CAU/BR

NOVO VENCIMENTO DA ANUIDADE 2020: ALTERNATIVAS DE NEGOCIAÇÃO

Conforme informado dia 23 de março, em virtude dos impactos econômicos da pandemia do COVID-19, o Conselho Diretor do CAU/BR decidiu por adiar o vencimento da anuidade 2020 para 31 de julho, para profissionais e empresas, sem a cobrança de encargos ou multas. O prazo limite anterior era 31 de maio.

 

A medida abrange tanto os profissionais e empresas que ainda não emitiram boletos quanto os que optaram pelo parcelamento.

 

Veja abaixo quais são os três tipos de casos e os procedimentos a seguir a partir de amanhã, dia 26 de março, quinta-feira. 

 

NÃO HOUVE EMISSÃO DE BOLETOS

Os profissionais e empresas que ainda não emitiram seus boletos de 2020 poderão optar pelo pagamento integral em 31 de julho, sem encargos ou multas. A opção tem que ser feita pelo SICCAU.

 

JÁ HOUVE EMISSÃO DE BOLETOS

Os profissionais e empresas que já emitiram seus boletos de 2020 poderão igualmente optar pelo pagamento em parcela única com vencimento para 31 de julho, sem encargos ou multas. A opção igualmente tem que ser feita pelo SICCAU.

 

BOLETOS EM ATRASO

Para aqueles profissionais e empresas que já possuem boleto de 2020 emitidos, mas que estão em atraso, as alternativas são igualmente duas:

  1. Optar por um novo parcelamento. Bastará que atualizem seus boletos no SICCAU. Dessa forma, serão gerados novos boletos com a nova data de vencimento prorrogada em 60 dias, sem encargos ou juros.
  2. Optar pelo pagamento integral até 31 de julho, o que pode ser solicitado via SICCAU.

 

COMO ATUALIZAR BOLETOS

Para atualizar boletos vencidos, o profissional ou empresa deve clicar no menu FINANCEIRO > ANUIDADE, clicar no botão “Visualizar Pagamentos” e clicar no botão “Atualizar boleto(s)”, conforme tutorial publicado no Manual da Área de Serviços.

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Para mais informações, o profissional ou empresa deve entrar em contato telefônico com o CAU/UF de seu Estado ou UF, ou com a Central de Atendimento, que funciona de segunda a sexta, das 9 h às 19 h. Fones 0800 883 0113 (ligação gratuita) ou 4007 2613. Há também o atendimento online.

 

(Texto atualizado em 05/05/20)

MAIS SOBRE: CAU/BR CAU/UF

48 respostas

  1. Gostaria de saber se estas medidas também valem para o parcelamento de anuidades anteriores e que estão em andamento.

  2. Tenho só uma anuidade em atraso, seria possível não cobrar encargos e multas? Quem fica com mais de 2 anuidades em atraso tem mais benefícios.

  3. Seria importante o CAU não cobrar mensalidade esse ano, o que acham?
    Quem já pagou fica valendo para 2021…
    Se o CAU realmente quer o bem dos arquitetos do pais ele toma essa atitude.

    1. Concordo com o colega. Acho prudente o CAU analisar pelo menos considerar alguma porcentagem do valor pago em 2020, como um desconto para a anuidade de 2021. Além de não estamos trabalhando e ganhando dinheiro, não estamos utilizando os serviços do CAU por um tempo considerável.
      Seria muito bom ter essa notícia.

  4. Boa tarde
    O Crea colocou prazos mais esticados…tudo a partir de setembro de 2020. O CAU não deveria seguir a mesma toada

  5. Boa tarde, gostaria de saber como providencio uma certidão negativa de débitos junto ao conselho!
    Grata
    Lenice Ribeiro

  6. Seria importante o CAU não cobrar mensalidade esse ano, o que acham?
    Quem já pagou fica valendo para 2021…
    Se o CAU realmente quer o bem dos arquitetos do pais ele toma essa atitude.

    1. Concordo com o colega do RJ.
      Quem sabe o CAU não considera isentar (a todos da anuidade 2020? Quem já pagou ficaria com credito do valor pago, para 2021.
      Muitos de nós não estamos tendo sequer trabalho, outros estão tendo que negociar com os clientes o recebimento de honorarios.
      Seria uma forma de amenizar os efeitos da pandemia.

    2. Está tudo parado. Este ano praticamente sem trabalho. E para piorar, segue a famigerada concorrência desleal dos engenheiros e técnicos de edificações que (também)podem assinar projetos.
      Outro detalhe que pouco vem à tona, mas quem está no front de trabalho, vê, sente e sofre isso: o brasileiro não sabe enxergar e entender a diferença entre arquiteto e engenheiro. Isso vem desde sempre. A opinião corrente é que arquiteto é para gente rica e não para suprir os projetos menores ou populares.
      Isto é uma questão de educação. Nos países vizinhos do pampa, Uruguay e Argentina, esta ignorância termina e tudo vai para o seu devido lugar.

  7. O Cau poderia parcelar o valor, pois essa taxa única em julho fica pesado para todos, principalmente nesse momento de dificuldade que estamos passando. Empresas demitindo ou reduzindo salario.Em salvador-ba obras e reformas foram suspensas. O Cau precisa dar um apoio maior aos seus profissionais credenciados.

  8. Estamos vivendo um momento extremamente difícil para todos. A questão do trabalho chegou num ponto insustentável. Sem o desejo de continuar esta análise, acredito ser atitude importante do CAU mostrar seu aporte financeiro e verificar se é importante que a anuidade 2020 seja paga. Estamos num barco que não poderá afundar e deverá conduzir seus tripulantes para um porto seguro. Pensemos o que os arquitetos poderão fazer por um Brasil democrático.

    Cícero Christófaro
    arquiteto paisagista

    1. Cícero, o CAU/BR aprovou sete deliberações promulgadas ad referendum pelo presidente, que tratam de ações emergenciais visando amenizar os impactos econômicos da pandemia. Entre elas, o adiamento por 60 dias das parcelas da Anuidade 2020 e do Programa de Refinanciamento de Débitos (REFIS). “Fizemos esse primeiro momento de adiamento, mas também criando as condições para que se pense numa proposta alternativa, após a análise do que ocorrer nos meses de abril e maio”, disse Luciano.

      Também foi aprovada proposta de contenção de gastos do CAU/BR em 2020. Houve um corte de 13% do orçamento previsto para os meses de abril a dezembro, e um contingenciamento da ordem de mais 30%. Saiba mais em https://caubr.gov.br/confira-principais-decisoes-da-100a-reuniao-plenaria-ordinaria-do-cau-br/

  9. Eu acho que se a pessoa já não conseguiu pagar parcelado, pior ainda será pra ela pagar em parcela única até 31 de julho. E esse problema se potencializa ainda mais com a ocorrência da pandemia que tem deixado muita gente desempregada e/ou sem clientes. Achei ótima a ideia dos colegas de isentar de pagamento de anuidade para o ano de 2020 pra quem ainda não conseguiu pagar, jogando pra 2020 a isenção dos que já pagaram. Ou que pelo menos fosse dado um bom desconto para todos pelas dificuldades que estamos atravessando.

  10. achei muito sem senso uma medida que limita o parcelamento da aunidade em uma única parcela para quem não gerou boleto, esperando uma melhora no seu caixa pessoal, ao fazer isso, o conselho não ajuda nem aos profissionais e nem o próprio caixa

  11. O CAU precisa rever o sistema de preenchimento de RRT, no CREA antes da separação das Instituições e até hoje é possível incluir várias atividades técnicas em uma UNICA A.R.T., o sistema C.A.U. não permite, fazendo com que tenhamos que PAGAR duas ou mais RRTs e com valor muito superior…..isso não é certo!!!!!!!1

  12. Acredito que o cau deveria se solidarizar com os profissionais e reduzir o valor da anuidade de 2020, pois mesmo em julho este valor será pesado para ser pago, visto a nossa atual situação mundial e nacional.

  13. É ilusão achar que o conselho vai retirar a anuidade em 2020. Mas admiro quem ainda tem força de vontade pra questionar. O conselho deveria enxugar a máquina administrativa: gastos e salários, mas infelizmente só pensam em si. Lamentável

    1. Noah, o CAU/BR aprovou sete deliberações promulgadas ad referendum pelo presidente, que tratam de ações emergenciais visando amenizar os impactos econômicos da pandemia. Entre elas, o adiamento por 60 dias das parcelas da Anuidade 2020 e do Programa de Refinanciamento de Débitos (REFIS). “Fizemos esse primeiro momento de adiamento, mas também criando as condições para que se pense numa proposta alternativa, após a análise do que ocorrer nos meses de abril e maio”, disse Luciano.

      Também foi aprovada proposta de contenção de gastos do CAU/BR em 2020. Houve um corte de 13% do orçamento previsto para os meses de abril a dezembro, e um contingenciamento da ordem de mais 30%. Saiba mais em https://caubr.gov.br/confira-principais-decisoes-da-100a-reuniao-plenaria-ordinaria-do-cau-br/

  14. Se o CAU buscar meu cadastro irá verificar que o número de RRT’s emitidas neste período foi irrisório… Tenho parcelamento e agora a nova anuidade… Esperava que o CAU viesse para nos ajudar mas o que temos é mais do mesmo… CREA.

    1. Antônio, o CAU/BR e os CAU/UF existem desde 2011, tendo criado o SICCAU, Tabela de Honorários, Código de Ética, Resolução sobre Direitos Autorais, Resolução sobre Atividades Privativas de Arquitetos e Urbanistas, Site Ache um Arquiteto, desenvolveu campanhas nacionais de valorização profissional e têm lutado no Congresso Nacional pelo planejamento correto de nossas cidades, entre outras ações. O CAU/BR promove ainda diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

      Os CAU/UF destinam 2% de seus orçamentos para apoiar projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social em todo o Brasil. Como esse financiamento, arquitetos e urbanistas têm resgatado um direito fundamental do cidadão. Assim como saúde e educação, trata-se da qualidade de vida da população, garantida pela Lei 11.888/2008. Saiba mais em https://caubr.gov.br/athis

      Informamos ainda que o CAU/BR possui uma intensa atuação junto ao Congresso Nacional, com acompanhamento diário dos projetos de lei em tramitação e diálogo permanente com deputados e senadores. Todos os anos, o CAU/BR realiza um Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo em Brasília, com a participação de arquitetos e parlamentares. Veja em https://caubr.gov.br/seminariolegislativo

      Além disso, o CAU/BR tem promovido diversas campanhas nacionais e de grande alcance pela valorização profissional. Em dezembro de 2019, a campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 90 milhões de pessoas. A campanha do Dia do Arquiteto é realizada todos os anos desde 2013, sempre em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://caubr.gov.br/todos

      O programa Arquitetura para a Vida, produzido pelo CAU/BR, está sendo transmitido três vezes por semana, em rede nacional nas rádios CBN e BandNews. Veja em https://caubr.gov.br/vida/

      Essas ações de valorização da profissão tem ajudado o crescimento do mercado de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Em 2018, os profissionais registrados no CAU realizaram 5,4% mais atividades que no ano anterior. Os estados que mais contribuíram para o crescimento do mercado foram São Paulo – 9% mais atividades – e Santa Catarina – 7% mais atividades.

      Destaque-se o crescimento cada vez maior das atividades ligadas à Execução de Obras: houve um crescimento de 6,3% em 2018 – o que representa 30.000 execuções de obras a mais que no ano anterior. Em 2017, esse tipo de atividade também cresceu mais que 6% – o dobro da média nacional naquele ano.

      Confira essas e muitas outras informações no Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019.

      https://caubr.gov.br/anuario2019/

      Os CAU/UF realizam ainda ações de fiscalização, de apoio às prefeituras e orientação dos profissionais recém-formados. Existem ainda uma série de benefícios, como planos de saúde, desconto em softwares BIM e financiamento de projetos. Você pode conferir todos em https://caubr.gov.br/indice-beneficios/

      Lembramos que o CAU é de todos os arquitetos e urbanistas. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 e 4007-2613

  15. Acho que só o CAU não enxerga que com esta pandemia piorou a situação para muitos arquitetos. Muitos com contratos cancelados com os cliente, outros tendo que renegociar (muitas vezes pra menos, pq até para o cliente a situação complicou)… Aí vem o CAU falar de pagamento de anuidade. Não vi até agora o que melhorou e/ou ajudou para os arquitetos, nem antes e nem depois da pandemia.
    Temos que pagar CAU, temos que pagar RRT… aff!!!

  16. Deveria haver um desconto esse ano de 2020 no mínimo proporcional aos meses de pandemia. Todos estamos prejudicados e com as contas em atraso, arquitetos e clientes…

  17. Inacreditável a posição irredutível do CAU em não reduzir o valor da anuidade, proponho nós arquitetos criamos um movimento contra o CAU. Eles não sabem que mesmo depois da pandemia vamos entrar numa recessão profunda e eles sabem que arquitetura só vai bem quando a economia vai bem. O que tava ruim, já ta pior e vai ficar muita mais critico. Proponho movimento grande mesmo de quem tenha condições em apoio a quem não tenha, PARA NÃO PAGAREM A ANUIDADE! Parcelar é só aumentar divida. Falta de compaixão incrível do CAU. Que Deus tenha piedade de todos. Principalmente dos impiedosos.

  18. Ano passado morei fora do país e tentei pausar meu registro sem sucesso. Cheguei a mandar e-mail à ouvidoria ( já que o chat não funciona) e não obtive resposta também. Agora além do débito do ano de 2020 com a pandemia eu tenho a preocupação da anuidade de 2019. Eu tenho todos os comprovantes de passagens, matricula de faculdade e uso de hospitais que provam que eu estava morando em outro país. Mas quando entrei em contato com o conselho eu deveria ter pausado antes. Agora com um bebê amamentando e um pai internado precisando de transplante eu preciso gastar meu tempo implorando pra que o justo seja corrigido.

  19. INFELIZMENTE ME SINTO FRUSTRADO JÁ QUE QUANDO CRIARAM O CAU A PROMESSA ERA DIMINUIR A ANUIDADE, O QUE NÃO ACONTECEU NÃO DEVERIA NEM EXISTIR ANUIDADE, JÁ QUE TODO SERVIÇO E COBRADO A RRT.
    ME SINTO SENDO BITRIBUTADO ( PAGANDO DUAS VEZES).
    POREM NADA MUDA ENTRA ANO E SAI ANO A MAQUINA SÓ ENGORDA SEM PRESTAR UM BOM SERVIÇO.
    DEVERIA NOS ENVIAR TODOS OS ANOS A PRESTAÇÃO DE CONTA PARA NOSSO E-MAIL JUSTIFICANDO O QUE FIZERAM COM NOSSA CONTRIBUIÇÃO.
    QUANTO GANHA CADA PESSOA QUE TRABALHA E TODOS OS DETALHES.
    E PRINCIPALMENTE A ARRECADAÇÃO.
    VAMOS LEMBRAR NAS ELEIÇÕES

    1. Alex, todas as informações estão disponíveis nos Portais de Transparência do CAU/BR e dos CAU/UF, basta acessar os respectivos sites e clicar na aba “transparência”. Esse trabalho, inclusive, foi considerado como referência nacional pelo Tribunal de Contas da União (TCU), conforme escrito no Acórdão AC-0096-02/16-P do TCU, de 27/01/16.

      Destacamos ainda que o valor da Anuidade é definido pela Lei 12.378/2010.

  20. Acredito que o CAU, nesse momento, deveria se sensibilizar mais com a situação momentânea e, ao menos, dar um prazo maior para pagamento da anuidade ou, numa hipótese mais realista relacionada à crise sanitária e econômica atual, suspender a cobrança de anuidade de 2020. Para aqueles que já pagaram, valeria um abatimento em 2021.

  21. Acho um tremendo absurdo que o CAU não tenha facilitado em nada sobre os pagamentos da anuidade, o máximo que fizeram foi estender ate 31 de Julho sem direito a parcelar.Esse país tá cada dia pior, infelizmente só querem nos ferrar ainda mais.E no momento tão difícil como esse somos obrigados a tirar dinheiro de onde não tem.

  22. O CAU poderia ter um pouco de sensibilidade e cancelar a anuidade de PESSOA JURÍDICA nesse momento tão delicado. Não houve um mínimo de redução nos valores nesse ano, quando todos estão ganhando menos e renegociando contratos. Muitos estão fechando suas empresas!
    O mínimo que poderiam fazer é ajudar para que empresas não sejam fechadas. Já pagamos anuidade de pessoa física e ainda somos obrigados a pagar a anuidade de PJ, quando estão todos no meio de um caos, desesperados. Ainda temos que pagar as RRTs que emitimos.
    Imaginem a situação de quem quer abrir sua empresa de arquitetura. Vocês excluem qualquer coragem e possibilidade para o crescimento do profissional. Ficam todos na informalidade sem conseguir crescer.
    PRECISAMOS DE INCENTIVO, ESTÍMULO. Vocês estão impedindo carreiras, não percebem isso? É frustrante demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

CAU/BR

Cebraspe divulga resultado final do concurso CAU/BR

CAU/BR

CAU/BR confirma participação no Encontro Nacional da Indústria da Construção da CBIC

Pular para o conteúdo