ATHIS

Edital de ATHIS: Começa nova fase do Projeto Futuro Melhor, em São Paulo

Reunião foi realizada para ouvir a comunidade que participará diretamente do plano

O projeto Plano Popular para o Futuro Melhor, que beneficiará os moradores da comunidade localizada no Jardim Peri Alto, na zona norte de São Paulo, segue em plena atividade. A iniciativa conta com o apoio do Edital de Fomento à ATHIS 05/2021 do CAU Brasil. No dia 13 de maio, houve uma nova reunião entre a equipe da FIO Assessoria Técnica e Popular, parceira do projeto, e a Associação Futuro Melhor, formada por representantes das famílias que vivem há mais de 25 anos na comunidade. A atividade teve como objetivo a mobilização e formação dos moradores para construção coletiva do plano.

 

O projeto desenvolverá um estudo básico de urbanização do assentamento Futuro Melhor para apoiar a proposta de regularização fundiária da comunidade, ameaçada pela PPP habitacional do lote 12 proposta pela prefeitura de São Paulo. O diagnóstico será anexado ao processo de REURB-S, já protocolado pela Associação na Secretaria Municipal de Habitação da cidade.

Plano com participação da comunidade faz frente a proposta apresentada pela prefeitura

 

O projeto viabilizado pelo Edital de ATHIS do CAU vai oportunizar que arquitetos e urbanistas desenvolvam, junto com a comunidade, um estudo básico de assentamento para dar suporte ao processo de regularização que tramita junto à Secretaria Municipal de Habitação.  Também fazem parte da articulação o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Defensoria Pública – Núcleo de Habitação, a Rede Br Cidades SP, Labcidade. 

O Plano Popular para o Futuro Melhor foi contemplado pelo Edital de Fomento ATHIS junto com outras oito iniciativas. Por meio do edital, o CAU investirá R$ 1 milhão no desenvolvimento e  execução de todos esses projetos de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. A ação faz parte do Programa Mais Arquitetos, implementada pelo CAU Brasil desde abril do ano passado para promover a Lei 11.888/2008 (Lei da ATHIS). A lei garante o direito de assistência técnica e gratuita para projetos, reformas e construção de habitações para famílias com renda de até três salários-mínimos.  

Em vídeo transmitido na abertura do evento, a presidente Nadia Somekh  lembrou que o apoio a projeto é possível por que o CAU investe no mínimo 2% do seu orçamento anual no fomento a iniciativas que fortaleçam a ATHIS no país. Nadia saudou a comunidade e parabenizou pela realização do projeto. “O que vocês estão fazendo é uma perspectiva de resistência e de resiliência”, afirmou.  

O CAU Brasil também foi representado pela coordenadora da Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social do CAU/SP, a conselheira estadual Fernanda Simon Cardoso. Na oportunidade, a conselheira explicou o interesse do CAU em apoiar o projeto: “Queremos proporcionar Arquitetura e Urbanismo para todos e contribuir para que, no futuro, se torne uma política pública. Assim como a gente conta com a Defensoria Pública e o SUS, precisamos de um sistema que também ofereça acesso à moradia, incluindo serviços de arquitetos e urbanistas, para pessoas que hoje não tem como pagar”, afirmou. 

 

Saiba mais sobre o projeto:

 

 

Leia também:

Projeto de ATHIS financiado pelo CAU Brasil começa os trabalhos no Jardim Peri (SP)

Campanha Mais Arquitetos: CAU Brasil promove direito de todos à moradia digna

 

*Atualizada em 9 de junho de 2022

MAIS SOBRE: ATHIS EDITAIS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

EDITAIS

Concurso Nacional Unificado vai abrir 78 vagas para arquitetos(as) e urbanistas. Salários de até 13.000 reais

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

Pular para o conteúdo