ARQUITETOS EM DESTAQUE

Mirna Lobo: Uma arquiteta apaixonada pela vida

img_0747
Mirna Cortopassi Lobo (Foto: CAU/BR)

 

Uma menina que gostava de empinar pipa para disputas aéreas. Ela sempre ganhava, pois a linha da raia tinha areia de vidro para cortar as outras linhas. Essa garotinha adorava brincar de “polícia e ladrão” e guardava a réplica de uma Mauser. De plástico, lógico. Mas a grande paixão dela era a leitura. Um livro! Esse era o presente preferido da menina que se tornou a Arquiteta e Urbanista, Mirna Cortopassi Lobo.

 

Ainda na adolescência foi aluna de um colégio estadual com o prédio projetado, justamente, por Oscar Niemeyer. Parecia mesmo ser uma obra do destino…

 

De Belo Horizonte, onde nasceu, a mineirinha adotou Curitiba. Mirna foi professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR durante 23 anos. Comandou a Pró-Reitoria de Extensão. Durante a gestão dela, em 1989, foi implantada a BITNET – nome da internet na época. “Ali começamos a trabalhar com as novas tecnologias. No desafio da implantação do CAU, pensei em sistemas unificados para todo o país, criando o Sistema de Informação e Comunicação. Para isso tive o apoio de muitas pessoas desbravadoras e corajosas”.

 

A arquiteta projetou mais de 150 edifícios. Destaque já para o primeiro: o Restaurante da Gruta de Maquiné feito para a Hidrominas. O avaliador foi ninguém menos do que Lúcio Costa. “Ele chegou de helicóptero, uma figura muito tímida. Apreciou e comentou: ‘E Minas Gerais continua barroca!’”

 

Restaurante Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, Minas Gerais (Foto: Photobucket)

 

Ela, que também coordenou Planos Diretores da Região Metropolitana de Curitiba e Planos Regionais, lembra com nostalgia dos tempos de prancheta. “Agora, a gente liga o computador e tem um turbilhão de informações. Mas é um privilégio estar aqui”, salienta.

 

Em 2016, a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPPA), que congrega 32 associações de arquitetos e urbanistas de todas as Américas, concedeu o Prêmio Arquiteto em Função Pública a Mirna, primeira gerente-geral do CAU/BR. A arquiteta e urbanista recebeu a premiação devido ao seu trabalho com o modelo de gestão e a base tecnológica de informação utilizadas pelo CAU desde que a instituição foi fundada, em 2011 (acesse aqui reportagem sobre o prêmio).

 

Solar de Ouro Preto (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Atualmente, Mirna é presidente da Tese – empresa de tecnologia em sistemas espaciais. Da infância recorda do pai, de origem italiana, engarrafando vinhos que comprava em barris para o consumo da família. Talvez, por isso, também seja presidente da Confraria Amigas do Vinho, onde faz degustações. “Um bálsamo para este cotidiano desafiante pelo qual passamos”, conclui.

 

Edifício Ilhas do Caribe (Foto: Arquivo Pessoal)

 

 

Por Alisson Castro, Jornalista do CAU/PR

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

4 respostas

  1. Tive o prazer de trabalhar com ela na UFPR . Sempre à frente do seu tempo ! E gente que faz !

  2. Querida Mirna,
    Quanta alegria em ver vc homenageada pelo CAU!Parabéns, vc merece. Um grande abraço,
    Tetê

  3. Obrigada Gustavo. Perito em relação ao CAU e de todos nós.

  4. Gostaria de congratular o CAU/BR e CAU/PR pela homenagem feita as arquitetas e urbanistas, em especial por ter elencados nomes como os da Mirna, Rosa Kliass, Lina e tantas outras. Realmente uma honra o Brasil possuir uma constelação de pessoas tão especiais e brilhantes, que reforçam a constelação de profissionais da arquitetura e urbanismo brasileiros!

    Parabéns também a todas colegas arquitetas e urbanistas que apesar de não estarem nomeadas aqui, tanto fazem pela construção de nossa nação e vidas!

    Beijos a todas! Beijo e parabéns Mirna!

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo