ARQUITETOS EM DESTAQUE

Nota de pesar pelo falecimento do arquiteto José Luiz da Mota Menezes

O CAU Brasil e o CAU/PE comunicam com pesar o falecimento de um dos mais reconhecidos pesquisadores da arquitetura e urbanismo de Pernambuco, o professor José Luiz da Mota Menezes, nesta segunda-feira (06.09.2021), aos 85 anos. Ele estava internado no Real Hospital Português, no centro do Recife, onde fazia tratamento contra um câncer. O governo do Estado decretou luto oficial.

 

O arquiteto participou da gestão fundadora (2012/2014) do CAU Brasil como conselheiro federal suplente por Pernambuco. No CAU/PE atuou na Comissão Especial de Política Urbana , deixando sua marca em trabalhos realizados em prol do desenvolvimento sustentável das cidades.

 

Em nota, o  CAU/PE agradeceu “toda a sua dedicação ao longo de uma respeitada trajetória profissional, sempre vislumbrando soluções para a preservação do patrimônio cultural pernambucano, defendendo a integração da memória urbana do Recife ao cotidiano de todos e todas”. Para o arquiteto Fernando Diniz Moreira, conselheiro titular do CAU Brasil por Pernambuco na gestão fundadora, “o entusiasmo pela nossa história e nosso patrimônio e sua generosidade em compartilhar este conhecimento jamais serão esquecidos. Sentiremos muito sua falta”. 

 

 

José Luiz da Mota Menezes durante recebimento da comenda da Ordem do Mérito Capibaribe – Grã-Cruz, no Recife . Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife/Divulgação

 

Alagoano de nascimento, fincou raízes no Recife, em 1945, e dedicou-se à arquitetura e urbanismo, desde sua graduação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1961, recebendo o título de livre-docência, também na UFPE, em 1977.

 

Atuou como coordenador da área de artes por mais de uma década e, após sua aposentadoria, recebeu a honraria de Professor Emérito da Universidade.

 

Autor de várias publicações e profundo conhecedor da evolução urbana do Recife, especializou-se em temas relacionados à história da arquitetura, arqueologia e história das artes. Presidiu por duas vezes o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e era membro da Academia Pernambucana de Letras.

 

“O trabalho do professor José Luiz da Mota Menezes ficará na memória e servirá de inspiração para todos que buscam uma cidade em harmonia”, afirma a nota do CAU/PE.

 

Sua obra mais recente é o livro “O Recife da Revolução Republicana de 1817”, lançado virtualmente na 14a. Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, em agosto de 2021. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo