ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto do Centro de Tecnologia Klabin vence A’ Design Award

O Centro de Tecnologia Klabin (CTK), localizado em Telêmaco Borba, no interior do Paraná, conquistou o prêmio internacional Golden A’ Design Award 2018-2019 na categoria Arquitetura, Construção e Design de Estruturas.

 

As fachadas do Centro de Tecnologia são translúcidas. Foto: Pedro Kok

 

A premiação do A’ Design Award & Competition tem como objetivo destacar os melhores trabalhos de todo o globo de arquitetura, urbanismo e conceitos de design. Os vencedores recebem apoio da instituição promotora do evento na comunicação e no marketing para que se tornem conhecidos de contratantes e investidores mundo afora.

 

O CTK, projetado pelo arquiteto Paulo Brazil E. Sant’Anna, foi pensados para hospedar um modeno centro de pesquisa do setor de papel e celulose. Entregue em maio de 2017, o espaço soma mais de 4.000 metros quadradosO Centro de Tecnologia Klabin se dedica a cinco eixos de pesquisa: qualidade da madeira, desenvolvimento de novos produtos e aplicações – celulose, desenvolvimento de novos produtos e aplicações – papéis para embalagem, novas rotas tecnológicas com base florestal e meio ambiente e sustentabilidade.

 

Para o arquiteto, o desafio do projeto foi pensar o conjunto como um marco humanizado, destinado à imersão intelectual dos pesquisadores que nele atuam. “A utilização de uma única pele que circunda e delimita seu perímetro por contínuas marquises de visitação define por si só o partido arquitetônico. As linhas horizontais acentuadas respeitam o sítio de implantação e determinam o conjunto que se mescla à paisagem, costurando a terra ao repousar terraços no declive do terreno”, comentou Brazil.

 

O conjunto é composto por dois blocos com acessos independentes, interligados por passarelas. Foto: Pedro Kok

 

O conjunto é composto por dois blocos com acessos independentes, interligados por passarelas. No bloco principal há três pavimentos, destinados às atividades de laboratórios e pesquisa; no bloco anexo, voltado para a face norte, há dois pavimentos, com um auditório para 80 pessoas, área de eventos e exposições.

 

Nesta edição do A’ Design, houveram 2437 vencedores de 106 países em 98 diferentes categorias de design. Os resultados da premiação são anunciados todos os anos em 15 de Abril. Os melhores produtos, projetos e serviços de todo o mundo e que demonstram um superior design, tecnologia e criatividade são premiados com o A’ Design Award; o símbolo de excelência em design e inovação. Há cinco diferentes níveis de distinção: Platina, Ouro, Prata, Bronze e Ferro.

 

A cerimônia de premiação para os ganhadores nas 40 categorias, cada uma voltada a um segmento específico do design, está prevista para o próximo dia 28 de junho (sexta-feira), em Como, na Itália.

 

Confira aqui a lista completa de vencedores do A’ Design Award 2018-2019.

 

 

Com informações do Arcoweb

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo