ARQUITETOS EM DESTAQUE

Presidente do CAU Brasil recebe homenagem do Instituto Americano de Arquitetos

 

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, recebeu em Chicago, nos Estados Unidos, a Medalha Presidencial e o Título de Membro Honorário do American Institute of Architects (AIA). Ambas as honrarias são um reconhecimento da associação profissional de arquitetos estadunidenses pelos serviços prestados em prol da arquitetura e contribuições ​​para o avanço da profissão. A Medalha Presidencial foi entregue à Nadia Somekh pelo presidente do AIA, Dan Hart, durante o Fórum Internacional de Presidentes, um dos eventos que fazem parte da Conferência de Arquitetura do AIA 2022 (A’22).

 

“Estou muito honrada com esta homenagem, convencida de que meus esforços para ampliar a compreensão da prática arquitetônica estão apenas começando, se assim posso dizer”, afirmou Nadia. “Acho que uma das minhas maiores conquistas em nível internacional foi minha contribuição para a União Internacional de Arquitetos como representante do IAB, que, em 2014, levou o Brasil a ser eleito sede do Congresso Mundial de Arquitetos em 2021”. A presidente do CAU Brasil que sua missão está apenas começando e que ainda há um longo caminho a percorrer para valorizar a arquitetura e os arquitetos do mundo.

 

Nadia Somekh recebendo a Medalha Presidencial do presidente do AIA, Dan Hart

 

Na ocasião, Nadia Somekh também foi efetivada como membro honorário do AIA, organização profissional fundada em 1857 e que hoje conta com mais de 94.000 membros e 200 filiais espalhadas por todo o mundo. A presidente do CAU Brasil está em missão nos Estados Unidos com o objetivo de abrir novos mercados para arquitetos e urbanistas brasileiros.

 

Com os conselheiros do CAU Brasil Patrícia Luz (RN), segunda vice-presidente,  e José Gerardo Fonseca (PI), a presidente já promoveu reuniões com o AIA, o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) e o Royal Institute of British Architects (RIBA).

 

Nadia Somekh recebe o Título de Membro Honorário do AIA

 

No Fórum Internacional de Presidentes, os representantes do CAU Brasil puderam trocar experiências com organizações de arquitetos de vários países, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, México, Coreia do Sul, Tailândia e Angola. O CAU Brasil apresentou aos arquitetos estrangeiros o Programa Mais Arquitetos, que pretende promover Arquitetura e Urbanismo para a população que mais precisa, por meio de ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Destacou-se também iniciativas para promover a equidade e diversidade de gênero e raça na profissão, além da sustentabilidade e do combate às mudanças climáticas.

 

Nadia Somekh com os arquitetos John Brown (Instituto Real de Arquitetura do Canadá); Jason Pugh (Organização Nacional de Arquitetos Minoritários); Chana Sumpalung (Associação de Arquitetos da Tailândia); Emily Grandstaff (AIA); Victor Leonel (União Africana de Arquitetos) e Robert Gonzalez (Associação de Escolas Colegiadas de Arquitetura)

 

Missão aos Estados Unidos faz parte dos esforços do CAU Brasil para abrir novos mercados para que arquitetos e urbanistas possam mostrar seu talento. Objetivo é promover novos acordos internacionais que permitam aos profissionais brasileiros trabalharem em outros países.

 

Estratégia também será levada a países da Europa e da África. Negociações devem começar no II Fórum Internacional de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, evento que o CAU Brasil vai realizar nos dias 21 a 23 de julho, em Brasília. Saiba mais aqui. 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo