ARQUITETURA SOCIAL

Projeto de assistência técnica financiado pelo CAU/RS atende 40 famílias

Começaram as obras de implementação de loteamentos de habitação social no município de São Leopoldo (RS), para atender 40 das 68 famílias da ocupação Cerâmica Anita. O projeto é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), com financiamento do CAU/RS, por meio de Edital de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). As próprias famílias vão arcar com os custos das casas. No entanto, o projeto foi elaborado por arquitetos, o que diminui gastos e aumenta a qualidade do espaço.

 

Cerimônia de ordem de início das obras em São Leopoldo. Foto: IAB/RS

 

Segundo a arquiteta e urbanista Eloise Mudo, coordenadora do projeto, “uma das premissas do projeto é considerar a especificidade de cada família e trabalhar para tornar a vida delas melhor”. O presidente do IAB, Rafael Passos, lembrou as plantas foram feitas de acordo com os pedidos dos moradores. “Tivemos casas de todos os jeitos, cada um colocou o que gostaria de fazer”, disse.

 

Ocupação Cerâmica Anita em São Leopoldo. Foto: Divulgação Ocupação Cerâmica Anita

 

A líder comunitária Cleusa Lagemann lembrou que há dois anos as famílias de Cerâmica Anita viviam atormentadas com a possibilidade de despejo. “Hoje o quadro mudou completamente. Se abriu uma oportunidade e somos muito gratos a este governo. O projeto coloca na vida real um sonho que estava na nossa cabeça, que é o de ter a nossa casa”, afirmou.

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo