CEAU

Patrimônio natural e cultural e paisagem das cidades são temas de “live”

Como valorizar e preservar a história que traduz a origem e o desenvolvimento das nossas cidades? As paisagens urbanas e rurais são sustentáveis? Esses são os focos da “live” “Paisagem e Patrimônio” que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoverá na terça-feira, 21 de julho, em conjunto com outras seis entidades que congregam arquitetos e urbanistas do país. O debate online faz parte do ciclo de seis “lives” denominado “Novas Cidades 2021”. O objetivo é colher subsídios para a elaboração de “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”.

 

 

O debate será realizado a partir das 18h30, com duração de uma hora e meia. A transmissão ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR (uma delas o Facebook) e pelo portal UOL (canal ECOA), que apoia a iniciativa.  A jornalista Cristina Serra fará a mediação.

 

Participarão da “live”:


Deputado Federal Edmilson Rodrigues (PSOL/Pará)
Arquiteto e urbanista e professor. É deputado federal pelo Pará. Foi prefeito de Belém e deputado estadual. É doutor em Geografia Humana e mestre em Planejamento do Desenvolvimento. Na Câmara dos Deputados integrou as Comissões de Desenvolvimento Urbano, de Legislação Participativa, de Educação, de Integração Nacional, entre outras.

 

Luciana Saboia
Arquiteta e urbanista. É coordenadora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. É pesquisadora PQ2 do CNPq e pesquisadora associada ao Laboratoire Infrastructure, Architecture, Territoire – LIAT, École Nationale Supérieure Darchitecture Paris-Malaquais e no LOCI da Universidade Católica de Louvan, Bélgica. Foi pesquisadora visitante para estudos de pós-doutorado no Office for Urbanization da Harvard Graduate School of Design, em Cambridge/EUA.

 

Andrey Rosenthal Schlee
Arquiteto e urbanista. É professor da Universidade de Brasília. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) e do Sistema de Acreditação do Mercosul. Foi diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN e coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES.

 

Chirley Pankará
Educadora e ativista do movimento indígena. É codeputada estadual pelo Mandato Coletivo da Bancada Ativista PSOL/SP na Assembleia Legislativa de São Paulo. É doutoranda em Antropologia Social.

 

 

Além do CAU/BR, promovem o ciclo o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), a FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), a ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), a ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas) e a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), componentes do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas).

 

Para garantir a eficácia das políticas públicas no campo ambiental e cultura, é necessário entender e tratar o patrimônio natural e cultural, bem como o material e imaterial como um conjunto único, vivo e dinâmico. O conceito de paisagem cultural dever ser compreendido e incorporado na gestão pública e essa transição depende do apoio técnico de diversos profissionais, incluindo arquitetos e urbanistas.

 

  • Como os candidatos às eleições municipais podem contribuir com a gestão e valorização das paisagens culturais?
  • Quais as principais cartas e instrumentos vigentes de preservação do patrimônio e da paisagem e como elas devem ser interpretadas e aplicadas nos dias de hoje?
  • Quais são as ferramentas que a administração local possui para viabilizar financeiramente a execução de projetos de melhoria urbana e sustentabilidade?
  • Qual a importância da preservação de territórios de povos tradicionais e de interesse cultural?
  • Quais os limites e as interfaces entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental e cultural?
  • Quais incentivos fiscais podem ser adotados para o fomento à adoção de soluções sustentáveis em novas edificações e retrofits?
  • Como otimizar, ampliar e garantir a qualidade da infraestrutura verde urbana?
  • O que são cidades biofílicas e quais as suas vantagens?
  • Como valorizar o patrimônio natural e edificado, incluindo paisagens urbanas e rurais?
  • Como ressignificar, valorizar e conservar centros históricos?
  • Quais as dimensões e a qualificações de corpo técnico necessárias para a preservação do patrimônio e da paisagem?
  • Qual a importância e como incorporar o manejo ambiental e a manutenção preventiva no planejamento da gestão municipal?
  • Quais as boas práticas de educação patrimonial e ambiental que podem inspirar ações locais?
  • Como Planejar e mapear as situações de risco em função das mudanças climáticas, evitar e/ou se preparar para eventuais catástrofes?

 

O ciclo teve início dia 9 com o tema “Arquitetura e Saúde”. Dia 14 a discussão foi sobre “Urbanismo e Meio Ambiente; dia 16 sobre “Governança e Financiamento” (clique aqui para saber mais) e prosseguirá com os seguintes temas:

 

= Dia 23/07: “Mobilidade e Inclusão” (Circulando pela cidade: novas dimensões da mobilidade urbana).

= Dia 28/07: Mesa Conclusiva, encaminhamento da elaboração da “Carta aos Candidatos”.

 

As “lives” do “Novas Cidades 2021” deverão ser direcionadas de tal forma a encaminhar propostas concretas aos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tendo caráter mais propositivo do que de diagnóstico. Os temas serão abordados com transversalidade por quatro debatedores, sendo um arquiteto e urbanista, um especialista no tema específico da “live”, um representante comunitário e um debatedor com viés político. Para conhecer mais detalhes consulte:  www.caubr.gov.br/cidades2021/

 

Clique aqui para acessar resenhas de debates e artigos sobre Habitação e Cidades Pós-Pandemia

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo