ATENDIMENTO E SERVIÇOS

ONU-Habitat contrata consultor para estudo sobre energia e mobilidade

 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Agência de Energia Sueca estão desenvolvendo um sistema de transporte não-dependente de energias fósseis. O objetivo é aumentar a eficiência energética como um todo, potencializando a resiliência urbana e mitigando os impactos das mudanças climáticas. Os países contemplados no projeto são: Índia, Indonésia, China, África do Sul, Brasil e México. No Brasil, as cidades selecionadas foram Maceió, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

Procura-se um consultor no Brasil, com formação em Arquitetura e Urbanismo, Engenheria, Ciências Sociais, Administração ou áreas correlatas para atuar no projeto. É necessário um mínimo de cinco anos de experiência relevante nos campos da energia urbana, mobilidade, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, gestão ambiental ou similar; experiência extensa e comprovada na produção de relatórios de viabilidade, avaliação ou recomendação de políticas, com exemplos de relatórios anteriores que devem ser enviados juntamente com a carta de interesse. Requisita-se inglês fluente e há preferência por candidatos pós-graduados com mestrado ou doutorado.

 

Clique aqui para acessar as informações da vaga

O consultor assumirá a liderança na avaliação da viabilidade de implementar um programa de inovação em energia e mobilidade urbana, através de uma abordagem de integração com o planejamento urbano, e preparar um relatório nacional final. O relatório nacional de viabilidade conterá o seguinte:

 

Pesquisa de mercado: o consultor realizará pesquisas de mercado relacionadas aos setores de energia, transporte, planejamento urbano, inovação e tecnologia no país. Ele/ela também investigará o interesse do governo local, regional e nacional em participar de processos de inovação baseados em desafios.

 

Identificar parceiros locais: identificar e construir uma rede de instituições governamentais locais, regionais e nacionais, empresas privadas, centros de inovação e outras organizações que a ONU-Habitat, o SISP e a Agência Sueca da Energia possam trabalhar para implementar o programa de inovação baseado em desafios. O consultor promoverá a participação e o buy-in de potenciais parceiros no projeto.

 

Mobilização de recursos: identificar possíveis financiadores locais para o programa completo, incluindo o co-financiamento dos governos locais e contribuições do setor privado, doadores e fundos nacionais. 

 

Recomendações para o programa completo: uma recomendação clara sobre como preparar uma metodologia de inovação baseada em desafios adequadamente adaptada ao contexto do país e da cidade. Fornecer recomendações sobre como produzir materiais de comunicação relevantes localmente.

 

Foto: Sede da ONU-Habitat em Nairóbi, no Quênia. 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

Pular para o conteúdo