IAB

Prefeitura do Rio e IAB assinam acordo de cooperação para eventos de 2020

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella assinou, em 18 de fevereiro, um acordo de cooperação entre a Prefeitura e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de eventos em comemoração ao título de primeira Capital Mundial da Arquitetura, concedido ao Rio pela Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para educação, ciência e cultura e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).

 

O anúncio do prêmio foi feito no mês passado, em Paris, e a comemoração ocorrerá em paralelo ao 27o. Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que a cidade vai receber em julho do ano que vem.

 

“Nós precisamos levar esse evento ao coração do nosso povo. A arquitetura influencia muito o espírito das pessoas. A alma das pessoas é um espelho do local onde habitam, e ao longo da História sempre foi assim. Às vezes, a arquitetura das pequenas obras age mais na vida das pessoas do que a das grandes obras. Calçadas, travessias, sinais, pontos de ônibus e ciclovias as aproximam de uma cidade, que essas pessoas precisam entender que é delas. É preciso que a arquitetura chegue também ao povo simples da nossa cidade, e que ele não se sinta excluído. É o grande desafio nosso, e fica aqui o compromisso da Prefeitura do Rio de prestar todo apoio”,  afirmou Crivella, ao lado da secretária Municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, e do Presidente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos,  Sérgio Magalhães.

 

Nivaldo Andrade, Marcelo Crivella,  Verena Andreatta e Sérgio Magalhães

 

O Rio de Janeiro, a  “Cidade Maravilhosa”, conhecida mundialmente por suas belezas naturais, é considerada Patrimônio Mundial por sua paisagem cultural, título que já tinha sido atribuído também pela Unesco. O reconhecimento a seus espaços urbanos, prédios e monumentos é uma oportunidade de mostrar um lado menos divulgado da cidade: o do valor arquitetônico. “É fundamental garantir o acesso da arquitetura e do urbanismo a todos. E o Rio é um laboratório valioso para o mundo, no sentido de se debater que tipo de ajuda a arquitetura pode dar para os desafios que as grandes cidades do mundo propõem”,  afirmou  Nivaldo Andrade, presidente nacional do IAB.

 

Ele destacou que é um grupo enorme de voluntários trabalhando para que o Congresso.”E o maior desafio que nós nos propusemos é o de resgatar junto à sociedade e aos gestores públicos brasileiros o papel dos arquitetos e urbanistas na melhoria das nossas cidades e da qualidade de vida das pessoas de todos os estratos sociais. Incidentes ocorridos já nos primeiros meses desse ano demonstram que a falta de projeto e de planejamento coloca em risco de fato a vida das pessoas e provoca mortes. A arquitetura e o urbanismo são fundamentais para a qualificação da vida das pessoas, para a salubridade e a segurança delas”.

 

Durante o evento, os arquitetos Roberto Ainbinder, assessor da Secretaria de Urbanismo, e João Pedro Backheuser, conselheiro do IAB, fizeram apresentações sobre atividades que devem acontecer na cidade ao longo de todo o ano de 2020. Uma das ideias é que a próxima festa de Reveillon da cidade tenha o tema arquitetura marcando assim o início do ano voltado ao tema na cidade. Atividades culturais como exposições, mostras de cinema, passeios guiados e workshops também devem tomar os principais polos de cultura do Rio.

 

Além de atrair novamente as atenções internacionais de forma positiva, o título de Capital Mundial da Arquitetura destaca um aspecto ainda pouco difundido do Rio: seu valor arquitetônico. A cidade tem muito a oferecer nesse sentido: construções do período colonial; prédios no estilo art-déco, que marcou as primeiras décadas do século passado; os primeiros edifícios modernistas e obras significativas de Oscar Niemeyer, maior nome brasileiro, reconhecido mundialmente. No entanto, segundo especialistas, o principal legado será o de identificar metas que possam ser traçadas para os próximos dez anos, o que ajudará a construir políticas públicas para a melhoria do projeto urbanístico da cidade.

 

Maior fórum mundial de arquitetura, o Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) – sediada em Paris – e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Ocorre a cada três anos, e, a partir da edição carioca, a cidade que sediar o evento receberá também o título de Capital Mundial da Arquitetura.

 

Pela primeira vez no Brasil, o evento será realizado entre 19 e 26 de julho de 2020, no Rio, com atividades em locais diversos da cidade, entre eles o Palácio Gustavo Capanema, que deverá receber exposições, palestras e workshops. A expectativa, segundo o IAB, é que 25 mil arquitetos e acadêmicos de arquitetura de todo o mundo visitem o Rio durante a realização do UIARIO2020.

 

Fontes: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e IAB

MAIS SOBRE: IAB UIA

3 respostas

  1. A fala do prefeito é perfeita, mas será que vão investir nas pequenas obras como melhoria das calçadas, do mobiliário urbano, da arborização, das travessias de pedestres, dentre outras?
    E porque o IAB não promove ações concretas, em parceria com o CAU e Prefeitura, no entorno de sua sede ou em outros locais que espelhem propostas para uma cidade mais humana?

  2. O prefeito tem que assinar é um acordo de cooperação para Assistência Técnica gratuita à população!!! A UIA 2020 vai passar, mas a população vai continuar aqui necessitando dos serviços de Arquitetos e Urbanistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

IAB

IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil

UIA

Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) envia mensagem para participantes da COP28

IAB

Novo presidente do IAB, Odilo Almeida: “Nosso objetivo será a melhoria das condições de trabalho dos(as) arquitetos(as) e urbanistas a serviço da população brasileira”

Pular para o conteúdo