ARQUITETURA SOCIAL

Projeto de extensão leva Assistência técnica a famílias de baixa renda em Vila Velha

 

Projeto de extensão do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo Universidade Vila Velha (UVV), o Adote uma Casa oferece assistência técnica gratuita a famílias residentes em áreas de interesse social. A iniciativa já contemplou seis residências e se mantém por meio de doações e parcerias. O trabalho do grupo foi apresentado em reportagem do jornal Tribuna Notícias.

 

A matéria mostrou o antes e depois das casas atendidas pelo projeto e visitou tanto o Núcleo de Estudos e Práticas, onde o projeto acontece; quanto a sexta moradia contemplada e a família que ali reside. Os coordenadores, professores e alunos do projeto contribuíram com depoimentos sobre as atividades. Confira a reportagem completa abaixo. 

 

 

O Adote uma Casa surgiu em 2015 no Núcleo de Estudos e Práticas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Engenharia Civil (NEP) da UVV. A ideia do projeto de extensão é prestar assistência técnica para famílias em casas com problemas em três aspectos: acessibilidade, conforto térmico e salubridade; além de dar oportunidade aos alunos de Arquitetura e de Engenharia Civil e formar profissionais capacitados a atuarem com Arquitetura Social no mercado de trabalho.

 

O projeto conta com professores coordenadores e uma equipe fixa, com seis estudantes bolsistas: quatro de Arquitetura e Urbanismo e dois de Engenharia Civil. Outros 20 alunos atuam indiretamente: a cada semana, um grupo diferente participa de visitas às obras, estudos técnicos, elaboração dos projetos ou do suporte aos moradores.

 

Professores Alexandre Nicolau (esquerda) e Andreia Fernandes (centro) com estudantes no Núcleo de Estudos e Práticas, que abriga o projeto (Foto: NEP-UVV/Divulgação)

 

Em uma série de reportagens especiais sobre arquitetos e urbanistas que desenvolvem melhorias habitacionais para famílias de baixa renda, o CAU/BR abordou a história e o desempenho do Adote uma Casa. Veja a reportagem completa abaixo:

 

Estudantes e professores levam assistência técnica gratuita à periferia de Vitória

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo