ARQUITETOS EM DESTAQUE

Mobilidade Urbana foi tema abordado por CAU/DF em audiência no Senado

Conselheiros do CAU/DF falaram, em diversas ocasiões em agosto, sobre o tema Mobilidade Urbana para parlamentares e para a mídia local e nacional. A coordenadora da Comissão Permanente de Ensino e Formação (CEF-CAU/DF), arquiteta e urbanista Gabriela Tenório, participou de audiência da Comissão Senado do Futuro (CSF), no Senado Federal. Na sessão, debateram sobre o trânsito, segurança, a moradia e o desemprego como os principais problemas das grandes cidades e os impactos na qualidade de vida da população.

 

Arquiteta e urbanista, Gabriela Tenorio (à mesa), em audiência no Senado Federal. Imagem: Agência Senado

 

Na audiência, especialistas e parlamentares falaram sobre problemas como longos deslocamentos no trajeto entre a casa e o trabalho, ausência de participação popular na discussão de soluções, pouca colaboração e cooperação entre governos estaduais e municipais foram alguns dos pontos levantados por arquitetos e urbanistas presentes à audiência. Gabriela Tenorio ressaltou o desafio de se adequar as cidades ao crescimento populacional. ”A cidade vai crescendo e se espalhando no território, o que dificulta seu funcionamento. Uma cidade mais densa, mais compacta, é o mais desejado”, afirmou.

 

Veja aqui a audiência completa

 

O Programa Cidadão Tropical, da Rede CNT Tropical também discutiu os problemas e as soluções para a mobilidade urbana no Distrito Federal e em outras capitais. O conselheiro do CAU/DF, arquiteto e urbanista, Paulo Cavalcanti dividiu a bancada com o pesquisador do programa de pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília (UnB), professor Adriano Bortoli, para tratarem do assunto, em um bate-papo comandado pelo jornalista José Marcelo Santos.

 

Paulo Cavalcanti no programa da Rede CNT

 

Durante o programa, o arquiteto e urbanista Paulo Cavalcanti ressaltou que as pessoas terão que abrir mão do conforto individual para amenizar os problemas de mobilidade. “A solução passa pelo transporte público coletivo. Não há solução que inclua o conforto do transporte individual privado”, alertou.

 

Veja o programa completo aqui

 

Fonte: CAU/DF

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

Pular para o conteúdo