AsBEA

Nos Estados Unidos, CAU Brasil debate mobilidade profissional e ações em parceria

Danilo Batista, presidente da AsBEA; Miriam Addor, vice-presidente da AsBEA; Dan Hart, presidente do AIA; Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil; Gustavo Ribeiro, diretor do AIA International; José Gerardo Fonseca, Conselheiro do CAU; e Derek Washam, Diretor de Relações Internacionais do AIA

 

No primeiro dia da missão aos Estados Unidos, o CAU Brasil promoveu reuniões com as duas principais instituições que regulam o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país mais rico do mundo. A presidente Nadia Somekh e os conselheiros Patricia Luz (RN), segunda vice-presidente, e José Gerardo Fonseca (PI) conversaram com representantes do American Institute of Architects (AIA) e do National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) nesta quarta-feira, 22 de junho. Essas reuniões fazem parte do esforço internacional do CAU Brasil para conseguir novas oportunidades de trabalho para arquitetos e urbanistas brasileiros no mundo. 

 

Encontro com o American Institute of Architects (AIA) contou com a participação do presidente do AIA, Dan Hart e dos diretores Paula Seidel (Indústria e Relações Internacionais); Derek Washam (Relações Internacionais); e o brasileiro Gustavo Ribeiro (AIA International). Também estiveram presentes os arquitetos e urbanistas Danilo Batista e Miriam Addor, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA). Miriam também é membro do AIA.

 

Conselheira Patricia Luz (RN), Presidente Nadia Somekh e o Conselheiro José Gerardo Fonseca (PI)

 

Pauta girou em torno de ações conjuntas entre as instituições; ações para a Equidade, Diversidade e Inclusão; e o papel dos arquitetos no combate às mudanças climáticas. Durante toda a semana, os representantes do CAU Brasil vão participar também das atividades do AIA Conference on Architecture 2022 (A’22), que neste ano terá o ex-presidente dos EUA Barack Obama como palestrante principal.

 

Nesse evento acontecerá a entrega da a Medalha Presidencial do AIA e o Título de Membro Honorário para a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, pelos serviços prestados em prol da arquitetura e contribuições ​​para o avanço da profissão.

 

Saiba mais sobre a homenagem que o AIA concederá a Nadia Somekh

 

A vice-presidente assistente do NCARB, Patricia Ramallo; o conselheiro do CAU Brasil José Gerardo Fonseca (PI); o CEO do NCARB, Michael Armstrong; a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; o presidente do NCARB, Bayliss Ward; a 2ª vice-presidente do CAU Brasil, Patricia Luz; o presidente eleito do NCARB, Jon Alan Baker; o vice-presidente de Experiência e Educação, Harry M. Falconer Jr; ; e o gerente de Experiência e Educação, Bryan Vallejo.

 

MOBILIDADE PROFISSIONAL
Nesta quarta-feira, o CAU Brasil também retomou as negociações para a mobilidade profissional de arquitetos americanos e brasileiros nos dois países. O National Council of Architectural Registration Boards (NCARB), órgão que cuida do registro de arquitetos nos Estados Unidos. Desde 2015, o CAU Brasil e o NCARB têm um acordo de cooperação para a troca de informações sobre a regulação do exercício profissional. Saiba mais aqui.

 

“Tivemos uma longa conversa comparativa sobre procedimentos de registro profissional e equiparação de exigências para atuar na profissão”, afirmou a presidente Nadia Somekh.  O CAU Brasil vai analisar como o NCARB tem construído acordos de cooperação com Reino Unido, Canadá e Austrália. “Eles se dispõem a pensar numa forma de acordo com o Brasil, o que é muito positivo. Também disseram que podem ir ao nosso país conversar com governo e parlamentares sobre diretrizes curriculares e modelos de Código de Obras”.

 

Essas negociações devem ser tratadas também durante o II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU Brasil, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de julho em Brasília, na Embaixada de Portugal.

 

Reunião com representantes do National Council of Architectural Registration Board (NCARB)

 

Nesta reunião estiveram presentes o presidente do NCARB, Bayliss Ward; o CEO do NCARB, Michael Armstrong; o presidente eleito do NCARB, Jon Alan Baker, o vice-presidente de Experiência e Educação, Harry M. Falconer Jr; a vice-presidente assistente, Patricia Ramallo; e o gerente de Experiência e Educação, Bryan Vallejo. 

 

À noite, os representantes do CAU Brasil assistiram a um debate entre a CEO do AIA, Lakisha Ann Woods, e a fundadora do site Madame Architect, Julia Gamolina. Na ocasião também foi apresentado o Plano Estatégico do AIA para 2025, com foco no combate às mudanças climáticas; justiça e equidade; protagonismo dos arquitetos; pesquisa e tecnologia; e educação arquitetônica. 

 

O AIA acaba de eleger como sua 100ª presidente a arquiteta Kimberly Dowdell. Ela assume em 2024 e será a primeira mulher negra a comandar a organização, uma das mais importantes do mundo na área. Ela hoje atua como diretora de marketing do escritório HOK Architects. Um dos destaques da sua atuação na instituição foi o voluntariado, participando de comitês e forças-tarefas que a levaram a receber o prêmio Young Architects em 2020.

“Arquitetos animados com a perspectiva inovadora de ter uma nova liderança feminina no AIA”, destacou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

 

Confira a agenda completa do CAU Brasil nos Estados Unidos.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo