EVENTOS

Acesse a íntegra dos vídeos do Encontro das Comissões de Ensino e Formação

A Comissão de Ensino e Formação do CAU Brasil promoveu nos dias 10 e 11 de março encontro com as Coordenações das CEF-UF.

 

Um dos destaques da programação foi a participação do ex-ministro da Educação e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o filósofo Renato Janine Ribeiro, na sexta-feira, dia 11, às 11 horas.  Com o tema “Formação, pesquisa, prática profissional, compromisso social e soberania”, a palestra poderá ser acompanhada ao vivo pelo público pelo canal do CAU Brasil no Youtube.

 

 

No encontro foram apresentados projetos a serem implementados pelo CAU Brasil em 2022 e que já se encontram em fase de elaboração. Entre eles, estão a montagem de um banco de dados da formação e do ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e a realização do I Encontro Nacional de Formação e Prática Profissional.

 

Outra iniciativa inovadora da comissão é o Projeto Lelé. O projeto traz no nome uma homenagem ao arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima e tem como objetivo a integração e inserção de estudantes de graduação em fase de conclusão de curso em iniciativas de desenvolvimento da arquitetura e urbanismo nacional.

 

FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL

De acordo com o coordenador da CEF/CAU Brasil, Valter Caldana, o Encontro das Comissões de Ensino e Formação será uma oportunidade para a análise de conjuntura nacional sobre a formação profissional no Brasil, abrangendo tanto as etapas pré-universitária, com ênfase na construção da cidadania; quanto pós-universitária, considerando a produção de conhecimento. “Formação é mais abrangente do que o ensino do primeiro ao quinto ano de graduação. O ensino do ponto de vista didático-pedagógico é uma atribuição da universidade. Entre a graduação e o início da vida profissional, a CEF vai trabalhar no acolhimento do jovem arquiteto”, afirma.

 

 

O conselheiro federal, que ocupa a vaga de representação das Instituições de Ensino Superior no CAU Brasil, defende a ampliação do olhar sobre a atuação profissional do arquiteto e urbanista, incluindo o seu papel como pesquisador.  “Hoje, a pesquisa é uma atribuição profissional. Não há pesquisadores apenas na academia, mas arquitetos que fazem pesquisas em órgãos públicos, na indústria, no cotidiano de pequenos e médios escritórios”.

 

Assim, as ações gestadas pela CEF partem destas perspectivas da formação e prática profissional. “O CAU já tem projetos importantes nesta direção, como o CAU Educa e os editais Culturais e de ATHIS. Vamos trabalhar agora fortemente na recepção e acolhimento de formandos e formandas, através do projeto Lelé, na residência e na formação continuada”.

 

 Confira a programação:

 

10/03 | Quinta-feira

. 15h – Credenciamento

. 16h – Abertura oficial

. 16h15min – Apresentações

. 17h15min – Intervalo

. 17h30min – Palestra de abertura

. 18h – Debate

. 18h30min – Dinâmica de grupo

. 19h30min – Encerramento

 

11/03 | Sexta-feira

. 9h – credenciamento

. 9h30min – apresentação do Projeto Banco de Dados

. 10h45min – Intervalo

. 11h – Palestra com o Professor Renato Janine Ribeiro

. 11h45min – Debate

. 12h30min – Intervalo

. 14h – Apresentação do Projeto Encontro Nacional

. 15h30min – Intervalo

. 16h – Apresentação do “Projeto Lelé”

MAIS SOBRE: EVENTOS

Uma resposta

  1. eu estarei fora do escritorio em perícia judicial o dia inteiro
    e gostaria de assistir essa palestra
    ela poderia ficar gravada por 24horas
    obrigado

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo