CAU/BR

Presidente e conselheiros do CAU Brasil discutem ATHIS e outros temas na Câmara

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, acompanhada dos conselheiros Patrícia Luz de Macedo (RN) e Fabrício Lopes Santos (AM), e do presidente do CAU Amapá, Welton Barreiros Alvino, cumpriram intensa agenda de compromissos no Congresso Nacional esta semana, discutindo e obtendo apoio para temas legislativos de interesse dos arquitetos e urbanistas.

 

Foram realizadas reuniões com deputados de diferentes partidos: Acácio Favacho (PROS-AP), Alessandro Molon (PSB-RJ), Delegado Pablo (PSL-AM), Gustavo Fruet (PDT-PR), Jandira Fegalhi (PC do B-RJ) e Luiz Carlos (PSDB-AP). O grupo também esteve brevemente com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira. Quatro temas foram abordados.

 

O presidente da Câmara, Arthur Lira, e a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh

Um deles diz respeito à apresentação pelos deputados de emendas que possibilitem a destinação de recursos para Prefeituras de suas bases eleitorais implementarem projetos de ATHIS (Assistência Técnica e Habitação de Interesse Social). Há poucos dias, o vice-presidente Jeferson Navolar (PR), em companhia do presidente do CAU Paraná, Milton Carlos Zanelatto Gonçalves, e do conselheiro federal suplente, arquiteto Nestor Dalmina, já tinham obtidos apoio de alguns deputados federais da bancada do Paraná para esta pauta.

 

“Fomos em busca de outras adesões e a receptividade foi enorme. Todos se mostraram sensibilizados com a perspectiva da ampliação da ATHIS pelo Brasil em benefício das condições de moradia e saúde da população mais pobre”, diz a presidente Nadia Somekh.

 

Outro tema tratado foi uma união de esforços do CAU e da Câmara para a criação de uma modalidade de tributação adequada para o perfil dos arquitetos e urbanistas objetivando diminuir a carga tributária dos profissionais e escritórios, para que eles tenham melhores condições de trabalho, em benefício da vida da população.  Seria algo “entre o MEI e o SuperSimples” para profissionais liberais.

 

Os deputados Alessandro Molon e Jandira Feghali laeados pela assessora parlamentar do CAU Brasil, Luciana Rubino, e pela presidente Nadia Somekh

 

Foi tratado também do “feirão” de mais de dois mil imóveis “vazios” que o governo federal promoverá no Rio de Janeiro neste dia 27. Um dos imóveis ofertados é o Palácio Capanema, marco da arquitetura moderna brasileira, bem tombado, o que causou enorme repercussão negativa.

 

“Os deputados Alessandro Molon e Jandira Feghali, ambos do Rio, apoiaram nossa crítica não apenas à venda do Palácio, mas também à perda de uma excelente oportunidade para dar uso social aos imóveis colocados no “leilão”, em especial os edifícios não tombados situados nos centros urbanos, contribuindo para seu revigoramento econômico” afirma a presidente do CAU Brasil.  No próximo dia 1, Nadia Somekh terá uma audiência na SPU para tratar desses temas.

 

Conselheiro Fabricio Santos, presidente Welton Alvino (AP), Nadia Somekh, deputado Gustavo Fruet,, conselheira Patrícia de Macedo e assessora Luciana Rubino

 

Com o deputado Gustavo Fruet foi tratado especificamente de seu projeto de lei que institui a Política Nacional do Patrimônio Cultural Tombado e cria o Fundo Nacional do Patrimônio Tombado. O CAU Brasil apoia o projeto e se dispôs a ajudar o deputado em outras iniciativas semelhantes, devendo participar da audiência pública que discutirá seu projeto, levando sugestão para que o texto incorpore anualmente a realização de Jornadas Nacionais do Patrimônio.

 

Audiência com o deputado Acacio Favacho

 

Com o deputado Acácio Favacho, um dos coordenadores da Secretaria de Comunicação, foram discutidas formas de maior divulgação e visibilidade do trabalho do CAU na Câmara, tanto na cobertura jornalística quanto em exposições temporárias, com o objetivo de dar visibilidade do trabalho dos arquitetos no Congresso.

Nadia Somekh, deputado Delegado Pablo e conselheiro Fabrício Santos

A jornada ao Congresso possibilitou ainda definir a realização do próximo Seminário Legislativo do CAU no final de outubro. A desprecarização das condições de trabalho dos arquitetos urbanistas será o tema principal.

Reunião com deputado Luiz Carlos
MAIS SOBRE: CAU/BR CAU/UF

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo