CAU/BR

Presidente do CAU Brasil receberá homenagem do Instituto Americano de Arquitetos

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, foi selecionada para receber a Medalha Presidencial e o Título de Membro Honorário do Instituto Americano de Arquitetos (American Institute of Architects-AIA). Ambas as honrarias são um reconhecimento da associação profissional de arquitetos dos Estados Unidos, sediada em Washington, DC, pelos serviços em prol da arquitetura e contribuições ​​para o avanço da profissão.

 

 

Fundado em 1857, o AIA é uma organização profissional composta por arquitetos habilitados que se dedica a promover o aperfeiçoamento científico e prático de seus membros, promovendo o diálogo da categoria com a comunidade. Na sua declaração de valores, a instituição estabelece compromissos com a equidade e os direitos humanos, um futuro sustentável, uma arquitetura de fortalecimento das comunidades e a sua proteção diante do impacto das mudanças climáticas, oportunidade econômica e investimento no futuro. “Como facilitadores naturais e solucionadores de problemas, os arquitetos estão prontos para desenvolver novas políticas que criem uma sociedade melhor, mais forte, mais equitativa e sustentável”, diz o documento.

 

No comunicado dirigido à presidente do CAU Brasil a associação informa que “a honra será concedida em reconhecimento não apenas às suas realizações junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, mas aos esforços para melhorar a compreensão e a interação de arquitetos em todo o mundo”.

 

Desde 2008 Nadia Somekh faz parte do Conselho Superior do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e da UIA (União Internacional de Arquitetos), onde representou o Brasil por longo período e teve ativa participação na conquista para o país da sede do 27º Congresso Internacional de Arquitetos (UIA2021RIO). Entre outras entidades internacionais da categoria, nos Estados Unidos, além do AIA, Nadia Somekh mantem relação estreita com o National Architectural Accteditation Board (NAAB), na busca de maior mobilidade dos arquitetos brasileiros pelo mundo e do aprimoramento da educação da Arquitetura no país.  

 

Em 2018, a arquiteta recebeu a medalha de “Chevalier dans l’Ordre des Palmes Acadêmiques” concedida pelo Ministro da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa da França.

 

“Fiquei honrada com a homenagem do AIA pelo reconhecimento do histórico de um trabalho do qual muito me orgulho em prol da categoria e da Arquitetura”, afirma Nadia Somekh.

 

“Por ocupar atualmente a presidência do CAU Brasil entendo que a honraria proporcionará uma maior visibilidade internacional das ações do Conselho em defesa da Arquitetura como instrumento para diminuição das desigualdades sociais em nosso país, melhoria das cidades e moradias e, consequentemente, do planeta. O mérito dessas ações deve ser dividido com minhas e meus colegas conselheiras e conselheiras federais, funcionárias e funcionários do CAU Brasil e as (os) presidentes dos CAU/UFs, pois somos um único CAU”.

 

A entrega das premiações costuma ocorrer durante a conferência anual da AIA, neste ano, prevista para acontecer entre os dias 22 e 25 de junho, em Chicago.

 

Em 2014, o então presidente Haroldo Pinheiro foi contemplado com a Medalha Presidencial da AIA por ocasião de assinatura de acordo de cooperação entre o CAU Brasil e a associação norte-americana.

 

4 respostas

  1. Muito merecido! Nádia tem uma carreira importante e é um orgulho para nós arquitetxs !

  2. CAU sendo condecorado enquanto técnicos em edificação estão aptos a assinar projetos de arquitetura. Viva 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Inscrições abertas para o Prêmio Aga Khan Award para Arquitetura: 2023 – 2025

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

PRÊMIOS

Premiação IAB 2023 divulga lista com 12 projetos premiados em quatro categorias

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

Pular para o conteúdo