CAU/BR

Nova Gestão: CAU/BR apresenta Plano de Ações para os primeiros 100 dias

 

O CAU Brasil apresentou as ações a serem entregues aos arquitetos e urbanistas nos primeiros 100 dias da nova gestão. Esse planejamento foi elaborado em conjunto pelo CAU/BR e pelos CAU/UF em sete oficinas realizadas entre 26 de janeiro e 19 de fevereiro. São 78 ações elencadas, sendo 21 delas emergenciais. “Podemos sonhar com a melhoria e atualização do conselho”, afirmou a presidente Nadia Somekh. “São ações prioritárias saídas das oficinas, algumas de curto prazo, outras de prazo maior e algumas delas permanentes”. Ela destacou que resolver os problemas emergenciais do SICCAU são considerados “prioridade zero” para a gestão.

 

Plano de ações foi apresentado durante a 35ª Plenária Ampliada do CAU/BR, realizada no dia 26/02 por meio de videoconferência. Participaram os conselheiros do CAU/BR e os presidentes dos CAU/UF. Na ocasião, a presidente reforçou seu compromisso com suas propostas de gestão: popularizar e democratizar os serviços de Arquitetura e Urbanismo; modernização e inovação do SICCAU e das formas de cobrança; fortalecer a presença dos arquitetos no Congresso Nacional; promover a equidade de gênero na profissão e participar ativamente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO).

 

O UIA2021 será realizado a partir de março, em formato virtual, e presencialmente no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 23 de julho. “O Congresso, mais do que mostrar nossa belíssima arquitetura para o mundo, deve mostrar o que os arquitetos e urbanistas podem fazer pela população. Falar com as pessoas que precisam dos nossos serviços”, afirmou Nadia. “Para os arquitetos e urbanistas, precisamos de soluções contemporâneas para simplificar os procedimentos”.

 

Confira apresentação do Plano de 100 dias do CAU Brasil

 

 

SICCAU E FISCALIZAÇÃO
Na Reunião Plenária Ampliada, foram apresentadas as 21 propostas de ações a serem entregues aos arquitetos e urbanistas nos primeiros 100 dias. No SICCAU, serão sete ações. Uma força-tarefa criada para solucionar os problemas na emissão de RRT já está em ação. Previsão é que todos os 77 pontos mapeados sejam resolvidos até o fim desde mês, conforme anunciado pelo CAU Brasil na semana passada. Essa primeira ação vem acompanhada de outras duas: Plano de Comunicação de Crise, para manter os profissionais informados sobre as mudanças, e suspensão de novas alterações no sistema até que a situação atual esteja resolvida.

 

Outra ação planejada é a criação de uma política de governança do sistema, com gestão de riscos e controles internos. Serão feitos ainda um diagnóstico do fluxo de processos, testes de segurança e uma completa auditoria do sistema. “Vamos fazer uma revisão completa da experiência do usuário para que a emissão de RRT seja um processo mais intuitivo, leve e fácil”, afirmou a 1ª vice-presidente do CAU/BR, Daniela Sarmento (SC).

 

Na área de fiscalização, objetivo é realizar ações em conjunto com os CAU/UF. Conforme determina a Lei 12.378/2010, a fiscalização é realizada pelos CAU/UF. Ao CAU/BR cabe promover as normas gerais e analisar possíveis recursos de processos já julgados pelo CAU/UF. Projeto é realizar ações de impacto em todo o país num mesmo período, reforçar a divulgação em redes sociais e recriar a Comissão Temporária de Fiscalização. “É uma nova visão de como atuar dentro do sistema”, afirmou o conselheiro do CAU/BR Marcelo Machado (MA).

 

 

ENSINO E FORMAÇÃO
Na área de Ensino e Formação, o Fórum de Coordenadores de Curso de Arquitetura e Urbanismo vai promover a aproximação do CAU/BR e dos CAU/UF com os professores e alunos. Foi proposta ainda uma campanha contra o Ensino a Distância na área, a ser divulgada junto a uma articulação política pela qualidade do ensino. “Cursos EaD têm uma fragilidade, e temos as nossas preocupações”, disse disse o conselheiro Ricardo Mascarello (SE). “EaD e uma ferramenta, mas nossa preocupação são os cursos 100% a distância”.

 

Na área de atribuições profissionais, um Dossiê Histórico da Comissão de Harmonização Profissional vai resgatar as tratativas feitas com outros conselhos profissionais desde 2013. Outra ação será a ampliação do Colegiado Permanentes de Entidades de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/BR), para agregar outras entidades que tratam da questão de atribuições profissionais.

 

Um Plano Nacional de Comunicação do CAU/BR e CAU/UF terá como objetivo unificar as mensagens repassadas aos arquitetos e urbanistas, fortalecendo a união de instituições e de profissionais e empresas. Da mesma forma, um novo sistema de compartilhamento de informações vai incentivar a adoção de boas práticas em todo o país. “Se queremos resultados diferentes, precisamos pensar estratégias diferentes. E acho que elas estão se desenhando aqui”, afirmou a conselheira do CAU/BR Maíra Rocha Matos (RJ).

 

RELAÇÕES ENTRE CAU/BR E CAU/UF
Para os CAU/UF, propõe-se a formalização do Fórum de Presidentes e uma revisão do Fundo de Apoio aos CAU/UF, instrumento que o atendimento aos profissionais de todo o Brasil, independente de qual unidade da federação atuem. Outra ação será ajustar as regras para contribuições dos CAU/UF na elaboração das resoluções e deliberações do CAU/BR, democratizando ainda mais o processo de regulamentação do exercício profissional.

 

Os presidentes dos CAU/UF presentes apoiaram a realização do Plano de 100 Dias. “Precisamos desse processo de união para darmos vazão a tudo que temos”, afirmou a presidente do CAU/AP, Welton Barreiros. “O objetivo é o mesmo: melhorar o exercício da Arquitetura e Urbanismo, resgatar a imagem do CAU frente aos arquitetos e urbanistas”. O presidente do CAU/PI, Wellington Camarço, ressaltou a importância das ações de comunicação. “É essencial para os arquitetos e urbanistas entenderem que estamos no momento de buscar saídas”.

 

“Com os conselheiros e presidentes, queremos desenvolver uma rede de realizações previstas nesse planejamento estratégico. Nosso objetivo é trazer resultado, fazer acontecer, pois vamos cobrar e sermos cobrados no final desta gestão”, disse Nadia. “Precisamos chegar numa convergência, saber o que nos une”.

2 respostas

  1. Seguem alguns pontos que faltaram nesse planejamento de 100 dias:

    RRT:

    1- Rever sua forma original que foi uma cópia piorada do CREA, podemos ser enquanto CAU, melhor que o antigo conselho.

    2- Rever valor cobrado, diminuindo consideravelmente esse valor.

    3- Gerar ações diretas, devendo o CAU baixar os RRTs automaticamente, gerando e disponibilizando currículos dos serviços executados pelas(os) profissionais Arquitetas(os) e Urbanistas.

    Cícero Petrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

Clipping

CAU/BR realiza I Conferência Trienal de Fiscalização nos dias 27 e 28/03

Fiscalização

CAU/BR realiza I Conferência Trienal de Fiscalização nos dias 27 e 28/03 

Clipping

CAU/BR homenageia Guivaldo D’Alexandria Baptista em inesquecível cerimônia

Pular para o conteúdo