ARQUITETOS EM DESTAQUE

Nova Agenda Urbana: Conheça a experiência de prefeitos-arquitetos de São Paulo

 

Itapecerica da Serra (SP)

 

“Para ser prefeito deveria ser obrigatório ser arquiteto. Um dia ouvi essa frase e hoje penso ter fundamento!”. Assim começa artigo escrito pelo arquiteto e urbanista José Mauro Orlandini, ex-prefeito de Bertioga (SP). Ele e o arquiteto e urbanista Lacir Baldusco, ex-prefeito de Itapecerica da Serra, escreveram artigos exclusivos para a Revista Móbile, do CAU/SP, contando um pouco de suas experiências no comando de duas cidades brasileiras. Experiências que refletem alguns dos princípios expostos na Nova Agenda Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU) e apoiados pelo CAU/BR e pelos CAU/UF. 

 

Conheça os atuais prefeitos que apoiam a Nova Agenda Urbana

 

Lacir Baldusco destaca que o conhecimento profissional de um arquiteto, apesar de fundamental, não é suficiente para promover as transformações necessárias ao planejamento urbano. “Outras questões que permeiam todo o processo administrativo e que são ditadas pelas condições políticas, econômicas e legais podem levar as expectativas da euforia ao desânimo, da esperança à decepção”. Lacir, que hoje é presidente do Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade McKenzie, destaca que o prefeito deve assumir o papel de articulador entre os diferentes atores, buscando os seguintes objetivos:

 

  • Criar mecanismos de participação da comunidade na gestão do município, sensibilizando-a para o diálogo e criando espaços que possam abrigar críticas, anseios, opiniões e o exercício do controle social.
  • Maximizar os recursos e potencialidades locais, valendo-se de parcerias com o setor privado e organizações não governamentais.
  • Institucionalizar um modelo de planejamento urbano e territorial por meio de planos, projetos e da valorização do desenho urbano na escala do cidadão.
  • Promover o compartilhamento do conhecimento entre municípios delineando políticas globais que respeitem as características
    locais

 

Bertioga

 

ARQUITETURA E DESENVOLVIMENTO

José Mauro Orlandini foi o primeiro prefeito de Bertioga, município que se emancipou da cidade de Santos em 1991. Em 2009, foi eleito para um segundo mandato. “Sem dúvida, a minha formação acadêmica foi de vital importância para este desafio”, afirma. No seu segundo mandato, José Mauro colocou como prioridade replicar em todo o município o modelo de desenvolvimento aplicado no bairro Riviera de São Lourenço, empreendimento urbanístico 100% aberto e que responde por mais da metade da arrecadação da Prefeitura.

 

A Prefeitura revitalizou a orla do município a partir de um projeto do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake. Também reurbanizou o centro histórico da cidade e das Avenidas 19 de Maio e Ancheita, com paisagismo, ciclovia e estacionamento. “As melhorias realizadas foram fruto de uma visão profissional com uma equipe de profissionais competentes”. Para José Mauro, a cidade ainda necessita de uma ferramenta de apoio à gestão a exemplo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o IPPUC, para garantir agilidade e continuidade no planejamento da cidade.

 

O CAU/BR e os CAU/UF têm realizado diversos esforços para divulgar os 10 princípios da Nova Agenda Urbana (leia aqui). Desde reuniões com prefeitos e associações de municípios até a promoção de amplos debates entre gestores municipais. O evento mais recente aconteceu em Brasília, no IV Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental. Cerca de 150 arquitetos e urbanistas debateram os desafios da gestão municipal frente à Nova Agenda Urbana. “Precisamos implementar, precisamos de gestão. O compromisso é de construir cidades, e é preciso que isso seja executado”, afirmou a conselheira do CAU/BR Lana Jubé, coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental. Leia mais aqui.

 

Publicado em 11/04/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

Pular para o conteúdo