IAB

Mudanças no IPHAN ameaçam proteção à cultura, diz colegiado

Os representantes da sociedade civil no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), emitiram nota pública hoje contra as substituições recentes de superintendentes da instituição em diversos estados “sem o necessário respeito a critérios de qualificação que o exercício do cargo exige”, o que os conselheiros consideram “uma ameaça à proteção da cultura nacional”.

 

Leia abaixo a nota na íntegra:

 

“Nós, abaixo assinados, que representamos a sociedade civil no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN, vimos expressar nossa inquietação com o modo como recentemente foram substituídos alguns dos superintendentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sem o necessário respeito a critérios de qualificação que o exercício do cargo exige.

 

Nosso posicionamento se faz urgente devido a processos inadequados de escolha dos novos ocupantes como, por exemplo, por meio de “sorteio” de parlamentares que, assim, teriam a prerrogativa de indicar pessoas de “sua confiança”, independentemente de qualificação adequada para o exercício da função. Procedimento este que merece a enfática rejeição de todos aqueles comprometidos com a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

 

Esta mesma preocupação acaba de ser manifestada por entidades profissionais relacionadas a esse campo e que, em documento emitido em 20 de setembro de 2019, declararam-se “contra a nomeação arbitrária para importantes cargos de definição de políticas de preservação em nosso país.”

 

Nosso propósito se traduz na defesa não apenas do rico e diversificado patrimônio cultural do povo brasileiro, como também da instituição que, há muitas décadas, vem prestando relevantes serviços à nação e que merece ser preservada na sua integridade e na sua reconhecida competência, como vem fazendo há 82 anos na proteção e promoção do patrimônio cultural.

 

Essa trajetória faz do IPHAN uma das instituições mais legítimas do Estado brasileiro, tanto na produção de conhecimento, como na seleção e atuação de seus servidores, de seu corpo diretor e dos superintendentes que, em cada estado da Federação, implementam essa política em estreita interlocução com as comunidades locais.

 

A inobservância desses louváveis critérios coloca em risco a eficácia do IPHAN e representa uma ameaça à proteção da cultura nacional, que é o nosso objetivo compartilhado.

 

ANGELA GUTIERREZ
ANTONIO CARLOS MOTTA DE LIMA
ARNO WEHLING
CARLOS AUGUSTO CALIL
CARLOS EDUARDO DIAS COMAS
JORGE EREMITES DE OLIVEIRA
JOSÉ REGINALDO SANTOS GONÇALVES
LEONARDO BARCI CASTRIOTA
LUIZ ALBERTO RIBEIRO FREIRE
LUIZ PHELIPE DE CARVALHO CASTRO ANDRÈS
MARCIA GENÉSIA DE SANT’ANNA
MARCOS CASTRIOTO DE AZAMBUJA
MARIA CECÍLIA LONDRES FONSECA
MARIA MANUELA LIGETI CARNEIRO DA CUNHA
NIVALDO VIEIRA DE ANDRADE JUNIOR
ULPIANO TOLEDO BEZERRA DE MENESES”

 

Veja também:

 

CAU/BR: Manifestação contra os ataques ao IPHAN e seus servidores

 

CAU/RJ: MPF recomenda exoneração do superintendente do IPHAN em Goiás

 

CAU/BR:  CAU/BR prestigia lançamento da Frente Parlamentar em defesa do Patrimônio Histórico

 

CAU/BR: CAU/BR e IPHAN debatem ações conjuntas para valorização do Patrimônio Cultural

2 respostas

  1. Como tudo mais neste país sofremos um ataque e um desmanche que se tornou incontrolável devido às características próprias dos brasileiros, pouco politizados e ignorantes da ocupação cultural que age em nossas cabeças desde os anos 60. Fique registrada a enorme admiração por este órgão, que abrigou tantos amigos competentes e apaixonados pelo Patrimônio.
    Que nossos protetores ajam em nosso favor!

  2. Um sistema de gestão que desconsidera a competência e a habilidade das pessoas para o execício das funções é o câncer de qualquer entidade.
    A união para manifestarmos nossas opiniões em prol daquilo que acreditamos, é um forte remédio contra a autocracia e a corrupção.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PATRIMÔNIO CULTURAL

Plenário do CAU/BR define novos membros da Câmara Temática de Patrimônio, com representantes da sociedade civil

IAB

IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil

PATRIMÔNIO CULTURAL

Nadia Somekh assume cadeira no Conselho Consultivo do IPHAN

PATRIMÔNIO CULTURAL

CAU Brasil e IPHAN assinam acordo para expandir atuação de arquitetos(as) e urbanistas em sítios históricos

Pular para o conteúdo