CATEGORIA

Presidente do CAU/BR fala sobre áreas de sombreamento entre as atividades de engenheiros e arquitetos

Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR
Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR

 

No dia 30 de setembro, o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, arquiteto e urbanista, ministrou uma palestra no CAU/BA sobre a Defesa das Atribuições Privativas do Arquiteto e Urbanista. Aproveitamos a oportunidade para entrevistá-lo sobre a Comissão Temática de Harmonização Interconselhos. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) retomaram no início deste ano o trabalho da comissão. O grupo conta com dez participantes – cinco indicados por cada conselho – e tem como objetivo analisar e harmonizar as legislações da Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias, e solucionar conflitos e sombreamento nas atividades de cada profissão.

 

Estão sendo realizadas reuniões mensais para que a resolução conjunta avance. O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, acredita que a primeira área de conhecimento e atividade a ter uma resolução conjunta será a especialização em segurança no trabalho, hoje já existe a Lei 7.410/1985 que trata especificamente do tema e que dá atribuições, tanto para arquitetos quanto para engenheiros. Haroldo Pinheiro acredita que é importante haver uma resolução conjunta para que os dois conselhos fiscalizem, regularmente, da mesma maneira, e que não haja diferença na defesa da sociedade com relação a essa prática profissional.

 

Uma questão que está sendo discutida na Comissão Temática de Harmonização Interconselhos é a decisão sobre o Projeto de Arquitetura. O CAU/BR entende que é uma atribuição privativa do arquiteto. Mas como não houve ainda a resolução conjunta com o reconhecimento do que é privativo de um e de outro profissional, aconteceram alguns conflitos em municípios de Goiás. Com isso, o Ministério Público Federal daquele Estado dirigiu-se ao presidente o CONFEA e do CAU/BR e deu um prazo de 6 meses para que os conselhos se manifestassem sobre isso. Segundo Haroldo Pinheiro, o CAU/BR está atento a esse prazo e mantém o diálogo com o CONFEA. “Nós temos defendido que é muito melhor que nós, técnicos, que trabalhamos juntos no cotidiano das construções, e não temos grandes diferenças com relação aos ângulos fundamentais das responsabilidades de arquitetos e engenheiros, que nós decidamos o que é privativo de cada profissão. E não seja um leigo a decidir por nós, porque essa é uma questão técnica. Então eu estou acreditando – e devo acreditar – que nós teremos capacidade para isso”, diz Haroldo.

 

14462907_1149357921823255_1544472544037580917_n

 

FONTE: CAU/BA

 

Publicado em 05/10/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo