CATEGORIA

Mercado Central de Belo Horizonte é tema do programa de TV Arquiteturas

 

O Mercado Central de Belo Horizonte será o tema do segundo episódio da série Arquiteturas, que vai ao ar pelo SescTV, com direção do jornalista Paulo Markun e do cineasta Sergio Roizenblit, no sábado, 7 de novembro, às 21h. Com 26 episódios, de 26 minutos cada, o programa fala sobre espaços públicos cujo uso e ocupação foram alterados pelo próprio público, muitas vezes de forma até antagônica à pretendida pelo projeto original.

 

O Mercado de BH, conhecido por muitos como “a praia dos mineiros”, surgiu da necessidade de centralizar o abastecimento alimentar dos 47 mil habitantes da Belo Horizonte de 1929. Foi privatizado e, com o passar do tempo, se tornou atração turística da capital mineira. Entretanto, até hoje é um tradicional ponto comercial de produtos alimentícios, artesanato, ervas e até animais vivos.

 

Segundo a tese do cientista social José Eduardo da Costa, o Mercado de Belo Horizonte promove a convivência entre pessoas de diferentes segmentos sociais que, ali, costumam interagir, ao contrário do que ocorre em outros locais de grande concentração popular. Para ele, isso ocorre porque o mercado “mantém a vigilância discreta, associada ao consumo não compulsório”.

 

Ao contrário dos mercados de outras capitais brasileiras, o Mercado Central de BH manteve suas funções originais mesmo com a concorrência dos supermercados e dos shopping centers. Entre os entrevistados do programa estão o arquiteto Gustavo Penna, o compositor Fernando Brant e também comerciantes locais.

 

 

Com exibição aos sábados, a série também terá episódios sobre os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro (14/11), a cidade de Itá, em Santa Catarina (21/11) e o Largo da Batata, em São Paulo (28/11), dentre outros.

 

“São todos espaços urbanos ‘apropriados’ pela população. A série mostra que é possível encontrar maneiras de reocupar, recriar e reconstruir a convivência, chave da vida urbana”, conta Paulo Markun. “A proposta é colocar em discussão a relevância da arquitetura como debate público e como peça importante do mosaico social. Assim, um elemento que torna um edifício singular também pode ser uma marca das muitas explicações daquela sociedade”, complementa.

 

Roizenblit explica o foco dos novos episódios. “Procuramos olhar o que estava acontecendo nas ruas, que têm uma dinâmica e uma vida próprias. Conversamos com as pessoas, que sugeriam lugares. A praia de Belo Horizonte foi uma sugestão de uma menina que entrevistamos no Rio de Janeiro. E eu nem sabia que existia” conta.

 

No dia seguinte à exibição de cada episódio, o público terá esse conteúdo na íntegra disponível em arquiteturas.sesctv.org.br/.  O site também reúne fotos de bastidores, informações sobre os novos episódios e vídeos inéditos relacionados a essa temporada.

 

Nascimento do projeto

A série Arquiteturas foi criada em 2013 por Revanche Produções e Miração Filmes, realizada pelo SescTV, para fomentar uma cultura de conhecimento arquitetônico entre a população. Firma-se na proposta de uma abordagem aprofundada do tema, mostrando que a arquitetura pode ser tão importante para explicar o homem, seu entorno e sua época, quanto a arte, a cultura e a história.

 

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil.

 

Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclo temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

SERVIÇO:

Nova temporada da série Arquiteturas

Segundo episódio: Mercado Central de Belo Horizonte (BH)

Data: 07/11, sábado, às 21h

Classificação indicativa: Livre

Duração: 26’

Direção: Paulo Markun e Sergio Roizenblit

Produção: Revanche Produções e Miração Filmes

Realização: SescTV

 

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/aovivo

Siga o SescTV no Twitter: http://twitter.com/sesctv

E no Facebook: https://facebook.com/sesctv

 

Confira os temas:

Segunda Temporada – Arquiteturas

 

Anhangabaú – São Paulo (SP)

Arcos da Lapa – Rio de Janeiro (RJ)

Centro Cultural – São Paulo (SP)

Conjunto Nacional – São Paulo (SP)

Eixão de Brasília – Brasília (DF)

Feira de São Joaquim – Salvador (BA)

Galeria do Rock – São Paulo (SP)

Galeria Metrópole – São Paulo (SP)

Gamboa – Rio de Janeiro (RJ)

Itá – Itá (SC)

Santos – Santos (SP)

Largo da Batata – São Paulo (SP)

Mercado de Belo Horizonte – Belo Horizonte (MG)

Palmas – Palmas (TO)

Paranapiacaba – Santo André (SP)

Parque Sitiê – Rio de Janeiro (RJ)

Pelourinho – Salvador (BA)

Praça da Estação – Belo Horizonte (MG)

Praça Roosevelt – São Paulo (SP)

Praias do Capibaribe – Recife (PE)

Ribeira – Natal (RN)

Rua Augusta – São Paulo (SP)

Teatros Ameaçados – São Paulo (SP)

Vila Itororó – São Paulo (SP)

Vila Madalena – São Paulo (SP)

 

Publicado em 04/11/2015

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo