ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto sustentável de conselheiro do CAU Brasil é destaque em evento do RIBA

 

O projeto arquitetônico do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá, foi destaque no evento Intercâmbios de Arquitetura Global 2021, realizado pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA). O Centro Sebrae, de autoria do conselheiro do CAU Brasil José Afonso Botura Portocarrero (MT), foi uma das obras brasileiras citadas nos debates sobre como os arquitetos e urbanistas podem responder aos desafios das mudanças climáticas ao redor do mundo. Com base na Arquitetura Indígena, o prédio venceu o prêmio BREEAM Awards 2018 como o melhor edifício sustentável das Américas.

 

No evento do RIBA, o Centro Sebrae de Sustentabilidade fez parte da apresentação do arquiteto Marcos Cereto, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). “As soluções baseadas nas casas indígenas garante uma redução de temperatura de até 10 graus”, afirmou Cereto. Também foram citados como exemplos de sustentabilidade o Ministério da Educação no Rio de Janeiro (projeto de Lucio Costa), o Cais do Sertão em Recife (Brasil Arquitetura), o Centro Experimental Floresta Ativa em Santarém (da arquiteta Cristina Xavier) e as Moradias Estudantis em Formoso do Araguaia (Rosenbaum + Aleph Zero).

 

Saiba mais sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade

 

“A Arquitetura Moderna no Brasil reconhece a pluralidade cultural de nosso país. Entro o sol e a chuva do nosso clima tropical, é essencial a implementação correta da proteção dos edifícios”, afirmou, citando brises e cobogós como soluções criativas para melhorar o conforto térmico dos ambientes. “Tanto com a palha indígena como com concreto armado, essas tecnologias contemporâneas continuam sendo usadas pelas novas gerações de arquitetos brasileiros.

 

Este primeiro debate dos Intercâmbios de Arquitetura Global 2021, focado nas mudanças climáticas, contou também com a participação de arquitetos dos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Holanda. Discutiu-se não só as medidas práticas que os arquitetos precisam considerar ao projetar um novo edifício, mas também as ligações entre tecnologia, economia circular e arquitetura.

 

Confira abaixo a íntegra do evento:

 


 

Nos dias 27 e 28 de julho, acontece o próximos debate do evento, com o tema “O futuro das cidades – revitalizando/reimaginando cidades pós-covid”. com a participação da conselheira suplente do CAU Brasil Ana Cláudia Duarte Cardoso (PA). Ana é professora da Universidade Federal do Pará e pesquisadora do CNPq desde 2010, com experiência em Planejamento Urbano e Regional aplicado ao contexto da Amazônia Oriental.

 

Clique aqui para se inscrever 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo