CATEGORIA

Publicação sobre a metrópole é lançada pelo CAU/PE

Primeiro volume do projeto Cadernos de Arquitetura e Urbanismo contou com texto de Jório Cruz
Primeiro volume do projeto contou com texto de Jório Cruz. Fotos: Raul Kawamura/Divulgação

Os desafios da gestão metropolitana foram a pauta da noite de lançamento do primeiro volume dos Cadernos de Arquitetura e Urbanismo do CAU/PE. Intitulada “A Metrópole da Região Metropolitana”, a obra foi apresentada na noite da última segunda-feira (5) a arquitetos, urbanistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em evento realizado no Museu do Estado de Pernambuco.
“A maior cidade de Pernambuco, a nossa metrópole, não tem um gestor”, pontuou o articulista do volume, Jório Cruz, conselheiro do CAU/PE e ex-superintendente da Condepe/Fidem. “Começamos hoje essa mobilização no Estado, com a esperança de que todos compreendam e ajudem nesse processo”, completou ele, destacando o papel estratégico dos políticos na viabilização de uma metrópole policêntrica. Numa comparação com a União Europeia, enquanto instância de gestão integrada, Jório mostrou como a sociedade pode se beneficiar de uma gestão condominial que envolva os municípios e o Estado.

 

Público conferiu conteúdo
Profissionais e gestores públicos conferiram conteúdo

 

Responsável pela abertura do evento, o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, lembrou da Carta Aberta aos prefeitos elaborada pelo CAU no último mês de agosto, destacou a importância do Estatuto da Metrópole e defendeu o planejamento do urbanismo geral ao urbanismo tático. “A cidade real precisa ser repensada. Acreditamos que este caderno se coloca como um manifesto que faz parte de um momento histórico em que diferentes atores se reúnem”, afirmou.
Para o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, a publicação chega para sensibilizar os gestores públicos para a importância da participação de técnicos nas questões urbanas. “A redução da qualidade técnica das prefeituras é notória. Esse primeiro volume dos Cadernos muito vai contribuir para a discussão junto aos agentes responsáveis pela gestão das cidades”, pontuou.

 

A noite contou ainda com a presença dos ex-governadores João Lyra Neto e Gustavo Krause e de ex-superintendentes da Condepe/Fidem, como Laudo Bernardes. Na ocasião, o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, João Domingos, representou a Prefeitura do Recife. O Governo do Estado foi representado pelo gerente de monitoramento da Secretaria das Cidades, Fernando Freire.

 

FONTE: CAU/PE

 

Publicado em 08/09/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Uma resposta

  1. Como nós acessar a publicação do “Caderno” CAU/PE? Voces poderiam colocar na Rede, não?Adalton Paes Manso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo