ARQUITETOS EM DESTAQUE

Nota de pesar – Moacyr Moojen Marques

Moacyr Moojen Marques

 

Comunicamos com pesar o falecimento do arquiteto e urbanista Moacyr Moojen Marques. O velório acontece hoje (11/10), das 11h30 às 18h, na Capela 7 do Cemitério Ecumênico João XXIII (Avenida Natal, 60), em Porto Alegre.

 

Arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA/UFRGS) em 1957 e Urbanista pela mesma universidade em 1960, Moacyr foi professor da disciplina de Urbanismo e Arquitetura Paisagista por dez anos (1968 – 1978) na UFRGS. Também atuou como arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1958 – 1987).

 

Além de atuar com planejamento urbano, Moacyr fundou o escritório Moojen e Marques Arquitetos Associados (MooMAA) em 1960 e a Equipe e Arquitetos em 1962. Para citar um entre tantos trabalhos de renome, está o projeto arquitetônico para a revitalização do Auditório Araújo Vianna, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, reinaugurado em 2012.

 

Em 1987, o arquiteto e urbanista recebeu a Medalha da Cidade de Porto Alegre; já em 1997, foi agraciado com o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre e, em 2000, eleito Arquiteto do Ano pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS).

 

“Lamentamos muito a perda do Moacyr, um nome fundamental no planejamento urbano de Porto Alegre e um dos grandes mestres de nossa profissão. Eu mesmo o considerava um de meus mentores, pois ele foi muito importante na minha escolha pelo Urbanismo como campo de atuação profissional. Esta é uma grande perda a todos os profissionais de Arquitetura e Urbanismo”, afirma o presidente do CAU/RS Tiago Holzmann da Silva, que atuou como estagiário no escritório Moacyr Moojen Marques e, brevemente, como arquiteto e urbanista recém-formado.

 

 

 

 
Foto principal: Juliano Ambrosini/Cena Um

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo