ARQUITETOS EM DESTAQUE

Memória da Arquitetura: Italo Campofiorito (1933-2020)

 

O CAU/BR lamenta a morte do arquiteto e urbanista Italo Campofiorito, profissional de extensa carreira e ampla atuação que marcou e engrandeceu a história da Arquitetura e Urbanismo e do Patrimônio Cultural no Brasil. Pioneiro na construção de Brasília, Ítalo foi professor professor titular da Universidade de Brasília (UnB), presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Departamento do Distrito Federal do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF), da Fundação Nacional Pró-Memória (FNPM) e diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.

 

Ítalo também atuou na elaboração de projetos arquitetônicos e planos urbanísticos, sendo autor de diversas obras construídas em Brasília e no Rio de Janeiro entre 1965 e 1979, além de ter desenvolvido o Plano de Reestruturação Urbana de Cochabamba, na Bolívia. No Rio de Janeiro, teve papel fundamental na implantação do Corredor Cultural e dirigiu o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), entre 1983 e 1985.

 

Outra de suas áreas de especialização era a crítuca de arte. Foi membro do International Council on Monuments and Sites (Icomos) e da Associação Internacional de Crítica de Arte (AICA).

 

O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, destacou a importância do arquiteto e urbanistas no cenário brasileiro. “Perdemos hoje mais um dos grandes nomes que marcaram toda uma geração de arquitetos e urbanistas. Ítalo Campofiorito nos deixou uma grande contribuição intelectual, técnica e artística com seu trabalho, e foi um grande defensor do patrimônio cultural brasileiro”, afirmou Luciano. 

 

O IAB destacou a contribuição de Ìtalo Campofiorito para a profissão: “Ítalo Campofiorito contribuiu imensamente para a arquitetura brasileira e para a preservação do patrimônio cultural nacional ao longo de 64 anos de atuação profissional. Sua perda é sentida por todos aqueles que valorizam a cultura brasileira.”

 

Da mesma forma, o IAB-DF também destaca sua importância para a profissão. “Continuaremos o seu legado pela preservação da memória da cultural brasileira e na construção do IAB. Ítalo, obrigada por sua atuação pela cultura brasileira e primoroso trabalho técnico que nos deixa como legado. Todo nosso carinho, admiração e respeito.

 

“Presidente do CAU/DF, Daniel Mangabeira publicou um artigo sobre o colega. “Ítalo Campofiorito foi um arquiteto visionário, que enxergava a utopia como a ‘vontade de ficar mudando o mundo até o ideal, sendo, tanto a utopia quanto a modernidade, o progresso’”.

 

Leia o artigo aqui.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo