EVENTOS

Martha Fajardo: uma ativista pelo paisagismo

Não existe trabalho com desenho ecológico urbano sem ativismo constante: é o que a colombiana Martha Fajardo reforça como aprendizado de uma carreira de mais de trinta anos na arquitetura paisagística. Este mês, a arquiteta virá ao Brasil para participar do seminário internacional “Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas”, evento comemorativo do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), que acontece no Rio de Janeiro nos dias 19 e 20.

 

A arquiteta paisagística colombiana Martha Fajardo. Foto: Divulgação

Segundo ela, ainda há certa ignorância sobre a importância do paisagismo para o desenvolvimento das cidades e, mais do que nunca, precisamos “fortalecer a posição da atividade do paisagista e investir nas dimensões sociais, econômicas e tecnológicas da infraestrutura verde”.

 

Co-fundadora do estúdio de urbanismo ambiental Grupo Verde, que tem mais de 300 projetos voltados para a infraestrutura ecológica de espaços públicos, Martha Fajardo  presidiu a Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA), de 2002 a 2006. Dedicada a reforçar a nível global o papel do arquiteto paisagista para a construção de sociedades mais democráticas e sustentáveis, fundou em 2012 a Iniciativa Latino-Americana da Paisagem (LALI), que promove conferências, seminários e workshops sobre o assunto em todo o continente.

 

Parque Lúdico Centro Chia, projeto de Martha Fajardo. Foto: Divulgação. 

No seminário, a colombiana participará da mesa “Cidade e Futuro”. Ela defende que todo planejamento para o futuro deve sempre ter a integração, e não a imposição, como ponto de partida: “A cidade é como um ser vivo complexo, com metabolismo próprio, nascido da interação dos múltiplos sistemas que a constituem. Não adianta impor certo tipo de desenvolvimento para um desses sistemas se são as muitas as demandas gerais urgentes: combater a desigualdade social, beneficiar o acesso à cultura e à educação, adaptar-se às mudanças climáticas etc. É essencial ter a visão holística de que tudo tem o mesmo valor no território. Ou seja, eu, como ser humano, entendo a importância do outro, dos animais, da água, do solo”.

 

Para Martha Fajardo, com altos custos para gestão de infraestruturas urbanas, é preciso considerar que projetos de espaços públicos como parques e praças são mais rápidos, baratos, sintonizados com a natureza e a cultura, e bem recebidos pelos usuários. Do parque urbano ao plano ecológico regional, arquitetos paisagistas têm se dedicado a recuperar o valor de locais públicos que fazem parte do “cenário diário” dos habitantes e incentivam a diversão, a inclusão e o contato com a biodiversidade.

 

“Ainda não há reconhecimento transversal sobre a importância da legalização da profissão. Priorizar a promoção e o ativismo da prática gera implicações econômicas muito positivas: a valorização do projeto paisagístico no mercado imobiliário, a exigência de requisitos paisagísticos desde o início de grandes projetos, a superação de desafios de financiamento e investimento na infraestrutura paisagística”, argumenta Martha.

 

Hacienda Alcalá, projeto de Martha Fajardo. Foto: Divulgação

 

Para Lúcia Costa, fundadora do mestrado em Arquitetura Paisagística do PROURB, a participação de Martha Fajardo no evento é fundamental: “Ela é uma das lideranças internacionais mais fortes em arquitetura paisagística, defendendo em instituições, palestras e conferências a importância da prática para o futuro das cidades. Seu foco é o projeto e o planejamento do espaço urbano a partir do entendimento das paisagens e das relações com a população. Uma das frentes do PROURB é a pesquisa e o ensino da arquitetura paisagística e suas articulações com o urbanismo, e a Martha vem colaborando com o PROURB em vários momentos importantes nestes 25 anos”.

 

Sobre o seminário “Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas”

 

O Seminário Internacional “Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas”, que acontece nos dias 19 e 20 de março na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, marca as comemorações de 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Além de Martha Fajardo, estão entre os convidados nomes como Mario Schjetnan (México), Monique Eleb (França), Max Welch Guerra (Alemanha), Jorge Moscato (Argentina) e Sérgio Magalhães (presidente do Comitê Executivo UIA2020RIO e professor do PROURB). O encontro tem como objetivo discutir a teoria e a prática do urbanismo no mundo contemporâneo e ganhou o selo de evento preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020Rio), que acontece em julho na cidade.

 

As discussões serão divididas em quatro mesas redondas, com os temas: Cidade e Projeto; Cidade e Tempo; Cidade e Contexto; e Cidade e Futuro. Os temas das mesas dialogam entre si e o objetivo é refletir sobre a cidade e o urbanismo a partir de diferentes pontos de vista, sejam eles projetuais, históricos, culturais, políticos, artísticos ou ecológicos. Com palestrantes de oito países, além do Brasil, cada um trará suas expertises e múltiplas visões de cidade para debater perspectivas de futuro.

 

Saiba mais em http://www.prourb.fau.ufrj.br/.

MAIS SOBRE: EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo