CAU/BR

Nota de Pesar: Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andrés (20/02/1949 – 05/12/2021)

É com imenso pesar que o CAU/BR lamenta junto aos arquitetos de todo o Brasil, em especial aos do Estado do Maranhão, a perda neste domingo (05/12) do engenheiro e amigo da Preservação do Patrimônio Histórico Cultural do Maranhão, LUIZ PHELIPE ANDRÉS.

 

Profissional destacado e dedicado no trabalho junto aos arquitetos nos Programas de Revitalização do Centro Histórico de São Luís/MA., membro da Academia Maranhense de Letras que nos presenteou com publicações sobre o tema, viveu no desempenho de inúmeras funções públicas, consolidadas no marco expressivo de Coordenação Geral do Projeto “São Luís – Patrimônio Mundial da Humanidade”, apresentado em dossiê, sendo responsável técnico, conforme anais do Comitê do Patrimônio Mundial na sede da UNESCO em Paris.

 
Ultimamente vinha atuando junto ao Estaleiro Escola do Sítio Tamancão, difundindo projetos e pesquisas sobre as embarcações do Maranhão, resgatando o conhecimento e características das mais das mesmas construídas de forma artesanal no Estado ao longo da história.

 
Fica nossa solidariedade à família e amigos, lamentando a perda, resgatando a certeza da grande importância da sua vida e trabalho junto aos arquitetos e urbanistas do Maranhão em prol da Preservação do Patrimônio Cultural.
 

Marcelo Machado Rodrigues
Conselheiro Federal do Maranhão
CAU/BR
 
Nádia Somekh
Presidente do CAU BR

 

BIOGRAFIA

Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andrès nasceu em 20 de fevereiro de 1949 em Juiz de Fora-MG. Graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).

 

No Rio de Janeiro estudou Artes Plásticas no Centro de Pesquisa de Arte desde março de 1977. Foi autor do projeto de pesquisa sobre as Embarcações do Maranhão e criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão.

 

Foi diretor do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro-Escola, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de São Luís/MA e do Curso de Arquitetura da Universidade Dom Bosco, atuando principalmente nos seguintes temas: história, patrimônio cultural, tombamento, monumento nacional, construção naval artesanal.

 

Foi coordenador da pesquisa para edição do livro Monumentos Históricos do Maranhão, editado em 1979 pelo Serviço de Obras Gráficas do Estado – SIOGE, contendo o primeiro inventário dos principais monumentos arquitetônicos e da arte sacra de São Luís, Alcântara e Rosário.

 

Responsável pelo Setor de Pesquisa e Documentação do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís/Projeto Praia Grande, onde descobriu 166 exemplares remanescentes da Coleção dos Livros da Câmara de São Luís dos séculos XVII, XVIII e XIX. Idealizador e coordenador do Projeto de Restauração e Transcrição Paleográficas desses livros, financiado pelo CNPq.

 

Foi Coordenador Geral do Programa de Preservação do Centro Histórico de São Luís, Membro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão e Coordenador Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.

 

Também Coordenador Geral do Projeto São Luís – Patrimônio Mundial para preparação e apresentação do Dossiê à UNESCO com propósito de obtenção do título. E membro da Academia Maranhense de Letras.

(Fonte: CAU/MA)

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo