CAU/BR

Nota de Solidariedade do CAU Brasil ao Nordeste

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil solidariza-se com a população do Nordeste, em especial com as famílias das vítimas das chuvas torrenciais que seguem sacrificando a região.

 

Há poucas semanas, as chuvas provocaram a maior catástrofe natural do século 21 em Pernambuco, matando 126 pessoas, e agora voltam a causar novas inundações e deslizamentos de barreiras no mesmo Estado, em Alagoas e em Sergipe.

 

Em Alagoas, particularmente, a situação é mais grave em Maceió e nas regiões da Mata e do Agreste, onde 57 municípios decretaram estado de emergência, em face a registros de mortes e mais de 50 mil desabrigados. Em Sergipe as pancadas de chuvas diárias exigem vigilância reforçada. 

 

Após o momento emergencial, dedicado à assistência e ao reassentamento das famílias afetadas, é imperioso colocar em debate a resiliência das cidades impactadas, com a participação dos arquitetos e urbanistas e da população.

 

A “Carta aos Candidatos nas Eleições de 2022” elaborada pelo CAU Brasil e pelo CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas) aponta a urgência de ações frente às mudanças climáticas, defendendo a valorização da dimensão ambiental no planejamento urbano e territorial. Este é o caminho para evitarmos novos desastres e vítimas.

 

Brasília, 08 de julho de 2022

14a. Reunião Plenária Extraordinária do CAU Brasil

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo