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Nota de esclarecimento sobre o funcionamento do SICCAU, dos sites e dos portais

O acesso dos profissionais e empresas à maioria dos sites e Portais da Transparência do sistema CAU voltou a estar disponível neste final de semana.

 

Em relação ao SICCAU (Serviço de Informação e Comunicação do CAU), o Centro de Serviços Compartilhados do CAU/BR e a empresa VERT SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA LTDA., responsável pelo data center onde o ambiente dos serviços do CAU está hospedado, seguem trabalhando com o objetivo de seu mais pronto restabelecimento.

                                        

A Presidência do CAU/BR tem compartilhado com o Conselho Diretor e com o Fórum de Presidentes dos Conselhos dos Estados e do DF, as providências em andamento.

 

Reiteramos nossas desculpas pelos transtornos e reafirmamos nosso compromisso no atendimento dos mais de 180.000 arquitetos e urbanistas e empresas registrados no CAU, da sociedade e dos órgãos públicos.

 

Brasília, 12 de julho de 2020 – 18h15  

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48 respostas

  1. CAU gostaria de entender por que esse novo sistema do SICCAU ficou inferior?
    Pois quando geramos uma RRT simples, o número da mesma vem juntamente com vários códigos, o que gera uma confusão na hora de preencher os outros documentos para a Prefeitura ou Cartórios de Registros de Imóveis, exemplo, pois o I’ pode ser confundido muito bem com 1′ ou 0′ (zero) com O’ do alfabeto; outra, no antigo sistema quando gerava uma RRT, eu conseguia aproveitar os dados da RRT que tinha acabado de fazer e apenas mudar no campo atividades’; agora não, nesse novo sistema eu preciso preencher tudo novamente: dados do cliente, dados da obra, e outros, poderiam facilitar nossa vida né CAU? Por favor
    Por fim, fica meu último questionamento, se a RRT é uma espécie de CONTRATO, por que tiraram o campo de assinatura do cliente e do profissional, me respondam: qual a validade jurídica da RRT? se antes onde constava o campo para o cliente assinar, agora não existe mais??? ou seja, se o cliente não assinou, esse documento tem anuência dele?

    Obrigado pela atenção e gostaria que minhas dúvidas fossem respondidas
    Att, Lucas Silva Briltes
    Arquiteto e Urbanista

    1. Lucas, desde o primeiro dia, a Nova Gestão do CAU/BR definiu como prioridade absoluta as correções no sistema de emissões de Registro de Responsabilidade Técnica por meio do SICCAU. De 77 problemas detectados após a implementação da Resolução CAU/BR Nº 184, em setembro, 52 correções já foram feitas. Previsão é que todas as demais correções sejam finalizadas em março e a emissão de RRT seja normalizada em definitivo.

      Caso esteja com dificuldade em acessar algum serviço, pedimos que por favor acione nosso serviço tira-dúvidas:

      Ligação gratuita: 0800-883-0113
      Ligação de celulares: 4007-2713
      Na internet: http://www.caubr.gov.br/atendimento

    2. Vocês ainda não arrumaram a parte onde digita o CEP e busca sozinho o endereço e não permite alterar isso é inconcebível em cidade com apenas um CEP não consigo editar o endereço correto ARRUMEM ISSO IMEDIATAMENTE estão atrapalhando os serviços dos profissionais de cidade pequenas.

    3. Bom, CAU, já estamos em abril, não foram corrigidos diversos problemas, não é possível reaproveitar dados, e sem o pagamento do boleto não conseguimos nem ver o número da RRT pra preenchimento de documentos para prefeitura e cartório, que fazemos antes de o boleto ser pago, para isso temos que abrir o boleto e ir na descrição. Simplesmente ridículo esse novo sistema.

  2. CAU está pouco se lixando para nós profissionais, se os 180 mil arquitetos reclamassem talvez daria alguma coisa, porém meia dúzia de gato pingado reclama e ele nem olham pra isso. Oque querem é apenas anuidade e cobrar RRTs ou seja você paga duas vezes para trabalhar, pensem em um medico que a cada atendimento tivesse que emitir dois registro para poder ver o paciente. Ou anuidade ou cobrar RRT, mas como sempre ninguém reclama e assim vai continuar até que PEC que acaba com os conselhos seja finalmente votada e aprovada.

    1. Rodrigo, informamos que a autorregulação profissional acontece em todo mundo, com organizações e ordens de arquitetos como o Instituto Americano de Architetos (AIA), o Instituto Real de Architetos Britânicos (RIBA) e a Sociedade de Arquitetos da China fazendo o registro e a fiscalização da profissão. No Brasil, o exercício da Arquitetura e Urbanismo é regulamentado pela Lei 12.378/2010.

      O CAU/BR e os CAU/UF existem desde 2011, tendo criado o SICCAU, Tabela de Honorários, Código de Ética, Resolução sobre Direitos Autorais, Site Ache um Arquiteto, desenvolveu campanhas nacionais de valorização profissional e têm lutado no Congresso Nacional pelo planejamento correto de nossas cidades, entre outras ações. O CAU/BR promove ainda diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

      Os CAU/UF realizam ainda ações de fiscalização, de apoio às prefeituras e orientação dos profissionais recém-formados. Existem ainda uma série de benefícios, como desconto em softwares BIM e financiamento de projetos. Você pode conferir todos em https://transparencia.caubr.gov.br/parcerias/

      Os valores da Anuidade e do RRT são definidos pela Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Veja em https://bit.ly/2ADbSBd

      Lembramos que o CAU é de todos os arquitetos e urbanistas. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 e 4007-2613

  3. Sistema não funciona, sempre dá erro da página ou não consigo fazer o pagamento do boleto, o sistema antigo funcionava perfeitamente, agora esse novo sistema sempre dá erro, gostaria de saber se o CAU vai arrumar isso, ou teremos que unir todos os profissionais da categoria e ir na justiça.

    1. Jefferson, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

    2. Engraçado ele pedem para entrar em contato com a Central, mas ai você o máximo que ele sabem dizer é o sistema está com instabilidade aguarde que estará disponível em breve… vergonha para CAU, mexer em um sistema que rodava perfeito para colocar esse sistema ruim de péssima programação, prejudicando muitos profissionais, façam um favor a todos nós voltem com um sistema que funcione e tirem essa porcaria mal feita!

  4. Bem complicado essa mudança, não funciona e sem previsão. O problema; que estou; assim como os demais amigos de profissão, sem poder emitir o documento necessário para o andamento nos órgãos competentes (Prefeituras, Bombeiro Militar, além de outros serviços que se faz necessário a emissão da RRT. Se não funciona, seja humilde e faça uso do sistema anterior que funcionava muito bem.

  5. Um monte de paginas, cheios de icones gigantes que não servem para nada, só para dificultar o preenchimento das RRT. Custava só liberar qualquer atividade para uma obra? Era só manter o mesmo tipo de preenchimento que era mais simples e menos cheio de besteirol.

    1. Concordo perfeitamente, o sistema “novo” está ultrapassado, muitas janelas, caixas altas, sub abas, janelas dentro de janelas, paletes, ferramentas…fora que agora são 2 folhas,e TB as exposição de dados e itens diferentes com as mesmas respostas. Sug: voltar o sistema antigo…ser mais humilde e gastar mais pela valorização dos projetos de arquiteturas. Vou procurar saber mais sobre as eleições e saber o que os próximos candidatos estão dispostos a fazerem. Desejo que todos em seus respectivos estados façam o mesmo.

  6. Bom dia, Sou o Arquiteto e Urbanista Daniel Souza Campos e atuo junto ao CAU/GO, já estou ciente dos problemas ocorridos no Saint do CAU, mas como já se passaram 10 dias, gostaria de saber já existe uma data para a volta da emissão das RRTs, pois tenho clientes que estão com seus projetos parados (e me pressionando por uma resposta).
    Atenciosamente

    1. Daniel, a emissão de RRT já está funcionando. Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  7. Aqui no CAU RS ainda nada, já são mais de 10 dias assim

  8. não posso entrar na Prefeitura com oprojeto, não posso receber honorarios, tudo porque o sistema não funciona. É lastimavel a falha.

  9. Falta de comprometimento e responsabilidade com a classe. O sistema já é ruim de lidar, e agora ficamos desamparados mais de uma semana sem poder emitir RRT. E os clientes como ficam?

  10. Dia 09/07/2020 paguei RRT nº 9680082 e não foi considerado o pagamento.
    Situação que me impede de solicitar vistoria de Bombeiros onde AVCB está vencendo.

    1. Élio, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  11. O SICCAU AINDA ESTA COM PROBLEMAS?
    NÃO CONSIGO IMPRIMIR AS RRTS.

  12. Acredito que essas informações devem ser compartilhadas para quem realmente esta sendo afetados que são os profissionais.

  13. desde de quinta feira estou precisando emitir um RRT. o cliente esta esperando pois precisamos apresentar esse documento no Banco para o finaciamento da construção. Como faço? o Banco esta cobrando.

  14. Nada de mais, isso acontece na maioria das grandes empresas publicas e privadas, vamos resolver e logo vai ficar tudo bem.

  15. Boa tarde.
    Queria saber se poderíamos criar ou retificar alguma RRT, sem a utilização da plataforma do SICCAU?
    Preciso retificar uma RRT para uma empresa cumprindo as exigências do bombeiro. O prazo vai até o dia 14/07 (terça feira) às 16.
    Desde já agradeço a atenção.

  16. Boa tarde!

    Estou desde o dia 30/06 tentando acesso sem êxito.

    Recebi uma posição que hoje dia 15/07 o sistema estará restabelecido.

    Torço para que realmente seja solucionado, porque esta havendo atraso no compromisso com os clientes.

    Sds.,

  17. Boa tarde, e como ficam os registros e obras que PRECISAM dar inicio e os órgãos públicos não liberam sem o RRT? Quem vai arcar com esse prejuízo? Não tem uma solução analógica? Vamos ter a anuidade reduzida em função dessa instabilidade? Quais são as medidas práticas que estão sendo tomadas?

