ARQUITETURA SOCIAL

Programa Vida Nova nas Grotas leva prêmio internacional do BID

O Programa Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas em parceria com a ONU Habitat e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, venceu o Prêmio Gobernarte 2019, que busca identificar, premiar e documentar as práticas mais inovadoras em diferentes áreas da gestão pública em nível subnacional, com o objetivo de divulgá-las e promover a cooperação entre os governos da América Latina e do Caribe.

 

A sexta edição do concurso “Gobernarte 2019 – Prêmio Eduardo Campos” do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) identificou quatro ideias inovadoras para o uso de dados e serviços ao cidadão apresentados por algumas capitais do Brasil, Colômbia e México, vencedores desta edição do concurso. Este ano, foram apresentadas 99 iniciativas de doze países da América Latina e do Caribe. Um painel de seis júris internacionais avaliou as iniciativas aplicando critérios de relevância, inovação, inclusão social, viabilidade, impacto e resultados esperados, sustentabilidade, inovação e o potencial a ser replicado.

 

Do Brasil também foi premiado o programa Territórios Sociais, da Prefeitura do Rio de Janeiro, também fruto de parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT). 

 

 

O Programa “Vida nova nas Grotas”, focado nas populações mais vulneráveis de Maceió, venceu a categoria “Uso de dados para o ciclo de políticas públicas”. Em 2018, o CAU/AL, através da Assistência Técnica a Habitação de Interesse Social (ATHIS), assinou um Memorando de Entendimento Tripartite com o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat com o objetivo de compartilhar conhecimentos e técnicas para implantação de projetos de urbanização e prevenção de assentamentos precários a partir do acesso à moradia digna.

 

 

“A cooperação com o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat é um passo fundamental para garantir o comprometimento do Conselho em atuar com assistência técnica no Estado, consolidando o que foi previsto no seu planejamento estratégico anual e ainda permitindo que uma arquitetura de qualidade seja acessível para todos”, destacou Heitor Maia, diretor do CAU-AL.

 

Até setembro de 2019, os resultados do ATHIS em Maceió foram bem positivos. São 3 grotas mapeadas, mais de 70 casas atendidas, previsão de atendimento de mais de 140 casas até o final deste ano, mais de 6.600 metros quadrados de projetos e mais de R$ 6.500,00 gastos em melhoria.

 

Alagoas tem 3.322.820 de habitantes e o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país (0,631). Cerca de 60% da sua população é vulnerável à pobreza e 16,6% vive na extrema pobreza. Maceió abriga quase um terço da população do estado e 12% dessa população vive em aglomerados subnormais. Destes assentamentos, 100 estão localizados em grotas.

Quanto à inadequação habitacional, Alagoas apresentava 318.395 domicílios inadequados, correspondendo 8,48% da Região Nordeste e 2,85% do país (2015).

 

Programa Territórios Sociais

O Programa Territórios Sociais visa trazer para os cadastros e programas sociais da Prefeitura do Rio de Janeiro as famílias que ainda estão invisíveis para a rede municipal, bem como aumentar a qualidade do atendimento e acompanhamento daquelas que já acessam algum desses serviços.

 

O programa busca promover, junto àqueles considerados pobres e extremamente pobres (níveis 2 e 3 de pobreza do IPM), o acesso equitativo a oportunidades sociais e urbanas por meio do fornecimento de diferentes tipos de infraestrutura e serviços públicos.

 

A iniciativa está planejada em três fases: busca ativa das famílias em situação de vulnerabilidade social, criação do Plano de Ação Integrado e monitoramento.

 

ONU-HABITAT

O ONU-HABITAT é uma agência de cooperação técnica especializada do Sistema ONU que trabalha como ponto focal para urbanização sustentável e assentamentos humanos. Tem como objetivo atuar em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável, atuando com diversos atores como governos, universidades, ONGs e demais instituições do terceiro setor e setor privado.

 

O Escritório Regional para América Latina e o Caribe está localizado no Rio de Janeiro, desde 1996, por conta de um Acordo de Sede com a Prefeitura. Nesse escritório há uma equipe dedicada a todas as iniciativas, projetos e atividades do ONU-HABITAT no Brasil.

 

Em 2017, o ONU-HABITAT abriu um escritório em Maceió (AL) para implementar o projeto “Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas – Uma Iniciativa Integrada” em cooperação com o Governo de Alagoas.

 

Fontes: CAU/AL e ONU

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo