CAU/BR

Museu do Ipiranga está sendo restaurado com base em projeto escolhido em concurso

O Museu do Ipiranga, edifício histórico localizado no Parque da Independência, em São Paulo, está sendo restaurado e modernizado, com o objetivo de ser reaberto em 2022, nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

 

 

Seu nome oficial é Museu Paulista da Universidade de São Paulo e é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm como referência permanente um acervo. O Museu é um patrimônio tombado nas três esferas de governo.

 

 

O projeto de Arquitetura e Restauro foi escolhido por concurso público em 2017 tendo como vencedor o escritório Hereñú & Ferroni Arquitetos. encabeçado pelos arquitetos e urbanistas Pablo Hereñú e Eduardo Ferroni, 

 

CONHEÇA O PROJETO EXECUTIVO

 

 

As obras foram iniciadas em novembro de 2019, com ações de proteção do edifício, prospecção arqueológica, manejo arbóreo, desmonte da escadaria e instalação do canteiro de obras. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as obras seguem com todos os cuidados para que se cumpra o prazo de entrega em 2022. Foram adotados protocolos de segurança, que incluem o monitoramento diário das condições de saúde dos trabalhadores, o afastamento dos grupos de risco e o escalonamento das equipes.

 

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=83fXs9aj0Fs[/embedyt]

 

Algumas pinturas de grande formato não puderam ser retiradas do local como “A Conversão do Apóstolo Paulo a Caminho de Damasco”, “Partida da Monção” e “Independência ou Morte” do artista brasileiro Pedro Américo, considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da Independência do Brasil e que foi restaurada dentro da obra. Todos os elementos estruturais da cobertura original serão preservados e recuperados.

 

 

“É um projeto sustentável no sentido de inserir elementos que dão possibilidade de ventilação e drenagem para o museu”, informou Maria Aparecida Soukef da Engenharia/Concrejato.

 

 

Todo o edifício será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental plenamente renovados, com acessibilidade universal e integrados ao conjunto urbanístico do Parque da Independência.

 

 

O Museu terá, ainda, uma nova área de 6.800 m², incluindo sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. A visitação pública na instituição será ampliada de forma significativa, podendo receber um público acima de 500.000 visitantes/ano.

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=T6CMdv_iJpc[/embedyt]

 

A gestão do Projeto Museu do Ipiranga 2022 é realizada de forma compartilhada pelo Comitê Gestor do Museu Ipiranga 2022, a direção do Museu do Ipiranga e a Fundação de Apoio à USP (FUSP). O Comitê tem como uma das suas atribuições propor as diretrizes e monitorar a execução do Projeto de Restauro. A direção do Museu participa regularmente do Grupo de Trabalho e é responsável pela conceituação do Projeto, entre outros.

 

 

O Museu do Ipiranga realizou um convênio com a FUSP, que recebe e administra as verbas de patrocínio e outras fontes de recursos para a viabilização financeira do projeto.

 

 

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=dK4g_Yc43-0[/embedyt]

 

Os integrantes da equipe de Arquitetura e Restauro que venceu o concurso são: Eduardo Ferroni, Pablo Hereñú; Amanda Domingues, Anna Beatriz Ayroza Galvão, Camila Paim, Carolina Klocker, Griselda Kluppel, João Pedro Sommacal De Mello, Joséphine Poirot-Delpech, Levy Vitorino, Michele Meneses de Amorim, Olympio Augusto Ribeiro. Consultores: Arnaldo Ramoska (Instalações), Eduardo Léo Kayano (Climatização), Heloísa Maringoni (Estruturas), Marcos Lima Verde Guimarães (Geotecnia), Nilton Miranda (Bombeiros), Ricardo Heder (Iluminação).

 

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=-wJxKu-6YZc[/embedyt]

 

 

 

https://www.hf.arq.br/projeto/museu-paulista/

 

2 respostas

  1. Um grande alívio para a história paulista e brasileira ver que o trabalho hercúleo, que vem sendo executado há tempo, se desenrolou a contento para orgulho de todos os brasileiros. É a nossa história a ser ressuscitada. Parabéns!

  2. Meus parabéns a todos profissionais, diretores, setores e as pessoas envolvidas com o Museu Ipiranga. Que maravilha.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

Pular para o conteúdo