CIALP

Odilo Almeida, ex-presidente do CAU/CE, é eleito conselheiro do CIALP

Por unanimidade dos participantes do 153º Encontro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (COSU-IAB), realizado no último dia 20/01, em Brasília, o arquiteto e urbanista Odilo Almeida foi eleito conselheiro internacional brasileiro no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).
 
Odilo Almeida (esq.), eleito conselheiro do CIALP (Foto: IAB)
Odilo Almeida (esq.), eleito conselheiro do CIALP (Foto: IAB)
 
O CIALP é formado por representantes da Ordem dos Arquitectos de Angola, do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Ordem dos Arquitectos de Cabo-Verde, da Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (União Indiana), da União dos Arquitectos da Guiné-Bissau, da Associação dos Arquitectos de Macau (República Popular da China), da Associação Moçambicana de Arquitectos e da Ordem dos Arquitectos de Portugal. Como membro observador, o CIALP conta com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).
 
O CIALP tem como objetivo integrar as ações dos arquitetos dos países de língua portuguesa – sexta língua mais falada em um mundo com mais de 8.500 idiomas -, promover o intercâmbio cultural, tecnológico e normativo entre países dos quatro continentes onde o idioma é falado, bem como lutar no plano internacional pela valorização da arquitetura dos países membros.  
 
“Em 2014, quando presidi o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado em Fortaleza, tive a oportunidade de me relacionar com os conselheiros internacionais do CIALP, que estiveram presentes no lançamento das Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, publicação aprovada pelo CAU/BR da qual fui relator e coordenador entre 2009 e 2014. A partir de então, em 2016, fui convidado para proferir palestras sobre honorários e escopos de projetos em Portugal, Cabo Verde e Angola. Agora, como membro do Conselho Internacional, irei propor a retomada dessa pauta de interesse dos arquitetos em todo o mundo, dentre os importantes temas em nível internacional que iremos tratar naquele Conselho”, afirmou Odilo Almeida.
 

Sobre o eleito

 
Odilo Almeida tem 54 anos, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, foi presidente do IAB/CE, vice-presidente nacional do IAB (Nordeste) e presidente do CAU/CE. Atualmente é conselheiro nacional do IAB pelo Ceará, membro da Direção Nacional do IAB e da Direção do IAB-CE.
 

COSU

 
O Conselho Superior (COSU) é a instância máxima deliberativa do IAB, que já se reúnea há mais de 65 anos e conta com cerca de 130 membros representantes do IAB nos estados. Representaram o Ceará no 153º COSU os conselheiros Campelo Costa e Odilo Almeida.
 
 
Fonte: IAB-CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

Nadia Somekh, ex-presidente do CAU/BR, visita sede da União Internacional de Arquitetos em Paris

ENTIDADES DE ARQUITETURA

Representantes dos arquitetos e urbanistas publicam posicionamento diante da tragédia provocada pela mineração em Maceió

Relações Internacionais

Acordo Brasil/Alemanha promove regulamentação, mobilidade profissional e sustentabilidade na arquitetura

Mobilidade profissional

Acordo de reciprocidade permite que profissionais de arquitetura trabalhem em Portugal. Conheça as regras

Pular para o conteúdo