CAU/BR

“Mudanças e Emergências” é o tema da terceira Semana Gratuita do UIA2021RIO

27º Congresso Mundial de Arquitetos abre a terceira Semana Gratuita, com a temática de Mudanças e Emergências. De 17 a 20 de maio, especialistas de diferentes países realizam três debates, além de uma live especial com reflexões e propostas. A semana será online e os interessados podem participar através de inscrição no site oficial. 

 

As mudanças do mundo contemporâneo e seus reflexos no campo da arquitetura demandam discussões nas três dimensões: social, ambiental (climática) e tecnológica. Assim, durante os dias de evento especialistas irão abordar temas como: Emergência de um novo arquiteto, Câmbios Climáticos e Mudanças Tecnológicas e Sociais 

 

Após dois meses consecutivos de ricos conteúdos virtuais, em maio, continuam abertas as atividades que antecedem o Congresso Mundial previsto para julho deste ano. Mais de 40 mil pessoas de 160 países participaram ativamente das duas primeiras semanas gratuitas, promovendo uma troca de conhecimentos transformadora. 

 

Semana Gratuita do mês de maio conta com seis debatedores, sendo quatro deles brasileiros, um colombiano e outro britânico. Todo conteúdo do evento ficará disponível até o último dia deste mês (31/5), mediante inscrição gratuita. Confira a programação completa abaixo: 

 

 

DEBATES ABERTOS 

17/5 (segunda-feira), 9h – Emergências de um Novo Arquiteto
ConvidadosEsteban Benavides e Jane Hall
ModeraçãoFrancesco Perrotta 

 

Esteban Benavides é um dos fundadores do coletivo Al Borde, junto a David Barragán, Pascual Gangotena e Marialuisa Borja, todos formados pela Pontificia Universidad Católica do Equador. O grupo enaltece o trabalho social e o envolvimento com as comunidades em que atua. E tem sido reconhecido em inúmeras premiações: venceu o Prêmio Schelling de Arquitetura, na Alemanha, e o Prêmio Mundial de Arquitetura Sustentável em Paris. Foi indicado para o Prêmio Internacional de Arquitetura Jovem Iakov Chernikov em Moscou e para o Design for the Year Award no London Design Museum. Também participou do comitê de nomeação para o Mies Crown Hall Americas Prize e da seleção oficial da Bienal de Veneza 2016. 

 

Jane Hall foi a primeira pessoa a receber a bolsa de estudos Lina Bo Bardi do Conselho Britânico, em 2013. Em suas pesquisas examina criticamente as mudanças no papel do arquiteto e os métodos alternativos de design arquitetônico. É uma das fundadoras do coletivo de design Assemble, que venceu o Prêmio Turner em 2015 e trabalha com práticas interdisciplinares entre artistas e arquitetos. Também é autora do livro Breaking GroundArchitecture by Women (Phaidon, 2019), mostrando 180 projetos representativos da contribuição das mulheres para a arquitetura. 

 

18/5 (terça-feira), 9h – Câmbios Climáticos
Convidados Luiz Alberto de Oliveira e Ailton Krenak
Moderação Margareth da Silva Pereira e Igor de Vetyemy 

 

Luiz Alberto de Oliveira é Curador Geral do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Físico e doutor em Cosmologia, ele aborda em suas palestras o impacto das mudanças tecnológicas sobre a vida das pessoas e das cidades. É pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), onde também atuou como professor de História e Filosofia da Ciência. Escreveu ensaios para diversas coletâneas como “Tempo e história”, “A crise da razão”, “O avesso da liberdade”, “O homem-máquina”; “Ensaios sobre o medo”, “Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo”, “Mutações: a experiência do pensamento”, “Mutações: o futuro não é mais o que era”. 

 

Ailton Krenak, natural de Minas Gerais, é escritor e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Autor de Ideias para adiar o fim do mundo e A vida não é útil, foi vencedor, em 2020, do Prêmio Juca Pato, entregue pela União Brasileira de Escritores. 

 

 

19/5 (quarta-feira), 9h – Mudanças Tecnológicas e Sociais
Convidados Silvio Meira e Ester Carro
Moderação Igor de Vetyemy 

 

Silvio Meiraé cientista-chefe e fundador da Digital Strategy Company e fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital, em Pernambuco. É também professor da CESAR.school e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi membro do Berkman Center, da Universidade de Harvard. Formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é mestre em informática pela UFPE e PhD em Computação pela University of Kent at Canterbury, no Reino Unido. É autor do livro Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil. 

 

Ester Carro é arquiteta e ativista urbana, professora e pesquisadora no Núcleo de Mulheres e Território do Laboratório de Cidades (Arq. Futuro e Insper) e participa do programa Fellowship da Avenues São Paulo, campus da americana Avenues The World School. Desde 2017, é Presidente do Fazendinhando, movimento de transformação física, cultural e social, no Jardim Colombo, na favela de Paraisópolis, São Paulo. Em 2019 foi uma das selecionadas para participar da XII Bienal Internacional de Arquitetura, com o projeto “Contribuições para outra narrativa” exposto no Centro Cultural de São Paulo. 

 

 

20/5 (quinta-feira), 11h – Live da Semana ‘Mudanças e Emergências’
Debate especial e ao vivo com diversos especialistas convidados que trarão reflexões e propostas para as questões abordadas na semana. 

 

 

*Com informações do UIA2021RIO e Revista PROJETO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

Pular para o conteúdo