EQUIDADE

Inovação e Sustentabilidade é tema do podcast Mais Arquitetura

No mês do Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), o CAU entre.vistas convidou a ativista Shirley Krenak e o arquiteto e urbanista José Afonso Portocarrero para um bate-papo sobre Inovação e Sustentabilidade”. O episódio que contou com a apresentação da conselheira federal pelo estado do Pará, Alice Rosas, falou sobre a valorização das técnicas e modelos construtivos desenvolvidos pelos povos originários do Brasil. 

 

ASSISTA AO TEASER

 

Shirley Krenak é ativista dos direitos dos povos indígenas e dos rios sagrados contra a mineração. Mulher indígena do povo Krenak, do leste de Minas Gerais, é professora, escritora e árdua defensora dos direitos humanos e do meio ambiente. Coordena o Instituto Shirley Djukurnã Krenak e é co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade – ANMIGA. 

 

José Afonso Botura Portocarrero é Arquiteto e Urbanista; especialista em Planejamento Urbano pela Dortmund Universität, na Alemanha; mestre em história na UFMT e doutor em arquitetura pela FAU/USP. Também é Professor Doutor Titular Aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na UFMT.  Foi Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em Mato Grosso e Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá. É um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologias Indígenas Tecnoíndia, e autor do livro Tecnologia indígena em Mato Grosso: habitação. Atualmente é conselheiro federal pelo Mato Grosso.

 

OUÇA!

 

“CAU entre.vistas – um novo programa de necessidades” é um projeto desenvolvido pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED) no mês do Dia Internacional da Mulher e é realizado pela equipe de Assessoria de Comunicação do CAU Brasil. A série promoveu encontros entre profissionais da arquitetura e urbanismo de áreas afins para conversas descontraídas sobre assuntos de relevância. A proposta é a inclusão de perspectivas diversas e olhares múltiplos sobre o universo profissional da arquitetura brasileira e a respeito de temas em discussão na sociedade.

 

CONFIRA OS EPISÓDIOS ANTERIORES

 

Cidade e Política é o tema do quarto episódio da série CAU entre.vistas, do podcast Mais Arquitetos. A arquiteta e vereadora pela cidade do Rio de Janeiro/RJ, Tainá de Paula, e a ex-prefeita do município de Conde/PB, Márcia Lucena, são as convidadas. A mediação é da conselheira federal do CAU Brasil pelo RJ, Maíra Rocha.

▶ Ouça aqui

 

“Mão na Massa” trouxe convidadas que provam que a obra também é lugar de mulher. A fundadora da startup “Se Vira, Mulher!”, Thaís Nobre, e a arquiteta Caroline Lima, do canal “Te Dando Trela”, do Youtube, participam de uma conversa descontraída que tem a apresentação da conselheira Camila Leal, coordenadora adjunta da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade do CAU Brasil (CTRED).
▶ Ouça aqui

 

Em “Inovação e Patrimônio”, a conselheira do CAU Brasil (CE) e coordenadora da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED), Cláudia Sales recebeu Kélvia Maia, arquiteta, urbanista e pesquisadora de relações étnico-raciais e cidade, e Phelipe Paz, historiador e consultor da UNESCO sobre matiz africana
▶ Ouça aqui

 

O primeiro episódio da série tratou sobre “Arquitetura de Interiores” e trouxe a apresentadora do programa “Decora” na GNT, Stephanie Ribeiro, e o designer Fábio Marxx, criador da personagem Sheyla Christina, que faz sucesso no TikTok. A apresentação ficou a cargo do presidente do CAU/PB, Eduardo Nóbrega.
▶ Ouça aqui

 

Acesse aqui todas as edições ou procure o podcast Mais Arquitetos no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast ou Castbox.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EQUIDADE

CAU Brasil lança projeto “Cadernos de Políticas Afirmativas”

EQUIDADE

Comissão Temporária de Políticas Afirmativas do CAU Brasil apresenta seu relatório final de atividades

EQUIDADE DE GÊNERO

Prêmio Carmen Portinho celebra o protagonismo das mulheres arquitetas e urbanistas

EQUIDADE DE GÊNERO

31/07 – Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista: Semana da Habitação visibilizou a potência das mulheres na valorização da arquitetura

Pular para o conteúdo