Nota Oficial do CAU/AC sobre notícia publicada pelo site do CAU/BR

Por solicitação do CAU/AC, transcrevemos abaixo Nota Oficial, datada de 29 de março de 2016, a propósito da noticia “IAB e FNA se manifestam sobre o momento político atual”, publicada pelo site do CAU/BR em 21 de março de 2016.

NOTA OFICIAL DO CAU/AC

Os Conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre – CAU/AC, reunidos em Plenária Extraordinária na sua sede, no dia 29 de março de 2016, decidiram, por unanimidade, democraticamente em votação plenária, que NÃO CONCORDAM com o posicionamento adotado pela Federação Nacional dos Arquitetos – FNA e Instituto dos Arquitetos do Brasil, Direção Nacional – IAB DN, publicado no site oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil- CAU/BR, em 21 de março de 2016, no endereço eletrônico http://www.caubr.gov.br/?p=53838, sob o título “IAB e FNA se manifestam sobre o momento político atual”.

O manifesto publicado não pode ser considerado de interesse de todos os arquitetos e urbanistas do Brasil senão aqueles associados e sindicalizados a estas instituições, pois tem caráter partidário e distorce o significado de democracia e estado democrático de direito. O CAU/BR em acolher tais manifestações se mostra parcial e consequentemente toma partido do momento político atual, através dos manifestantes FNA e IAB. Por sua vez, o que se espera do CAU é uma postura isenta que agregue os arquitetos em torno de matérias relevantes ao exercício profissional.

O posicionamento do CAU/AC tem como propósito reafirmar o compromisso do CAU com a função outorgada pela Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que tem como objetivo disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo, em prol da sociedade.

Rio Branco – Acre, 29 de março de 2016

Edfa Viviane Farias Xavier da Rocha

Presidente CAU/AC

Clênio Plauto S. Farias

Conselheiro Federal

Laís Medeiros de Araújo

Vice-presidente CAU/AC

Anderson Amaro Lopes de Almeida

Conselheiro Federal Suplente

Ricardo Campelo

Conselheiro Estadual

Emmanuely Andrade

Conselheiro Estadual Suplente

Jorge Luiz Silveira

Conselheiro Estadual Suplente

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CAU/BR

A Assessoria de Comunicação Integrada do CAU/BR se escusa perante o CAU/AC e os arquitetos e urbanistas do Estado do Acre pela publicação extemporânea de sua Nota Oficial, o que se deveu a falha de tramitação interna do documento. Ao mesmo tempo, o CAU/BR reafirma que seus meios de comunicação têm por costume divulgar os assuntos que sejam do interesse das entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo, sem censura e sem que isso signifique apoio a qualquer notícia ou manifestação por eles subscritos. O CAU/BR nunca assumiu e não assume posições político-partidárias.

Matéria relacionada:

IAB e FNA se manifestam sobre o momento político atual

Publicado em 23/05/2016

MAIS SOBRE: CAU/BR CAU/UF

0 resposta

1. .
    ” O manifesto publicado não pode ser considerado de interesse de todos os arquitetos e urbanistas do Brasil senão aqueles associados e sindicalizados a estas instituições, pois tem caráter partidário e distorce o significado de democracia e estado democrático de direito. O CAU/BR em acolher tais manifestações se mostra parcial e consequentemente toma partido do momento político atual, através dos manifestantes FNA e IAB. Por sua vez, o que se espera do CAU é uma postura isenta que agregue os arquitetos em torno de matérias relevantes ao exercício profissional”. * P E R F E I T O !!! *
    .
    Infelizmente, de alguns anos para cá, a palavra “DEMOCRACIA” vem sendo utilizada de forma inadequada, e distorcida…
    .
    PARABÉNS AO CAU/AC

2. A luta pela Democracia é obrigação da própria arquitetura. Somos, afinal, eternos defensores de espaços públicos e democráticos. A Democracia do uso dos espaços e na discussão sobre o ser humano devem ser práticas diárias na nossa profissão.
    Não se posicionar em defesa da Democracia neste momento já é por si só tomar Partido Político.
    Oscar Niemayer foi um eterno lutador em favor da democracia.
    Além disso, durante o período do Golpe de 64 até o seu fim, nós arquitetos fomos excluídos do debate.
    Ser arquiteto e não se posicionar em favor da Democracia é não exercer seu papel e defesa por completo.