Dia da Mulher

MCB promove debate sobre liderança feminina no mercado de trabalho

 

Em comemoração ao mês da mulher, o Museu da Casa Brasileira – uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá uma roda de conversa virtual no dia 09 de março (terça-feira), a partir das 17h, com transmissão ao vivo e interativa pelo YouTube. O debate, realizado em parceria com a revista ArqXP, será pautado pelo tema: “Liderança e gênero na arquitetura: conquistas e desafios”.

 

Com participação de: Nádia Somekh, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR); Maria Elisa Baptista, presidente da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Angélica Benatti Alvim, diretora da FAU Mackenzie e mediação de Gustavo Curcio (FAUUSP/ArqXP), o evento virtual abordará questões como responsabilidade de comando, racionalização de processos e a diversidade de gênero como fator essencial para a gestão em posições de liderança, especialmente, no mercado de trabalho de arquitetura.

 

“A roda de conversa visa promover a reflexão sobre o significado da data e ressaltar as conquistas femininas havidas na luta por igualdade e oportunidades no mercado de trabalho, particularmente em arquitetura”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

 

 

SERVIÇO:

Roda de conversa virtual | Liderança e gênero na arquitetura: conquistas e desafios

Dia 09 de março, terça-feira

Horário: a partir das 17h

Transmissão ao vivo pelo YouTube MCB

Gratuito

 

Sobre Angélica Benatti Alvim

Arquiteta e urbanista (1986), mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 1996; 2003); professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desde 2016 exerce o cargo de Diretora. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Foi coordenadora geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013-2016), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-Mackenzie (2010-2013). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) – gestão 2015/2016; e recentemente presidiu o Prêmio ANPARQ 2020. É bolsista produtividade em Pesquisa CNPq nível 2. Organizou os livros Avaliação de Políticas Urbanas: contexto e perspectivas, em parceria com Luiz Guilherme Rivera de Castro (Editoras Mackpesquisa e Romano Guerra, 2010); UN- Habitat: das declarações aos compromissos (Romano Guerra, 2010) e Arquitetura Mackenzie 100 anos; FAU Mackenzie 70 anos. Tradição e Pioneirismo (2017, Editora Mackenzie e CAU/SP).

 

Sobre Maria Elisa Baptista

Arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutora em Urbanismo pela UFRJ. Professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e atual presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

 

Sobre Nadia Somekh

Professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie; foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2005-2009) e coordenadora da estruturação do programa de pós-graduação. Foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris/França. Na cidade de São Paulo, presidiu a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) entre 2002 e 2004; foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). É autora do livro “A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador”, entre outros, e co-organizadora do livro “Bixiga em três tempos”. Atual Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para o triênio 2021-2023.

 

Sobre Gustavo Curcio (mediador)

Arquiteto, mestre e doutor em Design e Arquitetura, Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação na área de Design de Revistas e Projeto Gráfico Editorial (online e offline). Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela FAUUSP e experiência de 15 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação / publicidade. Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Integra o conselho científico do ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção.

 

Sobre a ArqXP

O ArqXP nasceu em 2019 com o objetivo de aproximar estudantes de Design e Arquitetura das iniciativas inovadoras do mercado brasileiro e internacional. A plataforma digital ArqXP.com e a revista ArqXP, ambas de acesso gratuito e irrestrito, tem cumprido a missão de difundir projetos e ideias muito além dos muros da universidade. Desde janeiro de 2020, o projeto integra as atividades de Cultura e Extensão da FAUUSP, onde Gustavo Curcio atua como professor e pesquisador.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SITE: mcb.org.br/

Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.

Instagram | FacebookTwitter Youtube | Linkedin

 

Informações para imprensa – Museu da Casa Brasileira

Jaqueline Caires – (11) 3026-3910 | [email protected]

Rachel Brito – (11) 3026-3900 | [email protected]

Giovanna Borghi – (11) 3026-3900 | [email protected]

 

Informações para imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Davi Franzon – (11) 9-3411-6428 | [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo