ABEA

“Novas Cidades 2021”: programação completa e currículos dos participantes

Dentro do atual cenário de isolamento social, a construção da Carta destinada aos partidos políticos e candidatos a prefeitos e vereadores,  será feita de modo integralmente digital, por meio de uma série de cinco debates online (“lives”) seguida de um balanço para a sintetização dos resultados e formulação dos encaminhamentos. Eis a programação do ciclo “Novas Cidades 2021”:

 

MESA 1 – Dia 9/7 – 18h30/20h – ARQUITETURA e SAÚDE

 

Deputada Federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC)

Enfermeira. É deputada federal por Santa Catarina e presidente da Frente Parlamentar Mista de Saúde, relatora da Comissão Externa de Enfrentamento ao coronavírus e terceira Procuradora Adjunta da Câmara dos Deputados. Foi vereadora e secretária Municipal de Saúde de Lages (RS) e de Estado em Santa Catarina. Tem especialização em Administração Hospitalar e em Recursos Humanos.

 

Simone Cynamon Cohen
Arquiteta e urbanista. É professora da Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz e líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Local: Determinantes Sociais da Saúde e Ambiente e Habitação Saudável, certificado pelo CNPq. Integra o Centro Colaborador da OPAS – Meio Ambiente e Saúde Pública. Tem especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, é doutora e mestre em Saúde Pública e tem pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo

 

Karine Santana
Sanitarista/pesquisadora na área de Saúde. É professora de Saúde Coletiva na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e na Residência Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família. Atua principalmente em políticas públicas de saúde, determinantes sociais da saúde, epidemiologia social, vigilância em saúde, saúde da população negra e educação em saúde. É doutoranda em Medicina e Saúde.

 

Gilson Rodrigues
É coordenador nacional do G10 das Favelas e líder comunitário em Paraisópolis/São Paulo. Fundou projetos esportivos e culturais, como a Orquestra e Ballet de Paraisópolis

 

 

Mesa 2 – Dia 14/7 – 18h30/20h – CIDADES SUSTENTÁVEIS

 

Deputada Federal Angela Amin (PP/Santa Catarina)
Formada em Matemática é mestre e doutora em Engenharia de Gestão do Conhecimento e professora. É deputada federal por Santa Catarina. Na Câmara dos Deputados foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e vice-presidente da Comissão de Educação. Atualmente integra as Comissões de Ciência e Tecnologia e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Foi vereadora e prefeita de Florianópolis, Santa Catarina.

 

José Júlio Ferreira Lima
Arquiteto e urbanista. É professor titular da Universidade Federal do Pará, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo dos Programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Planejamento Regional e Urbano da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Estado do Pará, em Marabá. É PhD e mestre em Arquitetura pela Oxford Brookes University, Reino Unido.

 

Philip C. Yang
Mestre em Administração Pública pela J.F. Kennedy School of Government, Harvard University. Serviu como diplomata de carreira do serviço exterior brasileiro entre 1992 e 2002. Iniciou seus estudos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e então optou pela Música, tendo se graduado pela Escola de Artes da Universidade de São Paulo (1985).Fundador do URBEM, instituição dedicada à estruturação de projetos urbanos. Contribui regularmente como articulista em vários jornais (Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Nexo e Estadão) e outros veículos visando à sensibilização do grande público a temas atinentes a cidades e desenvolvimento urbano.

 

Carmen Silva Ferreira
É líder do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC) de São Paulo, conselheira estadual de Habitação da Cidade de São Paulo e ativista pelo direito à cidade. Foi conselheira municipal de Habitação e coordenadora do Conselho Participativo da Região da Sé. Seu trabalho promoveu a retirada de mais de 3 mil pessoas de moradias precárias e debaixo de viadutos, promovendo inclusão social, acesso à saúde, educação e cultura.

 

 

MESA 3 – Dia 16/7 – 18h30/20h
GOVERNANÇA e FINANCIAMENTO

 

Deputado Federal Joaquim Passarinho (PSD/PA)
Arquiteto e urbanista. É deputado federal pelo Pará. Na Câmara dos Deputados foi membro das Comissões Permanentes de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Minas e Energia, bem como da Comissão Especial que analisou as 10 Medidas contra a Corrupção, entre outras. Foi vereador e deputado estadual por Belém/Pará e secretário Estadual de Obras Públicas de Belém.

 

Fernando de Melo Franco
Arquiteto e urbanista. É conselheiro do CAU/SP, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie e consultor especialista Urbano do Banco Mundial, com trabalhos na América Latina e África. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo e diretor do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole. É doutor em Arquitetura e Urbanismo.

 

Cláudio Bernardes
Engenheiro civil. É presidente da Ingai Incorporadora S/A e do Conselho Consultivo do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi/SP), entidade que também presidiu. É escritor e colunista do jornal Folha de São Paulo.

 

Pâmela Carvalho
Educadora, historiadora, gestora cultural, comunicadora e pesquisadora ativista das relações raciais e de gênero e dos direitos de populações de favelas. É coordenadora do Eixo “Arte, Cultura, Memórias e Identidades” na Redes de Desenvolvimento da Maré e fundadora do Quilombo Etu. É moradora do Parque União (Conjunto de Favelas da Maré). É mestre em Educação.

 

MESA 4 – Dia 21/7 – 18h30/20h

PAISAGEM e PATRIMÔNIO

 

Deputado Federal Edmilson Rodrigues (PSOL/Pará)
Arquiteto e urbanista e professor. É deputado federal pelo Pará. Foi prefeito de Belém e deputado estadual. É doutor em Geografia Humana e mestre em Planejamento do Desenvolvimento. Na Câmara dos Deputados integrou as Comissões de Desenvolvimento Urbano, de Legislação Participativa, de Educação, de Integração Nacional, entre outras.

 

Luciana Saboia

Arquiteta e urbanista. É coordenadora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. É pesquisadora PQ2 do CNPq e pesquisadora associada ao Laboratoire Infrastructure, Architecture, Territoire – LIAT, École nationale supérieure darchitecture Paris-Malaquais e no LOCI da Universidade Católica de Louvain, Bégica. Foi pesquisadora visitante para estudos de pós-doutorado no Office for Urbanization da Harvard Graduate School of Design, em Cambridge/EUA.

 

Andrey Rosenthal Schlee

Arquiteto e urbanista. É professor da Universidade de Brasília (UnB). Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) e do Sistema de Acreditação do Mercosul. Foi diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN e coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES.

 

Chirley Pankará

Educadora e ativista do momento indígena. É codeputada estadual pelo Mandato Coletivo da Bancada Ativista PSOL/SP na Assembleia Legislativa de São Paulo. É e doutoranda em Antropologia Social.

 

 

MESA 5 – Dia 23/7 – 18h30/20h

MOBILIDADE e INCLUSÃO

 

Deputado Federal Gustavo Fruet (PDT/PR)

Advogado. É deputado federal pelo Paraná. Foi vereador e prefeito de Curitiba. Na Câmara dos Deputados é membro das Subcomissões de Habitação, de Mobilidade Urbana, sobre Cidades Inteligentes, da Comissão Especial de Startups, entre outras. É doutor em Direito das Relações Sociais e mestre em Direito Público.

 

Letícia Bortolon

Arquiteta e urbanista. É gerente de Políticas Públicas do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) e trabalha com a articulação de atores de organizações da sociedade civil, dos setores público, privado e academia, sobretudo para a pesquisa, desenvolvimento e adoção de indicadores de mobilidade sensíveis às variáveis de gênero, raça e renda. É especialista em Direito Urbanístico.

 

Martha Lúcia Gutierrez
Advogada. É secretária-geral da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados para a Mobilidade Urbana – SIMUS (Colômbia). Foi promotora e organizadora da Cúpula das Cidades Líderes em Mobilidade Urbana Sustentável da América Latina, realizada em Lima, Peru, em 2014. Dirigiu Projetos de Mobilidade Urbana e Mudança Climática em coordenação com o Banco Mundial, ONU-Habitat, Cooperação Suíça, Organização Pan-Americana da Saúde, Instituto Wuppertal de Clima, Meio Ambiente e Energia da Alemanha, Corporação Andina de Desenvolvimento CAF e com o Instituto do Ar Limpo, entre outros.

 

Henrique Silveira
Geógrafo. É coordenador executivo da ONG Casa Fluminense, que atua na construção de políticas públicas na metrópole do Rio de Janeiro. É mestre em Comunicação e Cultura. Trabalhou como analista de Responsabilidade Social do SESC-Rio; como gestor local do Programa UPP Social, do Instituto Pereira Passos (IPP) e no IBGE, como supervisor do Censo 2010. Suas principais áreas de interesse são desenvolvimento urbano, desigualdades e participação social.

 

MESA 6 – Dia 28/7 – 18h30/20h
LIVE CONCLUSIVA – CARTA AOS CANDIDATOS

POR UM PROJETO DE CIDADES PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES 

 

Luciano Guimarães

Arquiteto e urbanista, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para o triênio 2018-2020, foi presidente do CAU/CE 2012 e 2014 e conselheiro federal suplente entre 2015 e 2017.  Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará em 1973.  Especialização em Patrimônio Histórico pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1974. Especialização em Planejamento Local e Desenvolvimento Regional pela Universitat de Barcelona, Espanha, de 2004 a 2006.

 

Luciana Schenk

Arquiteta e urbanista, presidente da Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas (ABAP), gestão 2018-2020. Professora doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU – USP). Professora do Programa de Pós Graduação, IAU – USP. Co-líder do Grupo de Pesquisa YBY – Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Co-líder do Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos (GTPU). Colaboradora da rede QUAPÁ-SEL, Quadro do Paisagismo no Brasil e de Projeto Temático com apoios FAPESP e CNPq.

 

Carlos Eduardo Nunes-Ferreira

Arquiteto e urbanista, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Doutor em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Crítica de Arquitetura e Design pela Parsons School of Design/The New School for Social Research. Coordenador do DOCOMOMO  (Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement) Rio e Conselheiro do Instituto Niemeyer.  Docente desde 1992, atua hoje no Centro Universitário IBMR e na Universidade Veiga de Almeida, onde já foi Reitor. É autor do livro “Barra da Tijuca, o presente do futuro”.

 

 

Paulo Lisboa

Arquiteto e urbanista,  coordenador adjunto do CEAU (Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas). Formado pela Universidade Mackenzie e com pós-graduação em negócios imobiliários. É sócio diretor da Paulo Lisboa Arquitetura, escritório com centenas de projetos habitacionais, corporativos e urbanísticos desenvolvidos e   implantados. Vice-presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA-BR), foi membro titular do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) e da Câmara Técnica Legislação Urbanística (CTLU) da Prefeitura de São Paulo. É Conselheiro Fundador e Coordenador do Comitê de Projetos do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS)) e conselheiro suplente no CAU/SP.

 

 

Eleonora Lisboa Mascia

Arquiteta e urbanista, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) para o triênio 2020-2022. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998. Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas – Faculdade de Tecnologia e Ciência ,  Salvador(2002-2004). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da  Universidade Federal da Bahia  (2010-2012) . Ingressou em 04/04/2000 na carreira profissional da Caixa Econômica Federal, onde hoje está como coordenadora técnica da Gerência de Habitação, em Salvador.

 

Nivaldo Andrade

Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), foi presidente do IAB-BA no triênio 2012 – 2014. Arquiteto e doutor em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia,  professor e membro dos Colegiados do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA. Recebeu o Primeiro lugar no Prêmio Caixa-IAB 2006 – Concurso Nacional de Ideias e Soluções para a Habitação Social no Brasil; 3º lugar no 1º Prêmio de Arquitetura Akzo Nobel para obras construídas de jovens arquitetos brasileiros. 

 

Francieli Franceschini Schallenberger

Integra a diretoria da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), desde 2018, sendo esta a segunda gestão como parte da Diretoria Geral.  Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, membro da gestão do Diretório Acadêmico (DAArq), já fez parte de projetos de pesquisa e extensão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 respostas

  1. Não havendo inscrição, haverá certificado!?

  2. Poderiam convidar deputados com pensamento mais liberal e de livre mercado. Diversidade de pensamento enriquece o debate.

    1. Ítalo, não haverá inscrição prévia. Acompanhe o debate pelo Facebook do CAU/BR ou pelo canal do UOL no Youtube. Dia 9/7, a partir das 18h30.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo