea em pleno crescimento cuja vida não pode ser comparada a entidades do passado. Vivam o CAU/BR.

  4. Parabens a todos que teem contribuido pelo crescimento do nosso(nosso!!)Conselho.Entendo as críticas dos mais pressados em resolverem seus problemas imediatos,mas quebrar paradigmas de dezenas anos não se faz assim a toque de caixa.Porém, uma logomarca é possível escolher através de concurso que não deve demorar três meses pra se resolver.Todo dia quando abro o site do CAU sinto uns calafrios quando vejo esse Brasão(Brasão de Armas do Brasil).Por que ele estar aí?Desculpe se não é um assunto pertinente quando falamos de calendários e caneta brindes…E,o muito bem vindo Manual do Arquiteto e Urbanista…

  5. fiquem com o calendário, eu quero saber até quando teremos a venda de materiais brutos de construção sem a assinatura de um profissional da área. Até quando será possível comprar um caminhão de cimento sem RRT/ART, até quando será possível comprar equipamentos sem que o usuário tenha licença de uso. Enquanto isso não for estabelecido, teremos mais favelas, mais acidentes de trabalho, mais desperdício na construção e menos qualidade.

    1. Colega! Se nem com a criminalização do exercicio ilegal da profissão o CAU está peocupado…imagine com isto!!
      Senta e espera…

    2. Realmente se depósitos de materiais de construção, empresas que montam trilhos de lajes pre moldada, empresas de armação de ferragem, forem obrigados a fornecer a rrt ou art, dos produtos que vendem, ” Seria ótimo e minimizaria muitos problemas”. Infelizmente isso não vai ocorrer tão cedo, imagina o comercio perdendo vendas, e tantas obras que usaram treliça para executar pilares em vez de 4 ferros estribados, o comercio não da a minima para isso eles querem vender e vender … Ao que parece o CAU não tem força propor a ponto de implantar uma lei para esta finalidade. Acredito também que com esta medida o CAU e o CREA terá um aumento da arrecadação possibilitando também mais recursos a ser investidos na organização da profissão do arquiteto e urbanista. Já não separou a profissão uma vez, porque não separa de vez estabelecendo por lei que o arquiteto faça projeto e o engenheiro estrutura, um autor e o outro responsável técnico, cada um no seu lugar ora bolas. Mas o que parece esta difícil esta transição, largar o osso…

    3. Caro colega, acho um exagero essa idéia. Desde que a humanidade começou a sair das cavernas que os homens constroem e modificam suas próprias moradias. Nas grandes metrópoles faz-se necessário limitar parcialmente o poder de ação do cidadão comum sobre o seu próprio habitat devido as consequências negativas da ocupação desordenada, mas não podemos transportar o nosso pensamento tecnicista para todas as realidades. Não há arquitetos suficientes no Brasil para assinar RRT cada vez que um indivíduo for comprar material de construção. E para falar a verdade, existem situações em que o arquiteto é dispensável. Muitas vezes, somos nós técnicos e acadêmicos que precisamos aprender com os saberes tradicionais e não o contrário. Há muita beleza e muita sabedoria fora dos bancos da faculdade.

  6. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao maravilhoso trabalho do cartunista Paulo Caruso, que é arquiteto e urbanista.
    Reconhecer a iniciativa do CAU (mesmo que segundo a maioria, pequena iniciativa) com esse ato de tornar memorável a data de hoje!
    Eu como estudante, já sinto a luta que os já formados sofrem dia a dia e entendo ser sim, necessária uma investida mais prática do CAU para com a classe já atuante e também estudada e remodelada de sistema sobre a nossa formação que a tempos precisa ser menos “teórica e utópica” e mais prática e realista.

  7. Acho válido a iniciativa do CAU de fazer um Manual, NOSSO conselho ainda está começando e realmente as coisas nao acontecem do dia pra noite, e só para desmistificar algumas coisas, há quase um mês atrás fiz um curso de Capacitação para Arquitetos no Corpo de Bombeiros de São Paulo de 40h, e junto comigo mais 27 arquitetos, curso totalmente pago pelo CAU, eu achei ótima a oportunidade para ampliar meus conhecimentos em uma área pouco explorada pelos arquitetos, e totalmente necessária para se projetar…vejo em alguns colegas falta de vontade em procurar informações, vamos estudar mais, ler mais! vejo também colegas que só reclamam…quer melhora? vamos então participar dos cursos, debates sobre a profissão e etc??

    1. Que legal. O curso era sobre saídas de incêndio etc? Muito interessante a iniciativa do CAU/SP.

  8. Alguém aí tem problemas com leitura??? Está escrito nesta mesma página:
    “Em breve o CAU/BR vai disponibilizar uma versão eletrônica do Manual do Arquiteto e Urbanista para download gratuito.”
    Gente, concordo com um monte de exigências que nós profissionais podemos e devemos fazer! Principalmente em relação a fiscalização das obras, do exercício profissional, dos pisos salariais (inclusive nos órgãos públicos), da ética profissional, da luta pela proibição dos engenheiros para fazer projeto arquitetônico… Mas canetinha, agenda e calendário???(Isso tem muita loja distribuindo por aí) Precisamos de serviços eficazes do CAU e também de arquitetos mais unidos e bem informados! Essa luta é de todos, vamos falar de coisa séria! São assuntos que temos que nos envolver, pois é comum a todos os profissionais de arquitetura e urbanismo! Vamos ler com cuidado as notícias que o CAU nos envia e participar de forma construtiva!

    1. Concordo plenamente, Vanessa. Por sinal, a única “crítica” que eu teria a fazer é que a tiragem de 2000 exemplares, na minha visão, é EXAGERADA. Mas na real sem críticas, vai ver era a encomenda mínima na editora =)
      Como profissional egresso do burocrático CREA, reconheço o valor de uma das coisas mais bacanas do CAU: resolver tudo pela internet. Viva o papel zero!
      Compreendo perfeitamente que colegas com mais idade, ou mesmo jovens, mas por questão de perfil pessoal, prefiram a publicação impressa. Ótimo, imprimam e encadernem por sua própria conta.

  9. Fico impressionado com a capacidade de choro de alguns colegas. Batalhamos pela saída de um conselho que administrava mais de 300 profissões e não tínhamos força para nada nem éramos respeitados. Saímos. Em quatro anos foi estruturado um novo conselho. Elaborada uma boa quantidade de resoluções operacionais. Foi estabelecido oficializado pela resolução 51 um novo marco para o mercado de arquitetura embasada na resolução 1010 do CREA de 2005. Foi estabelecido o novo código de ética a partir de consulta, durante mais de ano, aos profissionais. Resultou um código que realmente é Ético. Os conselhos estão buscando junto as prefeituras, conselhos estaduais e federais o espaço que não tínhamos como planejadores de cidades e edificações, atuando junto aos legisladores das 3 esferas para adequação de leis para a valorização da classe. Temos uma anuidade que equivale a 4 tanques de combustível. Teremos um manual para tentar elevar e divulgar o básico que todo o profissional deveria estar careca de saber. Manual com bastantes figuras para os limitados poderem colorir.
    Essa turma que chora deve entender que para ganhar dinheiro, tem que estudar sempre, ralar e ter valor. Não é só pegar o diplominha e sair falando que é ARQUITETO que vai chover dinheiro ou dar direito ao bolsa família. Vamos somar e trabalhar!!!!!!!!!

    Fico impressionado com a mediocridade
    Fico impressionado

    1. Bom dia meu caro Francisco Gomes. Também fico indignado com a mediocridade de alguns de nossos colegas arquitetos. Mas, infelizmente, existem profissionais medíocres em todas as profissões. Devemos, acima de tudo, continuar “ralando” em nossa profissão e buscando o melhor para nossos clientes através de projetos bem elaborados. Quer seja no edifício ou no planejamento urbano, devemos mostrar para a sociedade que nós arquitetos, e apenas nós arquitetos, somos capazes de conceber espaços adequados a vida humana e a realidade do nosso planeta. Somos sonhadores sim. Mas o bom arquiteto é aquele que é capaz de sonhar com um mundo melhor e transformar esse sonho em realidade através de um projeto exequível tanto estética e estruturalmente falando, quanto do ponto de vista econômico. Fica um recado para meus colegas arquitetos: estudem sempre. Nossa profissão é dinâmica e nosso conhecimento deve ser elástico, plástico e abrangente; do contrário, cairemos na mediocridade. Fica também um recado para a sociedade: valorizem seu dinheiro contratando profissionais qualificados para projetar suas moradias, comércio ou tantos outros edifícios que a humanidade irá precisar. Contratar arquitetos ou profissionais que se dizem arquitetos sem ter a real formação para tal, além de ser crime, é desperdício de tempo e dinheiro. Nós arquitetos não trabalhamos com papel, cimento, móveis, tintas, etc. Trabalhamos com a vida das pessoas.
      Feliz Dia do Arquiteto pra todos os meus colegas de profissão!

  10. Os profissionais que estão longe dos grandes centros, estão carentes de amparo e cursos profissionalizantes, pois os cursos quando acontecem nas grandes cidades, são inviáveis e com despesas exorbitantes em função do transporte, alimentação, pernoite, tempo etc.Parabenizo o CAU pela brilhante iniciativa de criação do manual.

  11. Parabéns ao CAU pela iniciativa.
    Mas eu fico impressionado com a capacidade de alguns colegas de meter o pau em tudo que é realizado. E desinformados, agressivos, rancorosos, credo…! Se não faz, não faz “nada”, se faz, faz mal feito.
    Bah, assim não dá. Vamos ser mais construtivos meus caros colegas. Construir é a nossa profissão, não ficar resmungando o tempo todo.
    Muito amor para todos em 2016.

    1. Concordo com você Tiago, enquanto estavam no CREA lutaram para ter um Conselho próprio e autonomia, agora que têm o Conselho custam a compreender que nada nasce pronto, as coisas vão sendo construídas aos poucos e com ajuda de todos. O CAU não vive de doação,depende das anuidades para ser construído,e quando o Conselho se tornar consolidado como os demais que já estão há tantos anos no mercado será mais viável usufruir de benefícios maiores. Vocês acham que o CRA,o CREA ou CFC em seus primeiros anos forneciam todo tipo de benefícios,brindes e cursos?

  12. Acredito que o PDF é mais sustentável, mas ainda assim, sugiro que o CAU poderia fomentar alguns cursos online de modo gratuito em parceria com o SEBRAE a respeito de empreendedorismo, norma de desempenho, BIM…. Acho muito cara a anuidade para nada de retorno. A crise tá pegando e a função do conselho é ajudar a nos reinventar.

    1. Também estou com o mesmo pensamento. Sou recém formada e tenho procurado bastante informação sobre isso tudo e acho o assunto ainda muito carente. Teve a vídeo aula explicando as tabelas achei ótimo, poderiam fazer mais vídeos explicativos né CAU…

    2. De acordo com você Patricia,
      sou estagiaria em um escritório de engenharia e a minha chefia já me incentivou em aprender sobre a norma de desempenho.
      Participei recentemente de uma palestra sobre o BIM, mas mesmo assim, eu como estudante já tenho dimensão da nossa luta para adquirir coisas do tipo. Mas acredito que o CAU está no caminho, penso que ele deveria ser mais prático e mais ágil dentro das condições dele, mas entendendo que o mercado está aí!!!!!

  13. Bem,
    diante aos comentários que li, mais uma vez me pergunto: PORQUE SAÍMOS DO CREA ??? Se o CREA afirma na mídia escrita e falada que os Engenheiros “PODEM PROJETAR SIM” – Arquitetura, Urbanismo, etc. E O CAU NADA FAZ CONTRA ISSO !!!
    Diante a todo o descalabro só tenho a dizer: CRIAMOS UM ÓRGÃO ARRECADADOR PRÓPRIO E NADA MAIS ALÉM DISSO !!

    1. Ricardo, são vários os avanços conquistados com o CAU, como a Tabela de Honorários, o Código de Ética e a própria Resolução Nº 51. Vários CAU/UF estão divulgando as atividades privativas de arquitetos e urbanistas junto a prefeituras. Para saber mais, acompanhe as notícias no nosso site e em nossa página do Facebook.

    2. Na minha opinião em termos práticos a existência do CAU pouco agrega a minha vida profissional. Próximo ao meu escritório tem uma regional do CREA e eles sim estão sempre fiscalizando as obras irregulares na região, o que colabora em muito para a segurança das edificações. Eu gostaria que o CAU estivesse mais presente de fato. Em relação a tabela de honorários, por favor, ela não condiz com a realidade do mercado. E agora no começo do ano, novamente seremos obrigados a pagar a anuidade, sem ter nenhuma contrapartida prática, apenas retóricas. Por favor, CAU, aproxime a categoria de arquitetos da sociedade e seja mais atuante.

    3. Ricardo as vezes faço a mesmo pergunta e diante das situações que passo na minha região é um trabalho árduo ter que todo dia reforçar a importância do meu trabalho e mesmo com os ditos avanços que o CAU prega eu digo ao CAU “sinto muito” não esta surtindo efeito pelo fato de estarmos fraco diante da legislação e digo isso pelo que passo pois sendo funcionário publico não tenho força nem respaldo da categoria para impor a resolução e acabo tendo que me submeter a aceitar os projetos seja de qualquer natureza e não podendo recusar porque diante do CREA também são regulamentados. Espero o dia em que o CAU faça valer a força de que tanto falam.

    4. Concordo plenamente com você, Ricardo! E a resposta que recebeu do CAU só vem a coroar o que falou. Desde quando Tabela de Honorários, Código de Ética e uma Resolução Alegórica são avanços em uma profissão, muito pelo contrário, Códigos de Éticas Profissionais são essenciais mas não transformam ou melhoram uma profissão, Tabelas de Honorários são retrocessos que estimulam carteis e que ferem os princípios da livre concorrência e a tal da Resolução 51 mais parece um conto de fadas, mas sem nenhum contato com a realidade nem realizações práticas. Acorda CAU!!!

    5. Concordo com os avanços ocorridos, temos um órgão arrecadador próprio, e o que mais. Ainda somos tratados como meros desenhistas pelos engenheiros, e assim os tais fazem a propagando conta a profissão do arquiteto e urbanista, disse acima que o CAU deve pois tem arrecadação e meios para propor e lutar por lei que coloque cada profissão em seu devido lugar, o arquiteto como responsável pelo projeto e o engenheiro como responsável técnico pela estrutura, necessitando para um projeto os dois profissionais. Mas o fato é que o engenheiro é dependente do projeto e perderia muito com isso, fato este que pões o CREA em alerta divulgado junto com com seus profissionais informações que o arquiteto não é tão necessário para o projeto e que os engenheiros são mais que suficientes, sem contar que o preço do projeto não condiz com a realidade de mercado porem a engenharia dia meu preço é este você que abaixe o seu por se tratar só de desenhos. Enquanto formos tratados com descaso em nossa profissão quanto a atuação no mercado e o CAU não divulgar com mais clareza e impacto nas mídias, isso vai continuar acontecendo, afinal não é tão fácil implantar leis para multar ou aumentar anuidade, cobrar taxas de trabalho, e se esquecemos alguma coisa la vem o fantasma da multa assombrar, então recurso tem e tem que ser aplicado para colocar a engenharia no lugar dela e a arquitetura ter sua real importância como bem sabemos a tem, e o que dizer nas prefeituras só tem engenheiro analisando projetos, afinal essa não deveria ser uma atribuição somente de arquitetos. Cau me responda ai.

  14. Prezados Colegas,
    Aproveito a oportunidade para enviar uma mensagem crítica a todas as escolas de Arquitetura deste país, para que aprimore a base técnica do curso, ampliando as cadeiras tecnológicas e aprofundando as que já existem, para dotar os alunos de uma visão técnica maior e mais sólida, que, ao lado da criatividade já própria de todos , há de formar um profissional completo, sobretudo para as condições econômicas do Brasil, onde só uma minoria usufrui dos serviços de um Arquiteto.
    Será bom para o Arquiteto e muito bom para o povo brasileiro !
    Feliz 2016 para todos !

  15. Acredito que seja mais simples disponibilizar para download no site do CAU e avisar e colocar link nos informativos que chegam nos nossos e-mails, já o valor da anuidade poderia diminuir

  16. Bom, concordo com todos quanto a quantidade da tiragem desse manual, mais eu acharia interessante a CAU disponibilizar esse manual em arquivo digital .pdf para que possamos fazer o download, e enviar esses arquivos para todas as construtoras do Brasil, porque pelo que parece até hoje as construtoras não sabem a principal importância em se ter arquitetos em seu quadro de funcionários.

  17. Concordo com os colegas.

    Disponibilização para download gratuito do manual via site do CAU é no mínimo um direito nosso.

    Pagamos uma anuidade alta e a demora para termos nosso trabalho reconhecido pelo poder público e pela população no geral é muito grande. O trabalho do CAU é lento.

    Todo evento, como disse a Priscilla anteriormente, (isso quando há algum evento!!!) é no nosso horário de trabalho. Debates e afins também. Só consegui participar de um evento pq faltei ao meu trabalho e tive que arcar com as consequências, caso contrário eu não teria participado!

    Vamos lá, CAU!
    Maior agilidade!

    Alguns comentários de outras publicações vocês respondem rápido.
    Agora quando há reinvidicações vocês se calam por aqui.

    Pressa pra nos mandar boletos vocês tem! Quanta agilidade para nos fazer cobrança!

    Cadê essa mesma agilidade para nos dar um retorno sobre os nossos interesses???

  18. Realmente 2000 exemplares é vergonhoso .. pagamos muito caro por tudo neste país e não temos retorno de nada. CAU .. vergonha

  19. Bem colocado Priscilla e Caroline! Creio que o certo seria disponibilizar para cada arquiteto que possui sua anuidade em dia, livros, agendas, calendários. Aproximando mais o profissional do CAU e de suas atribuições a cumprir.

  20. Retificacao: No comentário feito por mim, não é questão de valores, alguns são até gratuitos mas em horários inoportunos.

  21. Tiragen de 2000 exemplares, é vergonhoso! Haja vista que, não vejo retorno em relação a anuidade.
    Poderia investir nos eventos de interesse. Afinal, sempre caros e de vagas super limitadas.

  22. Absurdo, 2000 exemplares para mais de 131.000 profissionais espalhados pelo país!? Concordo com os demais, pagamos uma anuidade altíssima, não é possível que não dê para distribuir para todos os profissionais registrados. Outros conselhos enviam cartas, manuais, jornais, informativos etc para os seus profissionais e o CAU só nos envia o boleto de pagamento, quando envia.

    1. Concordo, falando neles, boletos, avisos de pendencias de anuidade de minha empresa que seguiu as informações e instruções para baixa, e agora dizem que não publicaram, como não publicaram? se tenho todos recebidos e guardados!!!! em meu e mail!!; aviso estou mandando cópia para ver se atualizam o arquivo dele na própria casa.

  23. Concordo com o comentário da Priscilla.E em relação aos eventos, quando temos ainda são pagos.

  24. O CAU de cada estado poderia enviar um exemplar para cada arquiteto via correio. E também com um calendário e uma agenda,que tal? Pagamos uma anuidade alta e quase não vemos retorno. Os eventos,quando ocorrem, são no período de trabalho. Impossível participar. Fica a dica!

    1. Concordo… Acho muito importante que cada arquiteto tenha a oportunidade de receber o seu exemplar.

    2. Concordo… Outros conselhos cobram bem menos e disponibilizam agenda e calendário anualmente aos associados… E nem fiscalização onde eu moro tem… Veio apenas uma, como um evento…

    3. Nossa! Pedir calendário/agenda pelo correio… a que ponto os profissionais de arquitetura estão chegando!

  25. Onde poderá ser retirado a primeira triagem? São apenas 2000 exemplares para o Brasil todo? Onde me cadastro para registrar interesse e garantir meu exemplar? Grata! Arq. Karine Bernardes

    1. É isso ai!!
      Além de baixarmos ainda repassamos, como faço com muitos disponibilizados por entidades e empresas, vejam no meu site:arqvaleriobrunello3.wix.com/atelier-campo-alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

ÉTICA E DISCIPLINA

CAU/BR promove treinamento técnico para membros da Comissão de Ética e Disciplina

Pular para o conteúdo