ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Boletim SICCAU: CAU Brasil aprova novos investimentos em inovação e segurança

 

 

O SICCAU vai receber novos investimentos para inovação e segurança. Decisão foi tomada pelos conselheiros do CAU Brasil durante a 114ª Reunião Plenária Ordinária, realizada nesta quinta-feira. O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) vai licitar três serviços de tecnologias que vão melhorar o desempenho do sistema, ajudar a detecção de problemas e fornecer mais informações aos conselheiros sobre os próximos passos a serem tomados.  Essa decisão busca cumprir mais uma das metas do Plano de 100 Dias, acordado entre o CAU Brasil e os CAU/UF, Saiba mais aqui. 

 

Serão licitados os seguintes serviços:

 

  • Software de monitoramento do sistema, para identificação mais rápida de vulnerabilidades;
  • Sistema de Business Inteligence (BI), para produção de relatórios e pesquisas.
  • Capacitação e treinamento da equipe do SICCAU

 

“A Força-Tarefa do SICCAU, criada dentro do Plano de 100 Dias, já apontava a necessidade de modernização do sistema”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh. Essa Força-Tarefa do RRT, com conselheiros e servidores do CAU Brasil e dos CAU/UF, corrigiu demandas emergenciais e concluiu as demandas pendentes de arquitetos e urbanistas com relação à emissão de RRT. 

 

“Estamos desenvolvendo um projeto de projeto de melhoria para tornar o SICCAU mais amigável e mais eficiente”, afirmou Nadia. A proposta de novos investimentos para o SICCAU foi apresentada pelo novo Gerente do CSC, Marcio Bellisomi, após ser aprovado pelo Colegiado Gestor do CSC (com a participação de presidentes dos CAU/UF) e pela Comissão de Planejamento e Finanças (CPFi). 

 

Como parte dos investimentos, também serão promovidas ações de capacitação da equipe e revisão de processos para desenvolver melhor o SICCAU. O valor foi inicialmente estimado em R$ 1,6 milhão e será objetos de processos de concorrência pública, buscando mais eficiência e menor preço. Essa realocação de recursos faz parte da Reprogramação do Plano de Ação e Orçamento do CAU, aprovado pelos conselheiros federais durante a 114ª Reunião Plenária Ordinária. 

 

O CAU Brasil também aprovou a autorização para que os CAU/UF, em especial as autarquias de menor arrecadação, possam utilizar superávit de anos anteriores em despesas relativas ao SICCAU, por meio do Centro de Serviços Compartilhados do CAU Brasil (CSC-CAU/BR).

 

Reunião Plenária do CAU Brasil foi realizada por videoconferência

 

UIA2021RIO
A primeira plenária mensal do segundo semestre acontece em dois dias consecutivos e tem temas diversificados na pauta. A presidente Nadia Somekh destacou a visibilidade do CAU Brasil e dos debates propostos pelos arquitetos brasileiros no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO). “O semestre encerrou grandiosamente com o nosso congresso, que atingiu a participação de 88 mil arquitetos de 185 países. O stand do CAU fez o maior sucesso e nossos conselheiros deram show de participação, com várias inserções muito elogiadas”, disse a presidente, lembrando que os vídeos dos debates permanecerão disponíveis para acesso gratuito pelos próximos dois anos na plataforma do evento.

 

Nádia salientou a projeção da Carta do Rio de Janeiro e ressaltou as oportunidades de intercâmbio e os diálogos institucionais propiciados pelo encontro. Como exemplo, mencionou o protocolo de intenções para a promoção da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) assinado pelo CAU Brasil, CAU/RJ, Direção Nacional do IAB, IAB-RJ e Prefeitura do Rio de Janeiro. Saiba mais.

 

A presidente também fez um breve retrospecto das ações mais importantes desenvolvidas pelo CAU Brasil no último mês. Ela comemorou a retirada pelo governo federal da Proposta de Emenda Constitucional 108,que previa a supressão do poder fiscalizatório dos conselhos profissionais; e o apoio dos senadores à defesa do salário mínimo profissional, em risco após emendas à Medida Provisória n° 1.040/2021.

 

Nádia agradeceu o empenho de todos os conselheiros federais que se envolveram nos debates e apoio das assessorias parlamentar e jurídica que viabilizou as vitórias para a categoria. “Nossa cruzada do primeiro semestre deu certo”, afirmou, referindo-se às metas estabelecidas pela gestão no início do ano.

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo