ARQUITETOS EM DESTAQUE

Museu Nacional: Arquiteto denunciou risco de incêndio ao Ministério Público

 

Há pouco mais de um mês um arquiteto e urbanista apresentou denúncia formal ao Ministério Público Federal alertando que o Museu Nacional do Rio de Janeiro podia “pegar fogo a qualquer momento, e é um milagre que isto ainda não tenha acontecido”. Na denúncia, o arquiteto alerta que o acervo é insubstituível, e detalha o cenário de fios desemcapados, gambiarras elétricas e coberturas de plástico inflamável que se encontrava no Museu, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “É urgente uma vistoria dos bombeiros”, alertou o arquiteto.

 

Confira aqui a reportagem

 

O caso foi relatado pela TV Globo no Bom Dia Brasil de 4 de setembro. O telejornal mostrou os documentos do Ministério Público referentes ao caso. No início de agosto, após receber a denúncia, o procurados responsável pediu ao arquiteto provas sobre as más condições do museu. O arquiteto enviou então fotos mostrando a rede elétrica em condições precárias, com fios soltos e infiltração no teto. O MPF pediu então à UFRJ se o Museu possuía alvará do Corpo de Bombeiros, que pediu mais tempo para responder à denúncia.

 

 

O CAU/BR divulgou nota lamentando a tragédia do Museu Nacional e alertando para o risco de haver novos casos. “A realidade, lamentavelmente, é que a situação do Museu Nacional não é única. Outras tragédias iguais podem ocorrer. Os valores que nos identificam como sociedade não podem virar cinzas como o Museu Nacional. Conclamamos o Estado, os arquitetos e urbanistas, as universidades, os intelectuais, as entidades de classe, enfim, a sociedade brasileira a se mobilizar”, diz o texto. 

 

Veja a Nota do CAU/BR

3 respostas

  1. Deveria fazer parte do texto que o profissional pediu para ser preservado. Ficou esquisito uma comunicação do CAU, oficial para nós, sem o crédito do arquiteto.

  2. Porque não é mencionado o nome do nosso colega que alertou da possibilidade clara de incêndio.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

CAU NA MÍDIA

CAU na mídia: conselheira Graciete Costa concede entrevista sobre desastres naturais

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo