ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Nova Gestão: CAU/BR e CAU/UF planejam objetivos estratégicos para 100 dias

 

Nova Gestão do CAU/BR está definindo objetivos e metas para os primeiros 100 dias do mandato. O Conselho Diretor Ampliado do CAU/BR (composto pelos coordenadores das comissões ordinárias e especiais) promoveu a primeira reunião de planejamento estratégico, com a finalidade de apresentar resultados aos arquitetos e urbanistas já no início de 2021. Reunião realizada de forma híbrida (com participantes presenciais e online) contou com a Com a presença de representantes do Fórum de Presidentes dos CAU/UF e funcionários do CAU/BR. Foram definidos três focos principais para os primeiros 100 dias da gestão: SICCAU, diálogo institucional e fiscalização.

 

“O CAU/BR está sob nova direção. Quero celeridade, mudança e resultado. Estamos aqui para esforços coletivos que possam construir marcas de gestão”, afirmou a presidente do CAU/BR, Nadia Somekh. Ela destacou a importância da participação dos CAU/UF nas metas estratégicas nacionais. “O CAU é um só, temos que estar juntos para atacar os desafios, que são muito grandes. Este é um momento muito solene”. Com orientação do consultor Luiz Antonio Poletto, presidentes e conselheiros de todo o país detectaram os problemas mais urgentes que demandam solução imediata para os arquitetos e urbanistas.

 

Foram definidas como prioritárias ações relativas à segurança e à performance do SICCAU; à aproximação institucional do CAU/BR com o Congresso Nacional, com os CAU/UF, com os arquitetos e urbanistas e com as instituições de ensino; e à fiscalização do exercício profissional.

 

 

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO
Definidos os problemas a serem atacados, os participantes foram divididos em grupos para elaborar estratégias de abordagem. No caso do SICCAU, objetivo é atender às demandas emergenciais dos arquitetos e urbanistas, eliminando os problemas atuais. Decidiu-se realizar um diagnóstico do sistema e um novo plano de gestão, a partir da reestruturação do Centro de Serviços Compartilhados, equipe que cuida dos serviços online utilizados pelos arquitetos e urbanistas. “Precisamos aproveitar a crise para refletir e colocar o CAU numa nova plataforma de inovação tecnológica”, afirmou a 1ª vice-presidente do CAU/BR, Daniela Sarmento.

 

Na área de diálogo institucional, acordou-se em institucionalizar e regulamentar a relação do CAU/BR com o Fórum de Presidentes dos CAU/UF. A ideia é que os presidentes dos CAU/UF possam participar das comissões temáticas do CAU/BR, contribuindo com a produção de normas que regulam o exercício profissional de arquitetos e urbanistas em todo o país. Será criado ainda um grupo de trabalho para tratar das questões de harmonização profissional.

 

Para a fiscalização, as estratégias elaboradas foram: diálogo com instituições de ensino; parcerias com administradoras de condomínio; enaltecer os arquitetos e urbanistas que prestam serviços de acordo com as normas, com selo de obras e comunicação direta aos profissionais; e promover ações de valorização do RRT.

 

 

COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA
Definição das ações concretas a serem entregues aos arquitetos e urbanistas nos primeiros 100 dias da Nova Gestão do CAU/BR acontecerá entre os dias 8 e 12 de fevereiro, com novas oficinas de planejamento estratégico com a participação de conselheiros do CAU/BR e presidentes dos CAU/UF.

 

Este planejamento estratégico dos primeiros 100 dias contará com o detalhamento das ações de divulgação e comunicação. Objetivo é fazer com que os profissionais possam acompanhar o que o CAU/BR e os CAU/UF estão fazendo em favor da profissão, com ações definidas, prazos de entrega e transparência.

Uma resposta

  1. Ser atendido no CAU ultimamente anda muito difícil, estou tentando entrar em contato com o CAU de São Paulo e é praticamente impossível, ligo para o 0800 e eles não conseguem resolver com urgência, o atendimento deles é bom são bem solicitos em resolver as coisas, falei com a atendente Carol e ela foi muito simpática. Mas a questão é como trabalhar se os clientes querem o resultado com urgência e o CAU só difilculta com a demora em resolver as nossas demandas?
    Está bem nítido que esse sistema é péssimo nem o setor responsável consegue resolver!!

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