CATEGORIA

Perfil da Arquitetura e Engenharia Consultiva

Está disponível para consulta a edição mais recente do Perfil do Setor de Arquitetura e Engenharia Consultiva, publicação elaborada anualmente pela unidade de Estudos Econômicos do Sinaenco, que traz um panorama das instituições ativas no setor, com dados sobre o número de empresas por região do país, faturamento e pessoal ocupado.

 

O estudo constitui o mais abrangente levantamento envolvendo o segmento. Para a formação do perfil, são utilizadas as estatísticas oficiais fornecidas pelo IBGE, através da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE). Na edição atual são analisados os dados referentes a 2013, uma vez que as fontes oficiais trabalham com defasagem de dois anos.

 

No período, o segmento de A&EC contabilizou 60.887 empresas, responsáveis por empregar 381 mil profissionais. O faturamento gerado foi de R$ 32,7 bilhões, resultado que representa um crescimento na receita operacional líquida de 4,91% ante 2012. Apesar do desempenho favorável, o percentual de crescimento é o menor desde 2007, indicando desaceleração das atividades. A variação no número de ingresso de novas empresas (6,9%) e profissionais empregados (5,16%) ante 2012 reforçam o ritmo mais fraco de evolução do setor.

 

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE EMPRESAS 

 

Distribuição regional. As empresas do segmento da Arquitetura e Engenharia Consultiva estão localizadas, em sua maioria, na região Sudeste, que concentra 64,88% das organizações. Assim como em 2012, todas as regiões registraram aumento no número de empresas. O destaque em termos de crescimento foi a região Norte, com acréscimo de 14,44% no total de empresa do segmento. 

 

 

EMPRESAS POR REGIÃO 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 27/01. Fonte: Sinaenco

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo