ARQUITETOS EM DESTAQUE

Mercado de Arquitetura e Urbanismo cresce 5% no primeiro semestre de 2018

 

 

Excelente notícia para os arquitetos e urbanistas: o mercado de atividades realizadas por esses profissionais está crescendo em um ritmo cada vez mais acelerado. Nos primeiros seis meses de 2018, foram realizadas 5% mais serviços de Arquitetura e Urbanismo em comparação ao mesmo período do ano passado – totalizando 734.000 atividades. Considerando-se apenas o mercado de reformas, esse crescimento foi três vezes maior: 15%. “O trabalho da construção civil precisa ser para toda a população, e não apenas para os segmentos mais privilegiados da sociedade. Com isso, mais arquitetos têm atuado nesse campo, tanto por orientação do Conselho quanto por incentivos governamentais”, afirma o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

 

De acordo com o Anuário de Arquitetura e Urbanismo, o ano de 2017 já havia registrado um crescimento de 2,5% nas atividades do setor, após uma queda de 10% em 2016 (leia aqui). Agora, as informações do primeiro semestre mostram que essa retomada do crescimento acontece em uma velocidade cada vez maior, e após uma série de iniciativas do CAU/BR para conscientizar a população brasileira sobre a necessidade da contratação de arquitetos e urbanistas em obras de reforma ou construção, com as principais vantagens de se contratar arquitetos e urbanistas: economia, segurança, planejamento, conforto, valorização do imóvel.

 

Em abril e maio, o CAU/BR lançou o programa Arquitetura para a Vida, veiculado às segundas quarta e sextas na Rádio CBN. O programa alcançou 242.000 pessoas por dia, em 29 emissoras de rádio em 20 estados brasileiros (veja aqui). Antes disso, em dezembro e janeiro, o CAU/BR promoveu a campanha “Cinco Razões para Contratar um Arquiteto e Urbanista”, com veiculações em TV, Imprensa, Rádio e Internet, alcançando mais de 122 milhões de pessoas em todo o país (leia aqui). Ainda neste ano o CAU/BR fará novos programas de rádio e filmes para a TV, tornando os serviços de Arquitetura e Urbanismo cada vez mais acessíveis à população.

 

 

 

TENDÊNCIAS DE MERCADO

O crescimento acontece em quase todo o Brasil. Em São Paulo, estado que responde por um quarto do mercado, o aumento nas atividades foi de impressionantes 12% – uma diferença de 20.000 atividades a mais em relação aos primeiros seis meses de 2017. Das 27 unidades da federação, 25 registraram crescimento, oito delas com taxas acima de 10%. Os estados que registraram maior crescimento foram Acre (32%), Sergipe (26%) e Rondônia (24%). Os estados onde houve maior aumento da demanda foram: Acre (32%), Sergipe (26%), Rondônia (24%), Distrito Federal (13%) e Pernambuco (12,5%).

 

Projetos e execuções de reformas são o segmento que mais cresce: 15% a mais no primeiro semestre de 2018. Trata-se de uma tendência clara, com crescimento de 4% em 2016 e 13% em 2017. Nesta área de reformas, 25 unidades da federação apresentaram crescimento superior a 10%. Em Minas Gerais, quinto maior mercado de Arquitetura e Urbanismo do país, esse crescimento foi de 27,5%. Uma das razões é a Norma de Reformas da ABNT, publicada em 2014 e que obriga moradores de condomínios a apresentarem laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista e autorização expressa do proprietário antes de começar qualquer obra.

 

Os números de atividades de Arquitetura e Urbanismo são compilados pelo CAU/BR a partir das informações dos Registros de Responsabilidade Técnica (RRT) emitidos pelos arquitetos e urbanistas. O RRT é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades, compondo o acervo técnico do arquiteto e urbanista. Os números acima não se referem a RRT emitidos, mas a atividades, já que um RRT pode conter mais de uma atividade registrada.

 

CONFIRA AS ATIVIDADES DE ARQUITETURA E URBANISMO POR ESTADO

(COMPARATIVO JAN-JUL 2017 A JAN-JUN 2018)

 

 

ACHE UM ARQUITETO E URBANISTA
Para facilitar a aproximação da sociedade com os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, o CAU/BR criou o serviço de busca Ache um Arquiteto e Urbanista, sistema que vai disponibilizar, sem custos para ambas as partes, informações sobre os arquitetos e urbanistas registrados no CAU. Assim, Os 160.000 arquitetos e urbanistas e 22.000 empresas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil passam a contar com um espaço virtual para divulgarem seus trabalhos com fotos, minicurrículo e informações de contato.

 

A busca pode ser feita por município e estado, ou pelos dados do arquiteto e urbanista (nome, CPF ou registro no CAU). Com o Ache um Arquiteto e Urbanista será mais fácil mostrar para os possíveis clientes que existem profissionais qualificados em todas as regiões do Brasil, aptos a realizar obras de construção e reforma com economia, qualidade e segurança.

 

Veja como divulgar seu trabalho no Ache um Arquiteto e Urbanista.

 

6 respostas

  1. Vamos melhorar esses números quando tivermos os créditos prometidos pelo CAU para arquitetos em pequenos empreendimentos e estruturação de escritórios(Unicred).

    1. Por enquanto só quem esta ganhando algo com o CAU é a diretoria…. pelo menos estão empregados…. enquanto nós profissionais ficamos com a conta e a falta de incentivo!!!!

      1. Wagner, informamos que o cargo de conselheiro do CAU/BR é honorífico, ou seja, não recebe remuneração. Destacamos ainda que o CAU/BR promove diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. O Código de Ética, a Tabela de Honorários, Resolução sobre Atribuições Privativas dos Arquitetos e Urbanistas e Resolução de Direitos Autorais também são ações que visam valorizar a profissão e estabelecer as regulações básicas da Arquitetura e Urbanismo.

        O CAU/BR produziu o programa de rádio Arquitetura para a Vida, transmitido três vezes por semana em 39 emissoras, de 20 estados brasileiros. Ouça em https://caubr.gov.br/arquitetura-para-vida-programa-do-cau-br-impacta-242-000-pessoas-em-todo-brasil/. A campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 122 milhões de pessoas em 2017. É realizada anualmente em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://caubr.gov.br/campanha-do-dia-do-arquiteto-sera-vista-por-122-milhoes-de-telespectadores/

        O CAU/BR também oferece aos arquitetos e urbanistas e aos possíveis clientes de todo o Brasil a plataforma ACHE UM ARQUITETO, com informações sobre profissionais atuantes em todo o Brasil. É possível encontrar profissionais e empresas por nome, município, estado ou número de registro. Confira em https://acheumarquiteto.caubr.gov.br/

  2. só coisa miúda geralmente o maior projeto/obra é uma reforma de banheiro,de sofá ou troca de cortina

  3. A divulgação desses dados foi uma medida muito boa. Transparência e informação são sempre positivos. Para completar a notícia sugiro que seja também informado os valores que essas RRTs atingiram. E também, se possível, criar um ranking com os principais serviços prestados e quantidade das intervenções em área (m²) ou outra unidade correspondente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo