ARQUITETOS EM DESTAQUE

Paulo Mendes da Rocha palestra pela 1ª vez em Macapá a convite do CAU/AP e UEAP

Nesta terça-feira, dia 27 às 10 horas, estiveram reunidos mais de 300 profissionais, acadêmicos, autoridades convidadas e representantes da UEAP, para presenciar a palestra que contou com a ilustre ministração do Arq. e Urb. Paulo Mendes da Rocha juntamente com o Arq. e Urb. Eduardo Argenton Colonelli no auditório multiuso da UNIFAP (Av. JK, Km 02, Jd. Marco Zero).

 

Paulo Mendes da Rocha iniciou sua palestra comentando sobre a riqueza ambiental do Estado do Amapá, exaltando as características físicas naturais como qualidade essencial ao planejamento de projetos urbanísticos no estado. “A natureza não é para nós apenas uma paisagem, mas um conjunto de fenômenos”, alegou.

 

No decorrer da palestra foram apresentados em detalhes e curiosidades sobre as suas várias obras implementadas, dentre as demonstradas estavam o Museu dos Coches (Lisboa, Portugal), Museu e Teatro Cais das Artes (Vitória, Espírito Santo) e o projeto da Baía de Montevidéu, praça quadrada de Água de 1998 (Uruguai).

 

Paulo Mendes da Rocha é um dos maiores arquitetos do mundo e com um portifólio extenso de premiações. Ele, merecidamente, ganhou dois dos mais importantes prêmios da arquitetura, o Mies van der Rohe, em 2000, e o Pritzker, em 2006, considerado o prêmio mais importante da arquitetura mundial, o Leão de Ouro, durante a Bienal de Veneza, em 2016; e também em 2016 o Prêmio Imperial do Japão, em Tóquio.

 

O arquiteto é responsável por diversas obras de destaque no país, como a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz. A obra de Paulo Mendes da Rocha possui características modernistas, com a utilização de concreto armado aparente, grandes espaços abertos e composições inspiradas na chamada Arquitetura Racionalista, influência de sua formação intelectual no grupo de estudos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, nos anos 50.

 

O Estado do Amapá ainda poderá ganhar um belíssimo presente de um dos mais prestigiados arquitetos do mundo, o capixaba Paulo Mendes da Rocha veio à Macapá e junto a seu companheiro de trabalho o arquiteto Eduardo Colonelli, realizaram uma visita às áreas cedidas pelo Governo à Universidade do Estado do Amapá (UEAP) no dia 26 de novembro  para observar as condições dos terrenos e os projetos da construção de dois novos campi, tanto da Avenida Juscelino Kubitschek, quanto o campus do município do Amapá. As tratativas ainda se deram em reunião na UEAP na tarde desta terça-feira.

 

“O projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação”. Paulo Mendes da Rocha

 

 

 

Fonte: Assessoria Especial CAU/AP

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

Pular para o conteúdo