    Att

    Reinaldo Lozano
    Arquiteto & Urbanista

  18. tentando emitir RRT desde quinta-feira passada… estou sendo tremendamente prejudicado…Qual é a previsão de normalização, temos que emitir a RRT para trabalhar

  19. Irresponsável, vergonhoso;
    5 DIAS. Profissionais e empresas sem poder emitir RRT, Certidoes etc,PREJUIZO em licitacoes por entes NAO poderem verificar autenticidade de Certidoes e RRTs, QUEM sera responsabilizado pelos prejuizos?

    VEXAME.

  20. Maravilha,
    QUEM PAGARA, SERA RESPONSABILIZADO, pelas perdas que empresas e profissionais estao tendo sem poder registrar RRT, emitir Certidão e autenticar as certidões e RRTs na licitações???????????

  21. Bom dia,
    Com todo o respeito, merecemos mais que pedido de desculpas pelo transtorno; não se trata de obra de tapa-buracos nos logradouros públicos. Tal fato gera insegurança com os dados dos profissionais armazenados, acervos de registros e principalmente, geração de novas RRTs, obrigatórias e pré-condições para finalização dos trabalhos e recebimentos financeiros dos clientes.
    Já não basta a burocracia dos órgãos públicos que estabelecem o prazo dos serviços que prestamos.
    Esta empresa responsável pelo armazenamento das informações deve ser auditada e novas contratações motivo de consulta e concorrência pública, com garantias explícitas, assim como penalidades arbitradas.
    Somos reféns de medidas que devem ser corrigidas, terminantemente.
    obrigado

  22. É mas não procede esta informação que está funcionando desde 12-07-2020, pois estou tentando entrar a manhã toda para gerar uma RRT e não consigo. Tá difícil!!!! hoje 13-07-2020 as 10:57 hs.

  23. Não sei aonde que está disponivel. Fiquei acessando o final de semana inteiro e não tive nenhum retorno do funcionamento do siccau

  24. Perfeito,
    Estamos sendo prejudicados em licitações por não podermos emitir documentos e da mesma forma os entes que promoveram não conseguem verficar autenticidades das emitidas.
    Vergonhoso.
    Preparem os advogados para as ações que veem por aí.
    Saudades do Crea.

  25. Estou em atraso enorme .
    Preciso entrar urgente com um projeto.
    Poderia me enviar um email confirmando esse problema para enviar ao proprietário e à Secretaria de Urbanismo. Tentando entrar com o projeto e depois entrego a RRT quando estiver disponível o acesso.
    Tania

  26. Aqui não voltou… Descaso com os arquitetos. Precisamos acessar o SIC CAU e nada de ir pra frente.

  27. Seria interessante se disponibilizassem outras alternativas para que pudéssemos emitir RRT enquanto o sistema não volta ao ar. Estou com uma RRT paga desde quinta-feira e não consigo acessá-la para impressão.

  28. Ainda não consigo acesso ao SIC CAU… Que é o principal sistema para nós. Perdemos 5 pagamentos semana passada pois estes dependiam das RRTs pra entrar na prefeitura… Sem as RRTs não conseguimos protocolar e consequentemente não recebemos. Que descaso com os arquitetos. Pagamos anuidade e tudo… E agora uma semana sem funcionamento, é absurda a situação bem no meio de uma pandemia como estamos enfrentando… As coisas já não estão boas, e o CAU nem aí pra nada

  29. Entendo e agradeço aos esforços de todos envolvidos, mas acho de estrema importância sempre gerar um comunicado a um dos meios de contato cadastrado em nosso registro. As redes sociais ou site, ao meu ver, são para informar a sociedade em geral, mas aos profissionais, ainda mais aos que trabalham junto ao fórum, seria necessário justificar nossa ausência em cumprir nossos compromissos de forma mais formal e para isso precisamos do nosso conselho com um posicionamento via e-mail. Com isso, reforço a importância e peço a gentileza que esse pedido/ observação chegue as pessoas competentes para que na próxima vez conseguimos fortalecer ainda mais o respeito no mercado, junto aos Fóruns e principalmente aos associados. Obrigado pela oportunidade de me expor.

  30. Espero que o sistema do SICCAU, volte o breve possível, estou desde quarta-feira tentando o acesso. Essa situação acaba gerando um desconforto com os proprietários.

  31. Estou desesperado, pois, clientes estão esperando RRT’s, afim de se finalizar processos de legalização diversos.
    Sinceramente, espero que o CAU, repense o acontecido e tenha um plano B daqui prá frente, como?
    Ou tenha mais uma empresa para fazer a hospedagem dos seviços do CAU, ou que fassamos no método antigo( em papel), enquanto se providencie o reparo, ou uma outra opção, que sinceramente não tenho idéia…

  32. Gostaria que me informassem uma previsão para a o retorno do sistema em seu pleno funcionamento.

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