Habitat III

Prêmio UIA 2030: inscrições prorrogadas até 14 de janeiro de 2022

Em reconhecimento aos desafios colocados pela pandemia, a UIA e a UN-Habitat decidiram estender o prazo para a primeira edição do Prêmio UIA 2030, que promove o trabalho de arquitetos que estão contribuindo para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável em conjunto com a Nova Agenda Urbana. O novo prazo é 14 de janeiro de 2022.

 

O prêmio bienal, sincronizado com o Fórum Urbano Mundial, convida todos os arquitetos de todo o mundo a enviar inscrições para projetos construídos que demonstrem qualidade de design e tenham feito contribuições significativas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seis categorias.

 

Diante dos desafios das mudanças climáticas, da rápida urbanização e do aprofundamento da desigualdade causada pelo impacto da pandemia COVID-19, a UIA está empenhada em apoiar a entrega dos 17 ODS, especialmente o ODS11: ‘Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resiliente e sustentável ‘.

 

CATEGORIAS

 

Todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1. Categoria Aberta: Reconhecendo que a arquitetura e o ambiente construído contribuem para a entrega do desenvolvimento sustentável de muitas maneiras, a Categoria Aberta reconhecerá um projeto que, na opinião dos jurados, fez a contribuição geral mais significativa para a entrega do Metas globais.

 

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7

2. Melhorar a eficiência energética: Esta categoria reconhecerá um projeto que tenha contribuído significativamente para melhorar a taxa de eficiência energética, de acordo com os princípios que sustentam a Meta 7.3 do ODS7, e demonstra qualidade de design.

 

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11

3. Habitação adequada, segura e acessível: Esta categoria reconhecerá um projeto que tenha contribuído significativamente para o fornecimento de habitação acessível, adequada, segura e acessível, regeneração urbana e / ou melhoria de favelas consistente com os princípios que sustentam a Meta 11.1 do ODS11.

 

4. Planejamento participativo, eficiente no uso da terra e inclusivo: Esta categoria reconhecerá um projeto que contribuiu significativamente para a provisão de planejamento de assentamento humano participativo, integrado, eficiente no uso da terra e inclusivo, consistente com os princípios que sustentam a Meta 11.3 do ODS11

 

5. Acesso a espaços verdes e públicos: Esta categoria reconhecerá um projeto que contribuiu significativamente para a provisão de acesso a espaços verdes e públicos seguros, inclusivos e acessíveis para todos, de acordo com os princípios que sustentam a Meta 11.7 do ODS11.

 

6. Utilização de materiais locais: Esta categoria reconhecerá um projeto que contribuiu significativamente para a construção de edifícios sustentáveis ​​e resilientes utilizando materiais locais, consistentes com os princípios que sustentam a Meta 11.c do ODS11.

 

JÚRI

Co-Diretor da Comissão ODS da UIA: Sr. Ishtiaque Zahir Titas (Bangladesh)

Região I da UIA, Europa Ocidental: Sra. Camilla van Deurs, arquiteta urbana, Copenhagen (Dinamarca)

Região II da UIA, Europa Oriental e Oriente Médio: Sr. Nikolai Shumakov, arquiteto-chefe, JSC ‘Metrogiprotrans’, Moscou (Federação Russa)

UIA Região III, Américas: Sra. Anna Rubbo, Bolsista Sênior Adjunta, Centro para Desenvolvimento Urbano Sustentável, Instituto Terra, Nova York (EUA)

Região IV da UIA, Ásia e Oceania: Sr. Rob Adams, Diretor de Design da Cidade, Cidade de Melbourne (Austrália)

Região V da UIA: África: Sra. Nadia Tromp, fundadora, Ntsika Architects, Joanesburgo (África do Sul)
Representante da UN-Habitat: Sr. Andrew Rudd, Oficial de Assentamentos Humanos, Divisão de Soluções Globais da UN-Habitat

Jurado com conhecimento detalhado dos SGDs: Sr. Peter Oborn, Grupo Consultivo de Partes Interessadas da ONU Habitat (SAGE), Londres (Reino Unido)

Jurado com conhecimento detalhado dos SGDs: Sra. Ramatu Aliyu, Diretora da Planned Shelter Consult, Abuja (Nigéria)

 

PRÊMIOS

A competição será disputada em duas etapas. As inscrições da Etapa 1 serão avaliadas em uma base regional, refletindo cada uma das cinco regiões da UIA. O Júri selecionará pelo menos um e até três Finalistas Regionais em cada Categoria de Prêmio para avançar para a Etapa 2.

 

Uma medalha será apresentada a um vencedor em cada uma das categorias 1-6 na conclusão da fase 2 (ou seja, um vencedor por categoria), juntamente com recomendações para os restantes finalistas regionais.

 

PROMOÇÃO

Os Finalistas Regionais da Etapa 1 serão promovidos através das redes UIA e UN-Habitat. Os projetos serão divulgados através de publicação no site da UIA onde haverá galeria virtual, redes sociais e / ou periódicos, bem como de órgãos membros da UIA. Haverá uma cerimônia de premiação no Fórum Urbano Mundial em Katowice, Polônia, em junho de 2022.

 

PROCEDIMENTO

Todas as submissões devem ser feitas na plataforma de submissões da UIA.

Nenhum envio será aceito por correio ou por e-mail.

Não há taxa de inscrição. 

Todas as submissões devem ser feitas em inglês.

 

Para maiores informações, contate: Emily Bonin (Secretariado Geral da UIA):

[email protected] 

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Em nome da ONU, Norman Foster lançará o “juramento de Hipócrates” dos arquitetos

ABAP

CAU e CEAU lançam abaixo-assinado por Cidades Justas e Moradias Dignas. Participe!

Acessibilidade

Campanha Mais Arquitetos 2022 mostra que Arquitetura e Urbanismo é acessível a todos

CAU/BR

Semana do Urbanismo abre com discussão sobre os 20 anos do Estatuto da Cidade

Pular para o conteúdo