ATHIS

Projeto T.A.B.A. trará diretrizes sobre trabalho do arquiteto e Athis no Brasil

 

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) trabalha em um novo levantamento sobre o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo que irá servir de base para quem busca orientação sobre a profissão, suas atribuições e a atuação em Assistência Técnica de Habitação em Interesse Social (Athis). A inovação chega por meio do projeto Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A), realizado em parceria com a AH! Arquitetura Humana, de Porto Alegre (RS). O plano de trabalho, que será realizado ao longo deste último trimestre de 2021 pelas arquitetas e urbanistas Karla Moroso e Taiane Beduschi, foi apresentado na reunião do Conselho de Representantes da FNA na terça-feira (28/09).

 

A ideia, explica Karla Moroso, é planilhar as diferentes realidades da profissão no país e organizar as opções contábeis e trabalhistas que envolvem a atividade. Além de um olhar geral sobre as relações de trabalho na Arquitetura, o plano também focará na ação em Athis, reunindo projetos exitosos que possam servir de inspiração a novos profissionais que buscam a habitação de interesse social.

 

Em contato com colegas sindicalista de diferentes estados, Karla Moroso e Taiane Beduschi falaram sobre o projeto, que será divido em três etapas. A primeira consiste em uma pesquisa sobre as relações de trabalho do segmento com o objetivo de tentar entender as correlações de força na prática. O levantamento está sendo realizado até o fim de outubro por meio de questionários virtuais direcionados a profissionais de diferentes regiões do Brasil.

 

A segunda etapa consistirá em um levantamento das possibilidades jurídicas e contábeis e na elaboração de uma cartilha que oriente os profissionais sobre as alternativas do exercício profissional não precarizado. Na terceira etapa, a proposta é levar as constatações do estudo a sindicalistas de diferentes regiões e ao maior número de arquitetos e urbanistas no Brasil. Para tal, a FNA e a Arquitetura Humana trabalham em uma agenda de oficina que inclui apresentação durante o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).

 

O T.A.B.A está lastreado no fato de que, apesar de legislações pioneiras em habitação popular implementadas nas últimas décadas – como a ATME em 1976 e a própria lei da Athis em 2008-, nos últimos cinco anos registrou-se uma total ausência de políticas voltadas à popular de baixa renda no Brasil. Apesar da falta de recursos, citou Karla, há mais de 70 iniciativas em curso nas comunidades brasileiras, ações que nascem dentro dos coletivos e movimentos populares e vêm chamando cada vez mais atenção dos arquitetos e urbanistas. “Nossa pesquisa avaliará o porte dessas empresas, as modalidades dos empreendimentos e o vínculo de relações de trabalho, incluindo o impacto da carga tributária na atividade”, enumerou Karla.

 

O projeto é uma das grandes frentes de debate defendida pela presidente da FNA, Eleonora Mascia, para a programação do 45º ENSA, de 22 a 28 de novembro. Em busca de alternativas que ajudem os profissionais de arquitetura e urbanismo a garantir a formalização das relações de trabalho e combate à precarização, ela indicou que a federação vem se debruçando sobre o tema como, por exemplo, o uso de Micro Empreendedor Individual (MEI). “Entendemos que instituir o MEI para arquitetos e urbanistas pode aprofundar ainda mais a precarização nas relações de trabalho, mas precisamos buscar uma alternativa para desoneração do profissional que está iniciando e se organiza a partir do estabelecimento de pessoa jurídica”, frisou. Na busca por instrumentos legais, o Grupo de Debates Jurídicos da FNA prepara uma agenda para os próximos meses que, entre outros temas, abordará a Reforma Trabalhista e a prática do assédio, indicou o vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Júnior.

 

Envolvida diretamente no projeto T.A.B.A, a Secretária de Comunicação e Organização Sindical, Fernanda Lanzarin, destaca a expectativa da Federação em oferecer uma base de atuação profissional aos arquitetos e urbanistas. “A última etapa do projeto consiste na realização de uma oficina, que será realizada junto aos sindicatos filiados à FNA, onde se discutirá um programa de formação para os profissionais e as possibilidades de exploração dos diferentes campos de exercício. O destaque será para iniciativas ligadas à habitação social e às diferentes formas de trabalho, como startups, coletivos e cooperativas”, indicou.

 

Todos os arquitetos e urbanistas podem participar do projeto. Basta acessar o link e responder ao questionário do Projeto T.A.B.A.: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIyJ_jTm9NWCmTWR4bw5tLjsx-5oxH9JrlKLaWxtutf5DgFw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0.

 

Para saber mais sobre os resultados do estudo e participar dos debates online, fique atento às redes socias da FNA.

MAIS SOBRE: ATHIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

ATHIS

IPEA divulga chamada pública com bolsas de pesquisa em ATHIS de Patrimônio

Pular para o conteúdo