EVENTOS

Nadia Somekh prestigia reunião dos presidentes dos CAU/UF em Ouro Preto

A presidente Nadia Somekh abriu a 18ª Reunião do Fórum de Presidentes, nesta quinta, 14 de julho, marcando a concentração das principais agendas dos arquitetos e urbanistas brasileiros neste mês em Ouro Preto. A histórica cidade mineira acolhe os representantes dos CAU/UF, entidades e pesquisadores que participam do 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a valorização da arquitetura e urbanismo. Na reunião mensal das lideranças dos arquitetos e urbanistas nos estados, Nadia também falou sobre as tratativas internacionais para a mobilidade profissional e a promoção da arquitetura brasileira, ensino EAD, e regimento eleitoral.

 

“Estou emocionada por estarmos em Ouro Preto, este patrimônio brasileiro. Nosso CAU é único. A gente tem essa perspectiva de proteger a sociedade e melhorar o nosso país e estar aqui dá potência para essa missão”, afirmou, agradecendo a acolhida da anfitriã, a presidente do CAU/MG e do Fórum de Presidentes, Edwiges Leal.

 

 

Nadia Somekh lembrou o impacto das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. Considerando o conceito ampliado de patrimônio, que não se restringe a edificação, mas se estende às pessoas e à memória, conclamou à articulação de ações para contrapor este cenário adverso a partir da arquitetura e urbanismo. “Me solidarizo com todos os estados e colocamos o nosso coletivo à disposição do nosso país. Temos uma missão especifica e a solidariedade, a cooperação e o humanismo são parte da nossa formação”, disse.

 

A presidente do CAU Brasil chamou a atenção para a riqueza da programação do Seminário de Patrimônio e resgatou a origem da proposta durante o Seminário Internacional de Gestão Inovadora de Bairros Históricos, que aconteceu em 2018, na cidade de São Paulo. “Nosso trabalho tem continuidade. Vamos acumulando conhecimento e construindo coesão”.

 

A presidente apresentou um relato aprofundado das missões realizadas pelo CAU no exterior ao longo do primeiro semestre com o objetivo de divulgar a arquitetura brasileira e promover a mobilidade profissional. Também convidou os presentes a participarem do Fórum Internacional que o CAU Brasil promoverá entre os dias 21 e 23 de julho na Embaixada de Portugal, em Brasília, e que terá como pauta a mobilidade profissional.

 

Uma das principais pautas em debate durante a reunião do Fórum de Presidentes, Ensino EAD, também contou com a participação da presidente do CAU Brasil. O tema estará em foco durante o Seminário que a Comissão de Ensino e Formação promoverá em setembro. “Quero parabenizar os membros das Comissões de Ensino e Formação dos estados e do CAU/UF pela estratégia consistente que vem sendo construindo coletivamente desde o ano passado”, disse Nadia.

 

Por fim, ela  lembrou aos representantes dos CAU/UF a necessidade de refletir sobre os resultados da gestão em curso. “Estamos na metade do nosso caminho e empolgados em traduzir as nossas propostas em ações concretas. Espero que em outubro possamos ter um balanço dos nossos dois anos de gestão”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

FÓRUM DE PRESIDENTES

Fórum de Presidentes dos CAU/UF realiza primeira reunião do ano e escolhe novo coordenador

Pular para o conteúdo