CAU/BR

Conheça a nova formação das Comissões do CAU/BR para 2020

Durante a primeira Reunião Plenária do CAU/BR de 2020, os conselheiros federais escolheram as composições das comissões ordinárias e especiais do Conselho para este ano. As Comissões do CAU/BR têm por finalidade subsidiar o Plenário nas matérias de suas competências, como ética e disciplina, ensino e formação, exercício profissional e outras. Igualmente foram eleitos a conselheira Patrícia Silva Luz de Macedo (RN) como primeira vice-presidente e o conselheiro Jeferson Dantas Navolar (PR) como segundo vice-presidente. 

Raul Wanderley Gradim (coordenador da CPFI-CAU/BR), Jeferson Dantas Navolar (2º vice-presidente e coordenador da COA-CAU/BR), Patrícia Silva Luz de Macedo (1ª vice-presidente e coordenadora da CEP), Luciano Guimarães (Presidente do CAU/BR), Andrea Lucia Vilella Arruda (coordenadora da CEF) e Guivaldo D’Alexandria Batista (coordenador da CED)

Confira a abaixo a nova composição das Comissões do CAU/BR para o ano de 2020.

 

COMISSÕES ORDINÁRIAS
Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR (CEF-CAU/BR)

Juliano Ximenes Ponte (PA) – Coordenador-adjunto, Joselia da Silva Alves (AC), Cristina Evelise Vieira Alexandre suplente de Helio Cavalcanti da Costa Lima (PB), Maria Eliana Jubé Ribeiro (GO), Andrea Lucia Vilella Arruda (IES) – Coordenadora e Humberto Mauro Andrade Cruz (AP)

Zelar pelo aperfeiçoamento da formação em Arquitetura e Urbanismo e promover a articulação entre o CAU e o sistema de ensino de Arquitetura e Urbanismo; deliberar sobre normas de ensino e formação referentes à melhoria da oferta e da qualidade dos cursos de graduação; deliberar sobre registros profissionais de portadores de diplomas expedidos por instituições estrangeiras; promover acreditação dos cursos e o Cadastro Nacional dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo; produzir manifestações técnicas sobre atos regulatórios do Ministério da Educação; promover medidas que estimulem a promoção da educação e da formação profissional continuada; e verificar a relação entre conteúdos programáticos e as atribuições profissional.

 

Andrea Lucia Vilella Arruda (IES) – Coordenadora
Juliano Ximenes Ponte (PA) – Coordenador-adjunto
Joselia da Silva Alves (AC)
Humberto Mauro Andrade Cruz (AP)
Maria Eliana Jubé Ribeiro (GO)
Helio Cavalcanti da Costa Lima (PB)

 

Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR (CED-CAU/BR)

Matozalém Sousa Santana (TO), José Gerardo Soares (PI), Carlos Fernando Leão Andrade (RJ), Roberto Salomão do Amaral (PE), Nikson Dias de Oliveira (RR) – Coordenador-adjunto e Guivaldo D’Alexandria Baptista (BA) – Coordenador

Cumprir o Código de Ética e Disciplina, deliberando sobre processos de infração ético-disciplinares; divulgação de valores e atos referentes à ética e disciplina; apreciar normativos internacionais que tratam de ética e disciplina.

 

Guivaldo D’Alexandria Baptista (BA) – Coordenador
Nikson Dias de Oliveira (RR) – Coordenador-adjunto
Carlos Fernando Leão Andrade (RJ)
José Gerardo Soares (PI)
Roberto Salomão do Amaral (PE)
Matozalém Sousa Santana (TO)

 

Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR (CEP-CAU/BR)

Fernando Marcio de Oliveira (SE), Claudemir José Andrade (AM), Ricardo Martins (SC), Josemée Gomes de Lima (AL) – Coordenadora-adjunta e Patrícia Silva Luz de Macedo (RN) – Coordenadora

Deliberar sobre atos normativos de exercício profissional referentes ao exercício da Arquitetura e Urbanismo, carteiras de identificação profissional, certidões e registro de atestados, Registro de Direito Autoral (RDA) e registro temporário de empresas estrangeiras; deliberar sobre o Plano Nacional de Fiscalização do CAU e processos de fiscalização em grau de recurso; e responder questionamentos a atos já normatizados pelo CAU/BR referentes aos temas citados acima.

 

Patrícia Silva Luz de Macedo (RN) – Coordenadora
Josemée Gomes de Lima (AL) – Coordenadora-adjunta
Claudemir José Andrade (AM)
Ricardo Martins (SC)
Fernando Marcio de Oliveira (SE)

 

Comissão de Organização e Administração do CAU/BR (COA-CAU/BR)

Ednezer Rodrigues Flores (RS) – Coordenador-adjunto, Emerson do Nascimento (MA), José Antônio Assis de Godoy (MG), Roseana Almeida Vasconcelos (RO) e Jeferson Dantas Navolar (PR) – Coordenador

Deliberar sobre atos normativos relativos à gestão da estratégia organizacional, referente a atendimento, funcionamento, patrimônio e administração dos CAU/UF e do CAU/BR; propor modelos e manuais de atos e procedimentos administrativos; deliberar sobre Carta de Serviços do CAU, e alterações, e sobre atos administrativos voltados à reestruturação organizacional dos CAU/UF, do CAU/BR e admissão de novas entidades no Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

 

Jeferson Dantas Navolar (PR) – Coordenador
Ednezer Rodrigues Flores (RS) – Coordenador-adjunto
Emerson do Nascimento (MA)
José Antônio Assis de Godoy (MG)
Roseana Almeida Vasconcelos (RO)

 

Comissão de Planejamento e Finanças do CAU/BR (CPFI-CAU/BR)

Eduardo Pasquinelli Rocio (ES), Wilson Fernando de Andrade (MT), Raul Wanderley Gradim (DF) – Coordenador e Nadia Somekh (SP). Osvaldo Abrão de Souza (MS) – Coordenador-adjunto (não presente na foto).

Deliberar sobre Planejamento Estratégico do CAU e à gestão estratégica econômico-financeira e patrimonial dos CAU/UF e do CAU/BR; sobre atos econômico-financeiros voltados à reestruturação organizacional dos CAU/UF e do CAU/BR; sobre planos de ação e orçamento do CAU e suas reformulações; sobre processos de revisão de cobrança de anuidade; sobre as prestações de contas dos CAU/UF e do CAU/BR.

 

Raul Wanderley Gradim (DF) – Coordenador
Osvaldo Abrão de Souza (MS) – Coordenador-adjunto (não presente na foto)
Eduardo Pasquinelli Rocio (ES)
Wilson Fernando de Andrade (MT)
Nadia Somekh (SP)

 

COMISSÕES ESPECIAIS
Comissão de Política Profissional do CAU/BR (CPP-CAU/BR)

José Antônio Assis de Godoy (MG), Emerson do Nascimento (MA) – Coordenador-adjunto, Guivaldo D’Alexandria Batista (BA), Roseana Almeida Vasconcelos (RO) e Josemée Gomes de Lima (AL) – Coordenadora

Deliberar sobre matéria de caráter legislativo, normativo ou contencioso em tramitação nos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, relacionados à política profissional; analisar ações e normativos internacionais que tratam de questões de política profissional; deliberar sobre diretrizes para implementação e difusão de ações visando à valorização profissional; sobre ações voltadas à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e referentes à Tabela de Honorários.

 

Josemée Gomes de Lima (AL) – Coordenadora
Emerson do Nascimento (MA) – Coordenador-adjunto
Guivaldo D’Alexandria Batista (BA)
José Antônio Assis de Godoy (MG)
Roseana Almeida Vasconcelos (RO)

 

Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR (CPUA-CAU/BR)

Patrícia Silva Luz de Macedo (RN), Eduardo Pasquinelli Rocio (ES), Cristina Evelise Vieira Alexandre suplente de Helio Cavalcanti da Costa Lima (PB), Josélia da Silva Alves (AC) – Coordenadora e Ednezer Rodrigues Flores (RS) – Coordenador-adjunto

Zelar pelo planejamento territorial, defender a participação dos arquitetos e urbanistas na gestão urbana e ambiental, e estimular a produção da Arquitetura e Urbanismo como política de Estado; deliberar sobre matéria em tramitação nos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário relacionados à política urbana e ambiental; sobre ações de política urbana e ambiental no País.

 

Josélia da Silva Alves (AC) – Coordenadora
Ednezer Rodrigues Flores (RS) – Coordenador-adjunto
Patrícia Silva Luz de Macedo (RN)
Eduardo Pasquinelli Rocio (ES)
Helio Cavalcanti da Costa Lima (PB)

 

Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR (CRI-CAU/BR)

José Gerardo Soares (PI), Fernando Marcio de Oliveira (SE) – Coordenador, Jeferson Dantas Navolar (PR), Andrea Lucia Vilella Arruda (IES) e Nadia Somekh (SP) – Coordenadora-adjunta

Formular a política de atuação internacional do CAU/BR e acompanhar seus desdobramentos, visando o fortalecimento da presença internacional da Arquitetura e Urbanismo do Brasil; deliberar sobre matéria em tramitação nos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, relacionados às questões internacionais no contexto da Arquitetura e Urbanismo; sobre a participação do CAU/BR, em forma de missão, em eventos internacionais; sobre atos normativos que tratem do fluxo internacional de profissionais, empresas e serviços de Arquitetura e Urbanismo; sobre o relacionamento do CAU/BR com conselhos, ordens e agências estrangeiras em matérias relativas à cooperação internacional e troca de experiências para o aperfeiçoamento da prática profissional; sobre a elaboração de acordos, programas executivos de trabalho e demais atos internacionais referentes à cooperação.

 

Fernando Marcio de Oliveira (SE) – Coordenador
Nadia Somekh (SP) – Coordenadora-adjunta
Jeferson Dantas Navolar (PR)
Andrea Lucia Vilella Arruda (IES)
José Gerardo Soares (PI)

MAIS SOBRE: CAU/BR COMISSÕES

8 respostas

  1. O CAU ficou grande demais. Comissões com gente do Brasil todo se reunindo em Brasília. Isso gera dificuldades e altos custos. Imagine reunir uma comissão com gente do RN, RS, AC e outros; não que seja impossível nos dias de hoje mas é irracional. O CAU/DF tem que ter um papel central de coordenação da política profissional no pais, mas os estados tem que ter autonomia administrativa discutindo cada um seus problemas locais. A transparência permite ver os gastos para reunião dos conselhos, etc. Vamos pensar melhor e mais realisticamente para sermos mais respeitados.

    1. Google Meet , UberConferece entre outros aplicativos muito atuais, resolvem o problema da distancia sem deslocamento e é bem mais adequadado em termos ambientais,

    1. Andréa, agradecemos a atenção e informamos que a fiscalização é realizada pelos CAU/UF, conforme determina a Lei 12.378/2010. Ao CAU/BR cabe promover as normas gerais de fiscalização e analisar possíveis recursos de processos já julgados pelo CAU/UF. Publicamos todos os dias ações de fiscalização dos CAU/UF aqui no Face. Acompanhe!

      Saiba mais como funciona a fiscalização dos CAU/UF em https://bit.ly/2kTOUyT

      Para fazer uma denúncia, por favor clique em https://bit.ly/2C2zxhH

  2. Bom dia,

    Qual o melhor meio de contato com a comissão? Vocês poderiam me passar o número de contato?

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

CAU/BR

Cebraspe divulga resultado final do concurso CAU/BR

CAU/BR

CAU/BR confirma participação no Encontro Nacional da Indústria da Construção da CBIC

Pular para o conteúdo