RECENTES

Papel do arquiteto é melhorar a vida da população, afirma Nadia Somekh

O CAU Brasil deve acolher as demandas dos arquitetos que estão com o trabalho precário e guiar suas ações com base na coletividade até o final da atual gestão, em 2023. A afirmação foi feita pela presidente Nadia Somekh em entrevista ao jornalista Raul Juste Lores, um dos mais importantes formadores de opinião sobre urbanismo no Brasil, durante o Podcast “São Paulo nas Alturas”.

 

“A gente quer resultado, dar uma característica mais social para o nosso conselho de arquitetura” disse a presidente, que se declarou animada com a oportunidade de construir uma gestão participativa. “Neste momento tão desalentador, a gente precisa achar ilhas de encantamento e eu tenho a esperança de trazer contemporaneidade para a usual burocracia dos conselhos”, afirmou.

 

Primeira mulher a presidir o CAU Brasil, Nadia Somekh afirmou que deseja deixar ainda outras marcas à frente da autarquia: a do enfrentamento ao déficit habitacional a partir da valorização do profissional arquiteto. “Nós temos 25 milhões de moradias insalubres no nosso país e 1/3 das cidades precárias. 40 milhões de moradias precisam ser construídas nos próximos anos. Esse quadro nos leva a procurar melhorar a vida da população” afirmou, lembrando o desafio de tornar efetiva a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (11.888/2008).

 

A estratégia do CAU Brasil para colocar os arquitetos na centralidade da solução passa por articular, em apoio com os CAU/UF, parceria com gestores públicos, governos de estado, municípios e movimentos sociais, apontou Nadia. Segundo a presidente, se 85% das edificações são feitas sem arquiteto e sem engenheiro – conforme apontou a pesquisa CAU/BR Datafolha – é por que a população brasileira desconhece a relevância da arquitetura. “Vamos fazer depois uma sensibilização dos gestores, e no congresso UIA 2021, que vai acontecer em julho, nós vamos apresentar esse nosso primeiro passo para conseguir primeiro sensibilizar a população”, informou.

 

Questionada sobre a contribuição dos arquitetos e urbanistas em organizações coletivas capazes de interagir com a agenda urbana brasileira, Nadia citou o exemplo do núcleo BR Cidades, fomentado pela arquiteta Erminia Maricato. Organizado em diversos municípios, este fórum amplo propõe ações convergentes para a construção de cidades mais justas e sustentáveis. “A melhoria das cidades depende não só do Governo Federal, dos governos estaduais e municipais, mas depende da população. Então, ela (Ermínia Maricato) teve esta sensibilidade e ajudou a criar essa rede para refletir sobre as transformações e as políticas públicas, as políticas urbanas”.

 

 

Na entrevista, a presidente voltou a apontar o aprimoramento do SICCAU como prioridade dos primeiros meses da gestão e falou sobre a necessidade de qualificar a formação em

arquitetura e urbanismo. Segundo Nadia, é preciso que os arquitetos entendam o contexto em que irão atuar. “A gente tem que formar arquitetos que atendam as necessidades do país, não só pensem em fazer arquitetura para a elite” disse a presidente.

 

A arquiteta também falou sobre a importância do patrimônio no contexto urbano. “O patrimônio é presente e futuro, é a base do futuro, é a nossa memória. Portanto, podemos fazer intervenções contemporâneas. Não basta só restaurar”, opinou.

 

Questionada sobre como os arquitetos podem contribuir com a visibilidade da profissão, Nadia Somekh conclamou os colegas a fortalecerem o fazer em arquitetura a partir do cotidiano. “Mobilizem- se e façam boas arquiteturas, de qualidade e se responsabilizem por aquilo que fazem”. E acrescentou: “Nós temos que fazer essa corrente, esse exército de 200 mil arquitetos tem que mostrar para a população brasileira o quanto nós somos necessário o quanto precisam do nosso ofício nesse país”, finalizou a presidente.

 

 

Sobre o podcast

 

O podcast São Paulo nas Alturas é produzido e apresentado pelo jornalista Raul Juste Lores, ex-correspondente da Folha de São Paulo em Washington, Nova York, Pequim e Buenos Aires. No podcast, Lores recebe convidados para tratar de temas ligados à arquitetura, urbanismo e qualidade de vida nas cidades. O jornalista também é autor do livro São Paulo nas Alturas e também de uma série homônima disponível no youtube. Assista aqui

 

A entrevista completa está no player abaixo.

 

Ouça no Spotify

MAIS SOBRE: RECENTES

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo